Programa do dia 16/11/05

Hoje no programa Negócios e Mercado às 11:30 a.m. entrevista com o Dr. Alexandro Spiller. Ele vai falar sobre a devolução de valores pagos de PIS e COFINS pelo governo. O programa apresenta ainda os Índices e Indicadores Econômicos. As Estratégias Competitivas- Reconhecendo as práticas de gestão pela qualidade. E direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli .É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
----------------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros às 07:50 a.m.
A cidade dos acomodados

O desenvolvimento, o progresso e evolução da sociedade implica na mudança de hábitos e comportamentos. Tomemos por exemplo nossa cidade. Há muitos anos atrás o centro de Bento Gonçalves permitia algumas coisas que hoje já não são mais possíveis. O trânsito de veículos por exemplo. Hoje é necessário planejar-se o futuro onde os automóveis não devam mais circular no centro. As ruas não vão mais suportar o grande volume de tráfego, os ônibus não vão mais poder circular pelo centro, então temos que estar preparados para uma nova mudança de hábitos.
Temos hoje no município um quadro que favorece aos acomodados. Fiquei sabendo que há um estudo para mudar-se de local e até eliminar do centro e de alguns bairros paradas de ônibus que estão muito próximas. Em alguns casos foram colocadas para atender ao comodismo de alguns cidadãos em troca da promessa de votos. Há também faixas de segurança desnecessárias , foram colocadas simplesmente para atender o interesse particular de alguns. Ou alguém é capaz de explicar-me porque em frente ao shopping da cidade alta existe uma faixa de segurança localizada estrategicamente defronte a porta principal, quando há poucos metros na esquina há outra faixa de pedestres , existindo lá um semáforo que facilitaria a travessia de pedestres ? A verdade é que poucas pessoas estão dispostas a caminhar mais 100 ou 150 metros até a parada de ônibus mais próxima.

Um dos maiores problemas do trânsito é que se sabe muito pouco sobre o que faz as pessoas irem de um lugar ao outro. Não existe nenhuma pesquisa que procure entender como e porque o cidadão se desloca, que meio de transporte ele escolhe para isso e porque ele faz essa escolha.

Ao contrário dos muitos que pensam , o custo não é o único fator que influencia a opção pelo meio de transporte. O tempo, o conforto, ou mesmo questões simbólicas, como o status e a liberdade de se dirigir um carro, também são fatores importantes. Uma pessoa pode optar por gastar mais tempo e dinheiro para andar de carro, por exemplo. Também pensar em favorecer o transporte público não significa que automaticamente haverá menos carros nas ruas.

Para melhorar o trânsito, o primeiro passo é olhar o sistema do ponto de vista do usuário, compreender a estratégia que as pessoas estão usando, e adotar medidas que estimulem as pessoas a usarem modos de deslocamento que melhorem a circulação da cidade como um todo.

Poucas pessoas têm o privilégio de se perguntar: “será que hoje vou ao trabalho de ônibus, bicicleta ou a pé?”; e quem tem carro geralmente não pensa duas vezes antes de pegar as chaves.

A cidade não estimula as pessoas a caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo. Para uma pessoa andar a pé, ela vai querer uma calçada bem feita e em boas condições, equipamentos em bom estado, como bancos e iluminação. Da mesma forma, para optar pela bicicleta e deixar o carro na garagem, a pessoa precisa de uma ciclovia com sinalização adequada e calçada rebaixada, com boas condições de segurança. Alguém está pensando nisso ? Ah! Eu sei que devido a nossa topografia as coisas não são bem assim, mas há lugares que é possível.

O planejamento do trânsito deve ser feito pensando a cidade como um todo, visando a melhoria geral das possibilidades de circulação. Para que isso aconteça é preciso promover vários modelos de meio de transporte e dar às pessoas a oportunidade da escolha. É preciso sobretudo mudar hábitos e comportamentos e estar preparado para aceitar que o interesse da coletividade seja superior ao interesse particular de cada um.
----------------------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
Noite de lançamento da ExpoBento 2006
O lançamento da 16ª edição da ExpoBento – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, acontecerá na próxima sexta-feira, 18, a partir das 20h30min, no castelo da Destilaria Busnello, em Bento Gonçalves. Durante o coquetel de lançamento, além da Diretoria, também serão apresentados os projetos para 2006 e a campanha de Natal: “ExpoBento: Vivendo o Espírito de Natal”.Segundo o diretor de Eventos, Luciano Cavallet, a festa de lançamento promete ter um toque inovador pelos espaços dispostos em vários ambientes, com o objetivo de integrar os convidados.Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), a ExpoBento reúne todos os anos mais de 400 expositores diretos e 650 indiretos. Atraindo mais de 150 mil visitantes, a feira é uma excelente oportunidade de negócios, com mais de 15 mil itens.
A CDL Jovem fecha o ano de 2005 com um sensacional Case Café no dia 22 de novembro. Desta vez, o case a ser apresentado será o do empresário João Paulo Pompermayer, da Todeschini, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.Dirigido aos profissionais do Comércio, o Case Café será realizado no Dall’Onder Vittoria Hotel, a partir das 7h30min. Na oportunidade, serão recolhidos uma caixa de bombom ou um brinquedo, que serão doados para o Lar da Menina.A iniciativa da CDL Jovem busca proporcionar a troca de informações, oportunizando ao jovem lojista um maior contato com empresários de sucesso que possuem ampla experiência no ramo.Interessados em participar devem entrar em contato com a CDL pelo fone (54) 452.1722. O investimento por pessoa é de R$ 15,00
-----------------------------------------------------------------------
Clipping:
Moveleiros promoverão debate no Vale do Sinos
1º Seminário das Indústrias de Móveis e Esquadrias mostrará o potencial do setor
Novo Hamburgo - De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), existem mais de 16 mil empresas do setor moveleiro no País. As vendas dos empreendimentos do segmento ao exterior, em 2005, ultrapassaram o valor de R$ 672 milhões, e o Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador de móveis do Brasil. Explorar o potencial deste mercado é a meta de cinco empresas do ramo instaladas no Vale do Sinos, que promoverão, no próximo dia 19 de novembro, o 1º Seminário das Indústrias de Móveis e Esquadrias, em Novo Hamburgo, cidade situada a 37 quilômetros de Porto Alegre.O evento ocorrerá das 8h às 12h, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, situada na Rua Joaquim Pedro Soares, 540. Os interessados devem confirmar suas presenças até o dia 17, pelo telefone (51) 2108 2108. Os empreendimentos integram o núcleo de móveis e esquadrias do Vale do Sinos, criado há três meses através do Programa Empreender. O projeto, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), incentiva o desenvolvimento organizacional das empresas do mesmo setor e região, através de grupos, com orientações para a melhoria da qualidade dos produtos, da imagem do empreendimento junto à comunidade e da gestão profissional.
Alguns dos temas a serem debatidos durante o encontro são os seguintes: “Aprendendo a Exportar”, com a coordenadora de Comércio Exterior da ACI de Novo Hamburgo, Denise Hörlle; “O Associativismo como Meio de Sobrevivência para as Micro e Pequenas Empresas”, com um dos fundadores da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado, Jairo Andrade; e “Tendências para o Setor de Móveis”, com o consultor da empresa de tintas Killing, Armando Fernando Júnior. Na ocasião, também será apresentado o caso de sucesso da Associação dos Fabricantes de Móveis e Esquadrias do Vale do Paranhana (Afamep), entidade criada com o apoio do Programa Empreender.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment