Últimas

Argentina pode sobretaxar móveis brasileiros
Termina nesta semana prazo para que os moveleiros brasileiros entreguem sua defesa.

A partir de setembro, o governo argentino decide se aplica uma sobretaxa na importação de guarda-roupas produzidos no Brasil. O setor privado da Argentina está acusando os fabricantes brasileiros de praticar dumping - exportar o produto por um valor inferior ao preço cobrado internamente.
O governo argentino iniciou a investigação de dumping contra o Brasil no setor de móveis em 12 de junho deste ano, aceitando pleito da indústria do país entregue em novembro de 2005. O prazo para que as empresas brasileiras entreguem sua defesa expira na próxima quarta-feira.
Foram citadas no processo dez companhias brasileiras: Moval Movéis, Irmol Móveis, Móveis Carraro, Móveis Kappesberg, Móveis Gaudêncio, Santos Andirá, Antares Móveis, Madecenter Móveis, Decibal e Civardi. O setor privado da Argentina informa, extra-oficialmente, que a margem de dumping dos fabricantes brasileiros é de 58%. Também pede que a sobretaxa incida sobre o peso do produto em quilogramas, em vez da unidade. Eles temem que, com uma pequena mudança no modelo, os brasileiros escapem da barreira. A petição foi entregue ao governo argentino por apenas uma empresa, a sediada em Mendoza. A companhia anexou ao processo um ofício da Federação Argentina da Indústria de Madeira e Afins (Faima) atestando que representa 62% da produção nacional de guarda-roupas. Os fabricantes brasileiros questionam a legitimidade para solicitar a medida antidumping. Segundo dados da petição, em 2002, as importações brasileiras representavam 23% do consumo argentino. Em 2004, a fatia dos brasileiros subiu para 46%. As exportações de guarda-roupas do Brasil para Argentina cresceram, em volume, 574% em 2003 e 73% em 2004. Os dados mais recentes que constam da petição são de 2004. Fontes do governo brasileiro consideram as informações do processo ainda insuficientes.

Dorvalino Lovera, diretor-administrativo e financeiro da Móveis Carraro, de Bento Gonçalves (RS), diz que o Brasil não pratica dumping na exportação para a Argentina. "Não basta simplesmente comparar as notas fiscais." Ele sustenta que é preciso avaliar questões como venda a prazo e à vista, canal de distribuição e promoções.

A Argentina responde por 60% das exportações da Móveis Carraro, que obtém 15% do faturamento no mercado externo. Lovera diz que esse percentual chegou a 25% em anos anteriores, mas conta que a valorização do real prejudicou, principalmente, as vendas para os Estados Unidos. A Móveis Carraro fatura R$ 200 milhões por ano.
Apenas as três empresas citadas acima estão se defendendo da acusação de dumping. Muitas pequenas e médias companhias não têm condições de arcar com os custos do processo.

Luiz Atílio Troes, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), conta que o setor tenta resolver o impasse diplomaticamente e já participou de reunião da comissão de monitoramento do comércio dos governos de Brasil e Argentina. Troes espera que um novo encontro seja marcado em breve.
Não é a primeira vez que o setor de madeira e móveis enfrenta uma impasse com a Argentina. Em 2004, foi o Brasil quem solicitou uma medida antidumping contra as exportações argentinas de painéis de madeira, mas desistiu do processo.
----------------------------------------
-Aprovado projeto que classifica vinho como alimento funcional
Por unanimidade, os deputados aprovaram projeto de lei que classifica o vinho como alimento funcional. O Projeto de Lei 119/2005 foi votado na sessão plenária da tarde desta terça-feira (29). A proposta estabelece que o vinho passa a ser considerado, em todo o Rio Grande do Sul, um alimento natural, obtido exclusivamente por fermentação alcoólica, total ou parcial dos açúcares do mosto da uva fresca, madura e sã, prensada ou não.
Com a nova classificação, a economia gerada pela cadeia vitivinícola será beneficiada, atingindo cem mil pessoas, que direta e indiretamente, vivem deste setor. A matéria afirma ainda que pesquisas científicas comprovam que o vinho contém diversos minerais e vitaminas vitais para o organismo humano, benéficas à saúde, especialmente na prevenção de doenças do coração.

Quatorze muicípios da região vitivinicultora do Estado estavam presentes à sessão plenária: Veranópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi, Cotiporã, Flores da Cunha, Casca, Caxias do Sul, Soledade, Nova Petrópolis, Farroupilha, São Sebastião do Caí, Antônio Prado, Maximiliano de Almeida e Venâncio Aires.
-------------------------------------
Duas novidades ValdugaCasa Valduga, do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, apresenta ao mercado duas novas opções de vinhos: o Duetto Pinot Noir-Shiraz safra 2006, da linha Duetto que reúne a melhor combinação entre dois varietais; e o Arte Tinto 2005, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. O Duetto vem com embalagem nova. O design é clássico com pilares que destacam a presença de dois varietais num único produto. Assim como o Duetto, os vinhos Arte também vêm reestilizados em nova
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment