Programa dia 04/10/05 às 11:30 a.m.

Hoje no programa Negócios e Mercado nas “Estratégias Competitivas” , afinal qual o grande benefício dos programas de qualidade ? Décio Schnack –diretor de Mobilização do PGQP fala sobre o assunto. O programa apresenta ainda os índices e indicadores econômicos. E direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli . É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
----------------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros na Rádio VIVA AM 890 às 07:45 a.m.

O despreparo das polícias...

A recente morte de um sindicalista gaúcho em confronto com a Brigada Militar e o ocorrido no último domingo no estádio Beira Rio em Porto Alegre no final do clássico Inter e Fluminense fez ressurgir no povo gaúcho o sentimento de descrédito para com nossos homens da Brigada Militar. No caso do sindicalista a morte ocorreu devido ao enfrentamento com os policias quando de um protesto contra o desemprego na indústria calçadista, em Sapiranga, no Vale do Sinos. São 13 mil postos de trabalho desaparecidos no setor coureiro-calçadista da região desde o início do ano. Segundo os manifestantes, a vítima foi agredida, asfixiada com um cassetete e algemada No caso do estádio de futebol o que se viu foi algo semelhante. Abuso de autoridade e emprego indevido de artefatos como bombas sem a mínima necessidade. Em ambos os casos ficou evidente à falta de capacitação da Brigada. Ora, existem técnicas para lidar com manifestações sem abusar da violência. Aos dois episódios combina-se o despreparo à falta de comando, que estimularia policiais a se exceder sem medo de punição. Isto deve ser investigado nos últimos detalhes. É inaceitável que uma manifestação popular acabe em morte por exemplo. No caso de Sapiranga o trabalhador foi enforcado pelo Estado. A Brigada precisa diferenciar trabalhador de bandido. No caso do futebol acho mesmo que não é tarefa da Brigada agir junto as torcidas. No meu ver o papel da Brigada encerra-se na porta dos estádios. Lá dentro é dever dos clubes garantirem a segurança e a tranqüilidade de seus clientes. Com todos o valores envolvidos no futebol dá perfeitamente para a CBF e seus afiliados tomarem conta dos estádios sem que para isso seja necessário emprego das forças da polícia militar.

Porque não temos segurança...

Agora quero aproveitar os casos registrados aqui no estado para tentar entender porque não temos segurança. Em primeiro lugar, fique você sabendo que a nossa legislação permite que qualquer pessoa, independentemente de sua qualificação profissional, assuma o cargo de Secretário de Segurança Pública. Isto significa que as Polícias Militar e Civil estão sob a direção de pessoas que nem sempre têm qualquer conhecimento jurídico e operacional para exercer sua função pública. Isto significa também que o Governador eleito pelo povo indica o Comandante da Polícia Militar e o chefe de Polícia Civil, que podem ser demitidos a qualquer momento. Estes por sua vez, indicam os comandantes de cada Batalhão e os Delegados Titulares de cada Delegacia, que por sua vez, são também afastados de seus cargos por qualquer motivo. Digo, portanto, que nossas Polícias são absolutamente políticas e servem aos interesses políticos dos que foram eleitos pelo povo. O resultado é a total falta de profissionalismo no exercício da função. Outra: No caso da polícia civil por exemplo você sabia que o Poder Judiciário e o Ministério Público são independentes da Política e a Polícia Civil é absolutamente dependente? Assim, a Polícia Civil é uma das bases que sustenta todo o nosso sistema criminal, juntamente com o Judiciário e o Ministério Público. Se os Delegados de Polícia têm essa tamanha importância, por que são administrativamente subordinados à Secretaria de Segurança e a Governadores que são políticos?
Portanto o controle da Polícia Civil também está na mão da política, isto é, do Poder Executivo. Tais políticos controlam um dos tripés do sistema criminal, o que gera prejuízos tremendos e muita impunidade.
Não é preciso ser inteligente para saber que sem independência não se investiga livremente.
Tem outras coisas a serem consideradas : Você arriscaria sua vida por um salário de fome?
Se a segurança pública é tão importante, por que não pagamos aos nossos policiais salários dignos ? Se o Governo não tem dinheiro para remunerar bem quem é importante para nós, para que teria dinheiro?

Há três tipos de policiais:
os que são absolutamente corrompidos; os que oscilam entre a honestidade e a corrupção e os que são honestos. Estes trabalham em no mínimo três "bicos" ou estudam para sair da polícia de cabeça erguida. Infelizmente observamos hoje procedimentos paliativos de segurança pública destinados à mídia e com fins eleitoreiros, pois são elaborados por políticos.
È preciso mudar e nesta mudança o Ministério Público tem papel fundamental. Salários dignos, planos de carreira , uma forte corregedoria e um novo secretário é o que esperamos urgentemente.

-----------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
- Reconhecimento à Qualidade no Transporte
O Comitê Setorial de Transportes Multimodais, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade ( PGPQ) –Qualidade RS, realiza nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, uma solenidade em reconhecimento às organizações que obtiveram mais de 100 pontos no ciclo do Sistema de Avaliação. Também recebem homenagens as empresas do setor que conquistaram o reconhecimento no Prêmio Qualidade RS.
Com o apoio da FETRANSUL(Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do RS) e da FETERGS (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do RS) esse evento anual do comitê setorial do PGPQ/RS, acontece a partir das 20h30min, na sede do SEST/SENAT – Porto Alegre, na Avenida Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá. A Transportes Bertolini de Bento Gonçalves RS, está entre as empresas que serão homenageadas
.
-Todeschini inaugura loja em Piracicaba
No dia 11 de outubro, às 20h, uma das maiores e mais modernas fabricantes de móveis do mundo, a Todeschini, inaugura uma loja exclusiva em Piracicaba, a Ambiente Mobiliário Contemporâneo. O novo empreendimento, liderado pelos empresários Celso Braga Junior e sua esposa Mônica Regina Chiarella Braga, recebeu R$850 mil de investimentos e vai gerar, inicialmente, 20 empregos, fomentando a economia local.
- CIC realiza animado evento para celebrar o Dia da Secretária
Na última sexta-feira, 30, nas dependências do Espaço Gourmet Benestare, o CIC/BG esteve realizando um evento para celebrar o Dia da Secretária.Esse é o segundo consecutivo que a entidade proporciona esse evento para valorizar as secretárias que com tanta competência dedicam seu tempo nas diversas tarefas da profissão.
-Tudo pronto para o Natal do Iguatemi Caxias
O Iguatemi Caxias já está com tudo pronto para presentear o público, mais uma vez, com uma decoração de Natal surpreendente. A montagem terá início no próximo dia 17 e estará sob responsabilidade da mesma empresa que trouxe a Floresta Encantada de Natal, no ano passado, e que transformou o Shopping em ponto turístico da região ao apresentar um show de cores, formas e luzes que encantou pessoas de todas as idades. A Innova é especializada em decorações natalinas, única empresa no Brasil credenciada para trabalhar com cenários da Disney e já conquistou o prêmio de melhor decoração de Natal. O tema que irá revestir o Iguatemi Caxias neste ano ainda é segredo, tudo para surpreender o público.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment