Programa do dia 08/11/05

Confira hoje no programa entrevista com o Diretor da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, professor Versino Fransoloso sobre os novos cursos na Faculdade para 2006. O programa apresenta ainda os Índices e Indicadores Econômicos. As Estratégias Competitivas- Reconhecendo as práticas de gestão pela qualidade. E direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli .É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
-----------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros às 07:50 a.m.

Corrupção, o papel da imprensa

O presidente Lula anda irritado com a imprensa. Sente-se vítima de um suposto cerco dos meios de comunicação ao seu governo. Incomoda-o, e muito, o pipocar constante de denúncias envolvendo membros de sua equipe ou dirigentes do seu partido. Na versão do presidente da República e do PT, os fatos são simples, nada mais do que um simples erro.

Reconhecida a responsabilidade de Delúbio, o partido o expulsa por “gestão temerária” e está tudo resolvido. Surpreende-se o presidente com a “irresponsabilidade” de jornais que não se satisfazem com a explicação e, “levianamente”, continuam a encostar o governo na parede. Ora, o “erro” do ex-tesoureiro do PT e amigo do presidente derrubou o poderoso ex-ministro José Dirceu, implodiu diretorias de estatais, dinamitou a cúpula do partido do presidente e reduziu a pó a imagem do PT. Quem não deve não teme.

A debandada dos cargos parecem indicar que as coisas não são tão simples.

Na verdade, as investigações começam a se aproximar do gabinete presidencial. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), por exemplo, revelou um notável descalabro na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), na gestão do ex-ministro Luiz Gushiken, origem de um prejuízo de R$ 15,6 milhões para os cofres públicos em produtos não entregues e serviços superfaturados. Curiosamente, um dos principais beneficiários das irregularidades verificadas no exame de dez produtos e serviços contratos pela Secom foi a agência de publicidade de Duda Mendonça. A notícia do resultado da auditoria irritou o presidente. Trata-se, no entanto, de um fato. E, goste ou não o presidente da República, nas democracias verdadeiras as notícias não são censuradas.

É curioso, como os governos com vocação autoritária convivem mal com a liberdade de imprensa e de expressão. Hugo Chávez amordaçou a imprensa. É um fato. O partido do presidente, quando na oposição, usava e abusava de seu poderoso estilingue contra as vidraças do Palácio do Planalto. As CPIs eram defendidas como instrumento indispensável no combate à corrupção. Agora, instalado no poder, e decidido a não abandonar o trono, a coisa mudou. Abertura de CPI virou conspiração para derrubar o governo. E a Lei da Mordaça virou “instrumento legítimo para controlar a irresponsabilidade da mídia e dos promotores”.. É o governo de resultados.

Os jornalistas, segundo o presidente, estariam extrapolando o seu papel e assumindo funções reservadas à polícia e ao Poder Judiciário. O jornalismo, como qualquer atividade humana, está sujeito a erros. Um balanço sereno, no entanto, indica um saldo favorável ao trabalho da reportagem. Na verdade, a imprensa, mais uma vez, está se transformando numa instância, talvez a única, de uma sociedade abandonada e agredida por muitas de suas autoridades. A repercussão do mergulho no pântano da corrupção em que se transformou certo setor da vida pública brasileira está dando alento à nós cidadãos perdidos.
Graças ao papel da imprensa e à legítima pressão da opinião pública, seja qual for o desfecho das investigações em andamento, depois delas o Brasil não será o mesmo. Ainda bem que contamos com pessoas que sabem distinguir o real papel da imprensa, embora acho que exageros existam.
-----------------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
Fábrica de estofados quer conquistar o mercado árabe
A empresa Estobel, fabricante de sofás e poltronas sediada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, quer começar a exportar para o mercado árabe. Para isso, a companhia vai participar pela primeira vez da Index, maior feira do setor de móveis do Oriente Médio, quer será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro. Atualmente a Estobel exporta para os países do Mercosul, América Central, Portugal e Grécia. As exportações começaram a ser realizadas há dois anos. Volpini acredita que até o final deste ano as vendas externas deverão corresponder a 7% das vendas totais da empresa. "Nossa meta é elevar essa participação para 20%", disse o executivo. Segundo ele, a companhia espera atingir essa meta após começar a exportar para os países árabes e outros mercados. "Estamos muito próximos de concretizar negócios em diversos mercados", afirmou. De acordo com ele, as importações de móveis nos países árabes estão crescendo e a Estobel produz uma grande quantidade de estofados, cerca de 1,5 mil peças por mês, que devem cair no gosto do consumidor árabe. São sofás e poltronas revestidos com tecido ou couro. "Além disso, possuímos uma grande facilidade de desenvolvimento e adequação do produto para os importadores", afirmou Volpini.
O RS consolida sua posição entre os quatro Estados mais ricos
O IBGE revelou nesta sexta-feira que ao analisar as contas regionais de 2003, constatou que entre as quatro maiores economias do País, o RS foi o que apresentou o melhor resultado. A participação da economia gaúcha no PIB do Brasil, subiu de 7,8% para 8,2%. O valor do PIB gaúcho é de R$ 128 bilhões. A outra boa notícia é que a economia gaúcha começa a ameaçar a economia de Minas e se distancia da economia do Paraná e da Bahia.. O ranking dos 10 Estados mais ricos do Brasil, de acordo com a participação de cada um na formação do PIB é a seguinte: São Paulo, 31,8%; Rio, 12,2%; Minas, 9,3%; RS, 8,2%; Paraná, 6,4%; Bahia, 4,7%; Santa Catarina, 4%; Pernambuco, 21,7%; Distrito Federal, 2,4% e Goiás, 2,4%. . A maior surpresa é São Paulo, que registrou a maior queda da história, pelo menos desde 1985, quando a série começou a ser tabulada. O IBGE explica que a queda deve-se ao menor peso da indústria paulista no PIB brasileiro, que caiu de 51,6% naquele ano, para 40,4% atualmente.
Georges Aubert tem nova direção
A centenária vinícola Georges Aubert, de Garibaldi, volta a ser comandada por Deyse M.C. Tanuri. A executiva, que também preside a Rota dos Espumantes, associação que reúne as principais vinícolas de Garibaldi, foi reconduzida ao cargo após assembléia de acionistas. Ela assume a presidência da Georges Aubert e passa a gerir os destinos da empresa, que está se reestruturando há dois anos. Com forte recuperação de mercado, a vinícola quer voltar a liderar o setor de champanhas. Para tanto conta com a estratégica contratação de Deyse para atingir este objetivo. Outra novidade é a aquisição de 53 por cento das ações da Aubert Participações, pelo empresário e advogado Gabriel Freire, de São Paulo, que passa a deter o controle acionário da empresa..A Champagne Georges Aubert e a empresa paulista San Marino/Donelli firmaram acordo de parceria para a distribuição e o lançamento de novos produtos. Esta parceria tem sido fundamental para a empresa, pois conta com um trabalho já institucionalizado em todo o Brasil. A San Marino é distribuidora exclusiva da empresa italiana Donelli Vini no Brasil.
------------------------------------------------------------------------------
Clipping:
-GM vai produzir carros híbridos na China
A montadora norte-americana General Motors vai produzir veículos híbridos (que usam motores a gasolina e a eletricidade) na China a partir de 2008. A empresa anunciou onten que a produção será feita em parceria com a chinesa Saic Motor. Os modelos ou a quantidade de veículos a serem produzidos não foram revelados pela empresa. A GM comercializa na China modelos de suas marcas Opel, Saab, Buick, Chevrolet e Cadillac. A companhia procura, com a estratégia, marcar presença em uma fatia de mercado para a qual já têm planos a Toyota e a Volkswagen. Essas empresas pretendem lançar veículos híbridos no país em tempo para aproveitar um crescimento de vendas esperado com a realização dos Jogos Olímpicos em Pequim, em 2008 ( Fonte: Gazeta do Paraná)
-Movelsul Brasil 2006 tem lançamento em Goiânia
Esta é uma inovação desta edição. "Mesmo com a presença de um grande número de lojistas na feira em 2004, queremos incentivar a vinda de mais lojistas", diz o presidente Leandro Mazzoccato. Para isto, foram escolhidas 11 capitais para realizar apresentações, que acontecerão a partir deste mês até fevereiro de 2006. Goiânia é a primeira capital deste roteiro e conta com o apoio do CDL de Goiânia. Nestes encontros, serão mostrados números da feira, serviços, o Salão Design Movelsul, o turismo da Região da Serra, a importância econômica do setor moveleiro de Bento Gonçalves e do Brasil e os segmentos moveleiros que os lojistas irão encontrar. A Movelsul Brasil acontece de 13 a 17 de março e é um evento dirigido para negócios. Está 100% comercializada, com mais de 415 expositores. Na última edição, em 2004, foram recebidos 33.120 profissionais. www.movelsul.com.br
-Fiema Brasil deve alcançar suas metas para 2005-A Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente espera fechar o ano com 70% dos espaços ocupados.
A Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil), que está comercializando espaços para empresas que atuam no setor ambiental, deve atingir todas as metas previstas para esse ano. Cerca de 40% dos espaços já foram vendidos até o mês de outubro. Até dezembro 70% da feira deve estar vendida. “As metas de comercialização dos espaços estão sendo cumpridas, com grande receptividade por parte de empresários e profissionais do setor, graças aos resultados e à repercussão alcançada pela primeira edição da feira”, avalia a diretora comercial da Fiema, Clarisse Rasador.
Em sua primeira edição, em 2004, o evento registrou uma cifra de R$ cinco milhões em negócios. A projeção de aumento de 100% no valor das comercializações está ancorada nas expectativas em relação ao número de expositores e de visitantes. No ano passado, a feira reuniu 213 empresas e entidades, contabilizando um público de 11 mil visitantes. Para 2006, a diretoria acredita que o evento terá 300 expositores e irá atrair 16 mil pessoas. Promovido pela Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan), o evento irá reunir fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios, produtos e tecnologias utilizados para fins ecológicos, além de instituições de pesquisa, fomento e desenvolvimento de projetos na área ambiental.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment