Últimas

MDF/MDP: Concentração da produção pode ser prejudicial a setor moveleiro

A produção nacional de painéis está em crescimento. Sob certo aspecto a situação pode representar uma boa noticia para as indústrias de móveis, mas por outro lado a concentração da produção em poucos fornecedores pode representar aumento nos custos e perda de competitividade.

O mercado de painéis no Brasil está aquecido. Recentemente o grupo chileno Masisa anunciou a compra de 37% da Tafisa Brasil. O negócio confirma o maior crescimento da indústria chilena no país. Desta vez a Eucatex anunciou que vai investir R$ 130 mi em nova fábrica no interior de São Paulo, de T-HDF, que deve ficar pronta no primeiro semestre de 2009. Com a ampliação da capacidade de produção, a Eucatex deve acompanhar o crescimento da construção civil e da indústria moveleira no Brasil. A Eucatex será a primeira indústria do país a instalar uma linha de produção específica para chapas finas, utilizando o processo seco na sua fabricação, já que seus concorrentes estão voltados à produção de chapas grossas, ou MDP. A nova unidade, prevista para entrar em funcionamento em 2009, irá produzir 110 milhões de m2 por ano de chapas finas, o que eleva a sua capacidade de produção de 70 milhões de m2/ano a 180 milhões de m2/ano. A nova linha também poderá produzir MDF. As chapas de HDF são utilizadas na fabricação de pisos, painéis de divisórias e portas.

A Satipel, líder do mercado brasileiro de painéis de MDP (Medium Density Particleboard), com cerca de 26% de participação também anunciou em dezembro passado que a sua nova unidade em Taquari (RS) receberá investimentos totais de R$200 milhões devendo entrar em operação, em meados de 2009 o que permitirá à Satipel ampliar a atual capacidade de produção de painéis de MDP para 700 mil m³/ano.

No Brasil, o MDF começou a ser fabricado em 1997, pela fábrica da Duratex, em Agudos (São Paulo). Em seguida começaram a operar as unidades da Tafisa (final de 1998), localizada em Pien; da Masisa (início de 2001), situada em Ponta Grossa e a da Placas do Paraná (final de 2001), localizada em Jaguariaíva, todas no Estado do Paraná. A partir daí outras unidades foram se instalando.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), os novos investimentos irão gerar aumento da capacidade atual em torno de 40% passando dos 4,4 milhões de metros cúbicos atuais para 5,2 milhões metros cúbicos/ano em 2009.
----------------------------------------------------------
Malharia Anselmi e Daniela Cicarelli

A modelo Daniella Cicarelli volta a fotografar para a Malharia Anselmi, de Farroupilha. Cicarelli será a estrela da nova campanha publicitária. A modelo será fotografada em Porto Alegre pelo fotógrafo Fabian Gloeden, do Estúdio Org.

A ex-apresentadora da MTV fotografa 12 looks, num clima hollywoodiano. As criações das peças e a produção do ensaio levam a assinatura da designer Sandra Anselmi, responsável pelas cerca de 400 peças da coleção de inverno 2008 da grife, inspiradas no glamour dos anos 40, como o filme Casablanca.

A Malharia Anselmi têm 26 anos de mercado e conta com com uma equipe de 230 funcionários diretos e outros 100 indiretos. São produzidas cerca de 50 mil peças por mês e distribuídas no mercado interno.
-----------------------------------------------------------------
Casa Brasil: Intercâmbio na Itália

Um grupo de Brasileiros entre os quais empresários e representantes de marcas como
Artefacto, Tok&Stok, D&D Shopping, e Casa Brasil estiveram em Milão nesta semana atendendo ao convite dos organizadores do Salão Internacional da Casa.O intercâmbio foi oportunidade de conferir novas propostas de decoração para casa, descobrir produtos com design diferenciado e conhecer possíveis parceiros comerciais para as empresas brasileiras conforme revela a diretora do Sindmóveis Sheila Bertolini ( ouça entrevista)

A Macef - Salão Internacional da Casa ocorre duas vezes por ano, nos meses de janeiro e setembro, na cidade italiana de Milão, uma das capitais mundiais do design e da moda. A feira apresenta tendências em cinco segmentos: mesa, cozinha e prataria para casa; decoração e tecidos; decoração e festas, presentes, brindes e papelaria; bijuterias e acessórios para a moda. Cada edição conta com 2,5 mil expositores e recebe a visita de mais de 80 mil profissionais do setor em busca de bons negócios. O encontro não é aberto ao público, garantindo seu o foco por meio da especificação dos visitantes.
-------------------------------------------------------------------

Todeschini: Arquitetos do mercosul em Bento -

Um grupo de arquitetos da Argentina, Uruguai, Panamá, Venezuela e Colômbia visita esta semana a Todeschini.

Os profissionais - que atuam nas lojas exclusivas da marca nos respectivos países de língua espanhola - estão conhecendo a fábrica que fica em Bento Gonçalves, os novos softwares de desenhos arquitetônicos e assistindo a palestras e vídeos institucionais sobre a empresa.

Segundo o presidente da Todeschini, João Farina Neto, a visita tem o objetivo de integrar e treinar os arquitetos, bem como reciclar os conhecimentos já adquiridos.

Os visitantes também realizarão passeios pelos principais pontos turísticos de Bento Gonçalves e confraternizarão com um típico jantar italiano
--------------------------------------------------------------------------
Aurora: Suco de Uva Casa de Bento volta ao mercado

Esgotado desde julho do ano passado, o suco de uva Casa de Bento volta ao mercado em fevereiro. A Vinícola Aurora dobrou a produção pelo segundo ano consecutivo para atender a crescente demanda. O Casa de Bento é um suco 100% natural, integral, totalmente sem conservantes ou açúcares, produzido com uvas americanas da safra.

Vale lembrar que o suco de uva é uma das bebidas mais completas que existem. Natural, mantém todas as vitaminas e elementos da uva. Contém hidratos de carbono, proteínas, sais minerais, vitaminas e outros elementos importantes para o organismo. O suco de uva auxilia o processo de digestão e é um excelente revigorante. Contém também, assim como o vinho tinto, os polifenóis, substâncias que inibem o mau colesterol e combate os radicais livres.
-------------------------------------------------------------------------
DalPonte: Empresa projeta crescer 16% em 2008 –

A Dalponte, empresa de calçados esportivos, deu início à implantação de um modelo organizacional para promover um crescimento de 16% neste ano e desenvolver projetos no Brasil e exterior. O modelo foi desenhado através de Unidades de Negócios, onde a Dalponte Materiais Esportivos, liderada pelo executivo Rogério Vargas na função de CEO, terá como foco principal ampliar o significado da marca, hoje, consolidada e associada no segmento de futsal.

Além disso, novos produtos e linhas serão desenvolvidos para atender segmentos ainda não explorados pela companhia. Outro movimento importante será o desmembramento da unidade industrial do negócio. Um dos primeiros movimentos desta mudança será o patrocínio, a partir deste ano, de atletas do futebol para uso de material esportivo da marca, assim como patrocínio de clubes, atletas e entidades serão desenvolvidos, segundo o presidente Leonildo Dal Ponte
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment