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Salton vai receber 15 milhões de quilos de uvas

A Salton começou a receber no último dia, 13 de janeiro, as primeiras uvas da safra 2009, na sede da vinícola, em Bento Gonçalves. Até o final de março, quando devem ser encerrados os trabalhos, 15 milhões de quilos de uvas devem ser entregues para vinificação de suco, vinhos e espumantes. A expectativa é de uma safra de alta qualidade. “O clima foi chuvoso na primavera, mas não chegou a prejudicar as variedades. As viníferas brancas floresceram antes das chuvas e as tintas depois desse período. Por isso, esperamos uma excelente safra”, afirma o enólogo Lucindo Copat.

A estimativa, é que a Salton receba um total de 7 milhões de quilos de uvas brancas para espumantes, segmento em que a Salton é líder tanto na produção como na comercialização nacional. Entre as primeiras a chegarem está a Chardonnay, que no ano passado apresentou um crescimento de 220% em relação à quantidade entregue em 2007, somando mais de 1,4 milhão de quilos da variedade, volume esperado para 2009. A Prosecco promete um aumento de 10% em relação a 2008, chegando a 1,2 milhão de quilos. Riesling Itálico e Pinot Noir irão manter as quantidades do ano anterior, com volumes que chegam a 500 mil quilos e 150 mil quilos, respectivamente.

Além de vinhedos próprios, as uvas que chegam à Salton são provenientes do cultivo efetuado por 500 famílias de agricultores parceiras da empresa. De Bagé, são esperados 1 milhão de quilos de uvas para a elaboração de linhas como Salton Séries, uma exclusividade da Lojas de Vinhos Salton.

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SAVA passa a fornecer para a Ambev

Só sorrisos na equipe da SAVA Equipamentos de Bento Gonçalves. O engenheiro Carlos Sanches exibe com orgulho a garrafa comemorativa dos 120 anos da Brahma ( veja foto) que na sua produção contou com tecnologia desenvolvida pela SAVA. Especializada na importação e manutenção de máquinas italianas, a SAVA reestruturou algumas máquinas utilizadas pela fábrica da cerveja em São Paulo, para a produção da série limitada e comemorativa. Há 11 anos no mercado a SAVA surgiu para atender as necessidades das indústrias vinícolas, mas com o passar do tempo também conquistou importantes fabricantes no segmento de bebidas em geral. A tecnologia italiana é um dos diferenciais da empresa e atualmente comercializa enxugadoras, enchedoras, filtros, máquinas para refrigeração, rotuladoras, capsuladoras, gabietadoras, despaletizadoras, alimentadoras de rolhas, lavadoras de garrafas, prensas pneumáticas e outras. Através da venda de equipamentos e peças de reposição, além de uma equipe especializada na assistência técnica a SAVA é hoje referência ao setor. A nova fase da SAVA garantiu o fechamento de 2008 com desempenho positivo e a não dependência de um único segmento para continuar crescendo.
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Dupont, Spiller e o planejamento estratégico

Fortalecer a atuação nas áreas de propriedade intelectual, relações do trabalho, planejamento sucessório, tributário e ambiental, reforçando ainda mais a marca da empresa no mercado estadual e nacional são as principais estratégias definidas pelo escritório de advocacia Dupont Spiller de Bento Gonçalves durante a primeira etapa do Planejamento Estratégico realizado no último dia 19, na Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos. O evento, que contou com a palestra do empresário Rogério Frâncio, diretor comercial da Móveis Carraro, também serviu para anunciar a incorporação de três novos sócios à banca de advogados de Bento com filial em Porto Alegre. A partir de agora, Guilherme Spiller, Ricardo Abel Guarnieri e Leandro José Caon passam a comandar o escritório e o grupo de 21 profissionais da Dupont, Spiller ao lado de Gilberto e Alessandro Spiller, José Décio Dupont e Ronei Giacomoni.

Tendo em sua carteira entre outras importantes empresas, Tramontina, Todeschini, Bertolini, Madem, Borrachas Vipal e Chandon do Brasil, em 2008 a sociedade de advogados reforçou sua atuação direta em mais de 13 estados brasileiros, além de Buenos Aires (Argentina). Essa, entre outras estratégias, fez com que a Dupont, Spiller fechasse 2008 com um crescimento de 27% - para 2009 a projeção é crescer, no mínimo, 30%

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Caixa reduz juros pela 2º vez

A instituição irá reduzir a taxa de onze linhas de empréstimo. Consignado, crédito pessoal, CDC, cheque especial, Crédito Especial Empresa – prefixada, Crédito Especial Empresa – pós-fixada, entre outras linhas para pessoa jurídica.

No consignado, a CAIXA reduziu a taxa de 2,5% ao mês, que passará para 2,39% ao mês. Em linhas de convênios também houve mudanças. A redução da taxa máxima em algumas modalidades chega a 19,73%, passando de 2,99% a 2,39%. Para outras, as taxas podem variar de 2,12 para 2,05% a.m., o que representa diminuição de 3,30%.

A CAIXA também reduziu as taxas no crédito pessoal. Nas modalidades em que atua, o banco reduziu os juros de 4,98% para 4,85% ao mês. No CDC, a redução foi de 4,44% para 4,39% ao mês. Já no cheque especial, as taxas eram de 7,98% em dezembro e passarão para 7,35% a.m a partir de 1º de fevereiro. A taxa praticada em janeiro é de 7,49%.

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FIMMA com 20 países

A FIMMA BRASIL 2009 que acontecerá de 23 a 27 de março, Bento Gonçalves é um evento reconhecido no circuito internacional de exposições de máquinas, matérias-primas e acessórios para a industria moveleira. Pela qualidade dos expositores presentes, a feira promovida pela MOVERGS , já têm garantida a presença de compradores de 20 países. São eles: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Equador, Honduras, Itália, México, Paraguai, Peru, Polônia, Senegal, Taiwan, Uruguai e Venezuela.

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Pesquisa sobre o Vinho

Surpreendente sob alguns aspectos os dados finais apresentados esta semana pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) relacionados ao mercado brasileiro de vinhos. O estudo do mercado nacional de vinhos e espumantes foi realizado pela Market Analysis e ouviu 1.037 pessoas entre 18 e 69 anos em três capitais, Porto Alegre, São Paulo e Recife.

Entre as conclusões estão as de que as pessoas têm pouco conhecimento sobre o produto, que quem decide a venda não é o consumidor, mas sim os canais de venda (mercados, redes varejistas, lojas especializadas, restaurantes e bufês), que há poucas estratégias de marketing e divulgação voltados ao setor, que a qualidade do vinho brasileiro não é percebida pelo consumidor, que o consumo do vinho somente ocorre em ocasiões especiais, que o mercado carece de especialistas nos pontos de venda e que há muito trabalho pela frente para se ampliar a participação do vinho no consumo de bebidas do brasileiro.

Alguns dos dados levantados pela pesquisa mostram a existência de grandes diferenças regionais de perfil de consumo assim como de uma forte parcela de abstêmios.

Nos últimos 15 anos, houve um boom do tema vinhos no Brasil, o que aumentou a visibilidade, proximidade e informação a respeito da categoria para o público em geral. O número de notícias publicadas sobre a bebida aumenta 7,1% ao ano, fator que vem mobilizando consumidores em busca de conhecimento. A pesquisa apontou o crescimento de 30% ao ano, desde 2003, nas matrículas em cursos de sommeliers e identificou 580 clubes e sociedades online sobre vinho, assim como mais de mil comunidades sobre vinho no Orkut.

Apesar do crescimento se observa um consumo estagnado que, entre 1995 a 2006 variou entre 1,5 litros e 1,9 litros per capita.
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Milan Tomic

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