Últimas incluíndo Bento e Região

Queda de 34,3% nas exportações de móveis pode provocar demissões

O recuo de 34,3% na receita com exportações de móveis gaúchos em janeiro pode provocar demissões imediatas no setor. A previsão é confirmada Associação das Indústrias de Móveis do Estado (Movergs) e pelo Sindmóveis - Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves.

Os sinais de desaquecimento do setor já vinham sido notados desde novembro do ano passado. E todos sabem que diante do atual quadro, onde até mesmo no mercado interno as vendas caíram, a reversão no primeiro semestre será impossível. Representantes do setor orientam para medidas urgentes nas fábricas como maior rigor na gestão dos negócios, controle de despesas e redução em gastos como de energia, e deslocamento de parte maior da produção para o mercado interno.

As entidades também aguardam medidas do governo já solicitadas em 2008 como autorização para compensação dos créditos com exportações na utilização para pagamento do INSS, por exemplo.

As vendas de móveis gaúchos para o exterior em Janeiro somaram US$ 11,9 milhões contra US$ 18,3 milhões do mesmo mês de 2008 significando uma queda de 27,4%. A venda caiu em todos os mercados e principalmente em países em que se estava recuperando terreno perdido como o mercado latino-americano. Para a Argentina, país que liderava as compras em 2008, a queda chega a 33,6%.

O setor projeta férias coletivas para algumas indústrias onde a base do faturamento vem das vendas no exterior e na sequência , caso se mantenha o quadro, redução de jornada e até demissões.
--------------------------------------------------------------------------
Câmara setorial aprova adoção do selo para vinho

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados discutiu na sexta, dia 13, em Bento Gonçalves (RS), a adoção do selo fiscal para vinhos nacionais e importados.

Já utilizado em bebidas destiladas, o selo surge com a intenção de inibir o descaminho (contrabando), evidenciar ao consumidor que se trata de um produto genuíno, reduzir fraudes e a sonegação fiscal, além de um maior controle dos volumes negociados pelas empresas engarrafadoras.

Mas a proposta não foi aprovada sem ressalvas. O segmento apresentou três requisitos para que a implantação do selo vá adiante: 1º) o setor é favorável desde que a manipulação dos importados seja feita na origem; 2º) que a iniciativa seja avaliada por dois anos e, caso não alcance os resultados esperados, retorne a condição anterior; e 3º) redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) para os produtos genuínos (vinhos) e aumento de tributo para os derivados da uva e do vinho (coquetéis e sangrias).
Durante a reunião, o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, anunciou o leilão de 16 milhões de litros de vinho, sendo 12 milhões de mesa e quatro milhões de vinífera, para a próxima quinta, dia 19. A estimativa é que, até março, sejam ofertados 38 milhões de litros. No ano passado foram quatro leilões, que totalizaram 14 milhões de litros arrematados.
-------------------------------------------------------

Recessão na Zona do Euro

Na sexta-feira, 13, saiu a confirmação de recessão nos principais países europeus, no quarto trimestre de 2008: Alemanha, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Áustria e Estônia.

No conjunto dos 16 países da Zona do Euro e no dos 27 da União Europeia, a contração foi de 1,5%, no quarto trimestre, a maior desde a criação do bloco, em 1999, além de recuo de 0,2% no antecedente, informa o Eurostat.

Na Zona do Euro, também no segundo trimestre houve baixa (-0,2%). No acumulado de 2008, o PIB fechou com alta de 0,9% na UE e 0,7% nos países do Euro.

---------------------------------------------------------
Entidades aprovam estatuto da nova associação empresarial regional

Foi definida a criação da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), formada pelas entidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha, Nova Prata, Veranópolis, Serafina Corrêa e Guaporé. A definição ocorreu com a aprovação do estatuto da nova instituição, em encontro realizado na sexta-feira, 13 de fevereiro.

O objetivo fundamental da CICS Serra é a promoção do desenvolvimento do setor econômico, reunindo e integrando Associações, Câmaras e Centros de atividade industrial, comercial e de serviços. Para o presidente do CIC de Bento Gonçalves, Ademar Petry, as entidades empresariais, individualmente, não possuem a mesma força do que teriam se estivessem integradas.

A CIC de Caxias do Sul recusou o convite para participar da CICS Serra. O representante da entidade na ocasião, Nelson Fábio Sbabo (vice-presidente do Comércio), disse que seus conselhos diretores consideraram desnecessária a criação de uma nova associação, o que, segundo ele poderia sobrepor-se aos objetivos de outras federações.

------------------------------------------------------------------

Pesquisa indica satisfação de 90% dos turistas que visitam a Serra

Nove em cada dez turistas que visitam atualmente as cidades da Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, dizem sair de lá deslumbrados e surpresos. A estimativa faz parte de um monitoramento realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região, que inclui 28 municípios. Segundo a entidade o resultado deve-se principalmente a partir da implantação, há três anos, do projeto Economia da Experiência.

Por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa tem o objetivo de capacitar micro e pequenos empreendedores para oferecer aos visitantes experiências inovadoras que contem com a participação ativa do turista, oferecendo novas emoções e sensações.

Com o objetivo de incrementar o turismo em outras regiões, o projeto Economia da Experiência será implantado a partir de segunda-feira em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A iniciativa está sendo desenvolvida ainda em Porto Seguro (BA) e em Bonito (MS) e até o fim do ano deve chegar a Belém (PA).

-----------------------------------------------------------

Deu Chaves na Venezuela

Chávez, que está há 10 anos no poder, agora poderá se candidatar às eleições de 2012 para um 3º mandato.

Com mais de 95% dos votos, Chávez obteve no plebiscito a vitória do "sim" --que permite a mudança na Constituição-- com uma margem de 54% de apoio (mais de 6 milhões de votos), diante de 45% do "não" (5,04 milhões de votos).

A votação foi apertada e revela que grande parte da população não quer que Chávez se perpetue no poder.

Em dezembro de 2007, um referendo que também colocou a mesma questão para os vene­zuelanos foi rejeitado no país.

No entanto, além da reeleição ilimitada, o referendo de 2007 colocava uma série de outras mudanças constitucionais. A consulta popular realizada hoje era apenas um sim ou não para a questão específica da reeleição.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment