Programa do dia 24/10/05

Hoje no programa, entrevista com o novo presidente da AGERT- Roberto Cervo .O programa apresenta ainda os Índices e Indicadores Econômicos. As Estratégias Competitivas- Reconhecendo as práticas de gestão pela qualidade. E direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli .É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
-------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros na rádio VIVA às 07:50 a.m.

O referendo que vai do nada para lugar nehum

Foi uma votação obrigada.Os brasileiros só votaram pois era obrigatório. O referendo sobre a proibição do comércio de armas e munição no país foi no mínimo inoportuno. A questão não é essa. A pergunta não é essa, e o momento não é esse. Vamos deixar claro que o resultado , ou seja ,a proibição foi rejeitada por mais de 64% dos eleitores e que continuam em vigor todas as demais disposições do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826), promulgado em 23 de dezembro de 2003, que já restringe a posse e o uso de armas de fogo às corporações militares e policiais, empresas de segurança, desportistas, caçadores e pessoas autorizadas apenas pela Polícia Federal. Portanto não é qualquer um que pode andar armado.
Combate à criminalidade se faz com planejamento, investimento em polícia, inclusão social, educação participação da sociedade civil,.. Sem essas medidas, o desarmamento é uma medida sem efeito. Retirar as armas da populção pode ajudar, mas não vai resolver. È apenas um item no processo que pode ser deixado para depois do “ tema de casa” .

Mas a revista veja desta semana trás uma matéria especial sobre os motivos pelos quais a criminalidade avança no país. “7 soluções para o crime” é o título da matéria. São aspectos relevantes para um eficiente combate ao crime e uma mudança no cenário de falta de segurança do país. A matéria fala de dar opção de lazer aos jovens pobres, de prender o criminoso e deixá-lo preso, de ACABAR COM A CORRUPÇÃO POLICIAL PARA EVITAR QUE AS ARMAS APREENDIDAS CHEGUEM AOS BANDIDOS, de APARELHAR E TREINAR A POLÍCIA, de AUMENTAR A EFICÊNCIA DA JUSTIÇA, de COMBATER O CONSUMO DE DROGAS e de FECHAR OS BARES MAIS CEDO E FORMAR POLÍCIAS COMUNITÁRIAS . É justamente nesta questão que eu quero ampliar o debate. Eu já falei por inúmeras vezes aqui no microfone da VIVA sobre a questão do alcoolismo e falei também sobre a policia comunitária. Quando se discute no município soluções para a diminuição da criminalidade, já defendi aqui a instalação das câmaras de monitoramento e a formação de uma guarda municipal. Não da para ficar esperando pelos recursos e ações do governo do estado pois eles não virão. É preciso que se encontre as soluções aqui na “aldeia”. E uma delas sem sombra de dúvidas e a formação de uma guarda municipal. A própria revista veja cita exemplos como o de Diadema no interior de São Paulo...Uma pesquisa feita pela prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, em 2002, mostrou que 60% dos homicídios da cidade aconteciam a 100 metros de um bar. Esses locais, depois de uma certa hora, viravam focos de bebedeiras, brigas por motivos fúteis e tráfico de drogas. No mesmo ano, foi instituída a lei seca na cidade, que limita o horário de funcionamento dos 4.800 bares do município das 6 horas da manhã às 11 da noite – com exceção de 27 estabelecimentos que ficam em áreas de baixa criminalidade. Resultado: a cidade, que em 1999 era a mais violenta do Brasil, conseguiu reduzir o número de homicídios em 68% em cinco anos. O número de casos de ferimentos atendidos nos prontos-socorros caiu na mesma proporção. Pergunto será que por aqui é muito diferente ?
Além do fechamento dos bares, a prefeitura investiu no policiamento comunitário. Dos 220 guardas municipais da cidade, hoje 80% têm curso superior. Parte deles circula pelos bairros de bicicleta ou a pé. Sua função é inibir infrações menores, como vandalismo e violência doméstica, permitindo que a Polícia Militar tenha mais tempo para se dedicar aos crimes mais graves. " É preciso também colocar nas ruas policiais preparados", diz o prefeito de Diadema.
As duas iniciativas, a lei seca e a formação de uma guarda municipal mais atuante, foram imitadas em outros municípios da Grande São Paulo. A Secretaria de Segurança do estado estima que, juntos, quatro dos municípios que adotaram o mesmo pacote de segurança – Diadema, Osasco, Embu e Mauá – conseguiram evitar 750 assassinatos entre 2001 e 2003. Há sete meses, a guarda municipal de Diadema instalou um sistema com 28 câmeras de segurança, que faz o monitoramento nas ruas dos bairros mais violentos.
Viram como é possível. Basta vontade política para fazer. Como não dá ? claro que dá, agora têm que fazer, o que não pode é ficar encontrando desculpas para transferir responsabilidades.

PARA TERMINAR. Depois de muitos acidentes na esquina da rua Dr. Carlos Flores com avenida Planalto no Bairro São Bento, e depois de muitos pedidos para que ali se instalasse uma sinaleira, fico sabendo que de forma paliativa estará sendo instalado naquele local uma placa de sinalização permitindo apenas a conversão à direita para quem trafegar pela rua Dr. Carlos Flores sentido centro- cidade alta. Entenderam ?
Quem estiver trafegando , ou subindo do centro em direção a cidade alta pela rua Dr. Carlos Flores, ao chegar na esquina da av. Planalto só poderá tomar um caminho. Virar à direita em direção a rua 13 de maio. Logo não vai mais ser permitido cruzar a av. planalto em direção ao Shopping e nem virar à esquerda em direção a APAE. Vamos aguardar para ver se vai dar algum resultado no sentido de eliminar-se os acidentes naquela esquina. Eu continuo achando que só uma sinaleira ali poderá resolver definitivamente a questão.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Clipping:


--------------------------------------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
Tendências em Calçados e Artefatos terá lançamento em Bento Gonçalves
Projeto do SENAI mostra diversidade de estilos e influências européias para o outono-inverno 2006
Os empresários e profissionais de Bento Gonçalves conhecerão no dia 28 de outubro o projeto Tendências em Calçados e Artefatos Outono-Inverno 2006, assinado por seis departamentos regionais do SENAI, com o apoio do Departamento Nacional. Nesta edição, as propostas para calçados, artefatos, materiais e componentes trazem com destaque as tendências das estéticas do Leste Europeu, em especial da Rússia, além de traços característicos do estilo britânico. O conteúdo do caderno e do CD-ROM foi elaborado por profissionais do SENAI do estados Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Paraíba. O Sebrae Nacional é parceiro do projeto, que tem o apoio ainda de empresas de componentes da cadeia coureiro-calçadista, da Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins, Associação das Indústrias de Curtume do RS, Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro e Fundacouro – Fundação Paulo Leuck Schuck.
A diretora do Centro de Educação Profissional SENAI Giuseppe Fasolo, de Bento Gonçalves, Arlete Accurso, e técnicos da unidade apresentarão o trabalho às 19h30min, na sede da Câmara de Indústria e Comércio (Alameda Fenavinho, 481).
Já são 300 os inscritos para participar do X Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia que acontecerá de 7 a 11 de novembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). A expectativa dos organizadores é de reunir 500 congressistas, o que deverá se concretizar já que as inscrições poderão ser feitas, inclusive, durante o congresso. Até o momento, está confirmada a participação de congressistas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco, além de participantes do Uruguai, Chile e Argentina. Toda infra-estrutura está sendo montada para atender um público de 500 a mil pessoas.O programa está estruturado em sete unidades: conferências masters, seminários, apresentações de trabalhos científicos (oral e pôsteres), conferências técnicas, degustação de vinhos brasileiros e visitas técnicas. Dirigido a pesquisadores, professores, acadêmicos, enólogos, demais profissionais das ciências naturais e exatas, econômicas, sociais e da saúde, produtores, técnicos, lideranças dos setores público e privado, demais agentes do negócio vitivinícola e público em geral, o evento tem caráter científico constituindo-se num verdadeiro fórum de discussão sobre assuntos relacionados a área. Realizado a cada dois anos, o Congresso acontece em forma de rodízio entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.Mais informações e inscrições no site www.enologia.org.br/congresso
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment