Últimas

O que decidirá o Copom, esta semana?

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) analisa efeitos prováveis de uma eventual - e desejada - interrupção na trajetória de alta dos juros na economia brasileira. Não aumentar a Seli, apenas, não vai bastar. É preciso tomar três medidas, recomenda o estudo ao governo.


Uma primeira medida que poderia tornar a concessão de novos financiamentos mais atraente para os bancos, ou poderia baratear o crédito se os bancos repassarem o benefício para o tomador dos recursos, seria a redução do imposto sobre operações financeiras cobrado no crédito. No início deste ano, o governo aumentou o IOF, com o duplo objetivo de reforçar a arrecadação fiscal para compensar o fim da CPMF e conter a rapidíssima elevação do crédito no país, algo que agora se torna totalmente desnecessário. Essa medida colaboraria principalmente para uma maior regularização dos volumes e custos dos financiamentos para as pessoas físicas, beneficiando o consumo.

Uma segunda medida consistiria em permitir que os bancos utilizem, para fins de concessão de crédito para empresas e famílias, parte dos recursos que recolhem compulsoriamente ao Banco Central e que nada rendem. Seriam operações casadas, nas quais os saques dos recursos do compulsório não remunerado teriam como condição os financiamentos concedidos em igual valor. O alto rendimento dessa "operação casada" seria um estímulo para os bancos reduzirem a presente "aversão ao risco do crédito".

Finalmente, o próprio governo poderia "conceder" o financiamento para capital de giro das empresas, neste momento em falta no mercado. Não se trata de operações dos bancos públicos - notadamente, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES, cujo reforço de recursos e operações é, sem dúvida, imprescindível e muito bem vindo no momento -, mas, sim, da utilização de um expediente que só depende do governo e que tem efeito imediato. Trata-se da ampliação de prazos de recolhimentos de tributos, incluindo as micro e pequenas empresas, as quais têm sistemas e prazos próprios de recolhimento. A medida, dependendo da avaliação que se faça sobre a escassez do crédito empresarial, poderia incluir os recolhimentos das contribuições sociais das empresas. Não haveria renúncia fiscal, mas descontinuidade de recebimentos por parte do setor público que poderia ser "bancada" com o caixa da União.

Com maior ou menor dificuldade, as três medidas têm volta, ou seja, podem ser revertidas para a situação original, se e quando for superado o problema da escassez de crédito na economia que agora se apresenta de forma grave. Cada uma delas tem, no entanto, um custo fiscal ou, pelo menos, causam uma parcial interrupção do fluxo de recolhimentos de tributos por parte do governo.
------------------------------------------------

O que diz o economista que previu a crise

O economista e professor da Universidade de Nova York, Nouriel Roubini, 50 anos, que previu em 2006 a atual crise global e, em fevereiro último, descreveu, passo a passo, como ela se desenvolveria, alerta que, agora, se os governos não tomarem várias medidas, o mundo poderá enfrentar uma depressão global. Apelidado de Sr. Apocalipse pelas suas previsões, ele é descendente de judeus, nasceu na Turquia e morou na Itália antes de ir para Nova York.

Para o mundo sair da crise, segundo ele, há duas opções.

-Ou promovemos uma mudança radical no sistema financeiro para evitar o derretimento completo, que é a coisa certa a fazer, ou esse sistema sofrerá colapso nos EUA, Europa e em outros países. E poderemos ter uma depressão global- disse ele.

Ele sugeriu ainda um corte coordendado dos juros por bancos centrais e que o Fed emprestasse dinheiro diretamente para as empresas. As duas medidas foram tomadas. Mas ele diz que é preciso muito mais. A propósito, o economista é um dos conselheiros do candidato à presidência dos EUA, Barack Obama, que lidera as pesquisas de intenções de votos
-------------------------------------------------------
Colombo Tech

Grupo Colombo inaugura nesta quarta-feira(29) na UCS-Universidade de Caxias do Sul a sua nova loja conceito. Instalada na Cidade Universitária a Colombo Tech será uma operação totalmente diferenciada, focada em tecnologia e foi implantada com as parcerias da UCS, Microsoft e da Intel.A loja conceito da Colombo será aberta ao público na quinta-feira, dia 30.
-------------------------------------------------l
Farmácia ecológica

Caxias do Sul inaugurará, nesta terça-feira (28) uma farmácia ecologicamente correta. Luz natural iluminará o prédio, de dia, economizando 30% de energia elétrica, forro térmico diminuirá uso de ar condicionado, água da chuva será aproveitada e serão usadas sacolas de papel. O atendimento será feito por portadores de necessidades especiais e a decoração foi adequada a cadeirantes. Fica na rua Os 18 do Forte, 1004
-------------------------------------------------
Ismar Pasini Enológo do Ano 2008

O enólogo da Cooperativa São João de Farroupilha foi eleito enólogo do ano pela ABE. A homenagem aconteceu durante jantar-festivo promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), na sexta-feira (24). Cerca de 200 associados participaram do evento que festejou o Dia do Enólogo e os 32 anos da entidade, ambos comemorados no dia 22 de outubro.

----------------------------------------------------------------------
Dólar alto bom pro vinho

Depois de anos sofrendo com a presença de vinhos importatos e com a valorização do Real, a indústria vitivinícola brasileira bem que poderia comemorar a súbita alta do dólar, não é mesmo? È mas pelo menos até o final do ano não será assim. Acontece que os importadores do setor já anteciparam as compras do final do ano. Por isso, os reflexos do valorização do dólar nas vendas das vinícolas brasileiras só devem aparecer em 2009 - se aparecerem.

----------------------------------------
Vidros nas tampas e Rechauds de 10 litros, as novidades da Brinox

A Brinox de Caxias do Sul apresenta ao mercado novos utilitários funcionais, que acabam tornando-se indispensáveis, tanto na cozinha quanto na hora de servir, seja em ambientes domésticos ou comerciais. A Travessa Redonda com Tampa de Vidro é de aço inox e apresenta tampa de vidro temperado com saída de vapor. Além de manter o alimento protegido e aquecido por um período maior, é uma peça charmosa que vai direto à mesa. A BRINOX complementa a linha de rechauds com mais dois modelos. As caçarolas são de aço inox com tampa de vidro temperado e saída de vapor. Os suportes possuem um prático encaixe para as tampas, facilitando o trabalho na hora de servir.

------------------------------------------------------------------
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment