Últimas

Crédito escasso para empresas

O crédito continua restrito para as empresas, segundo dados do Banco Central: em janeiro, crescimento de somente 0,2%, em razão, sobretudo, do comportamento do segmento de recursos livres para pessoas jurídicas.

Para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), esse ritmo menor de expansão é comum no primeiro mês do ano, mas o resultado deste janeiro é surpreendente, pois indica uma retração do crédito de 1,9% na mesma base de comparação, bem maior que o padrão sazonal.

Em sua análise dos números, ressalta o Iedi que a perda de ritmo do crédito total só não foi maior devido ao desempenho mais favorável dos empréstimos com recursos direcionados, ancorado na expansão das operações do BNDES-repasses e dos financiamentos habitacionais.

As condições do crédito com recursos livres para pessoas jurídicas também se deterioraram. O spread médio se elevou em 0,5 p.p. (de 18,3% para 18,8%), em função do aumento do risco atribuído pelos bancos às .

A inadimplência também aumentou, retornando ao patamar de fevereiro de 2008 (2%). Já o prazo médio recuou, ligeiramente, para 297 dias corridos, após ter atingido o recorde de 302 dias corridos em dezembro de 2009.

---------------------------------------------------
Tramontina tem sobretaxa na Argentina de até 413%

O governo brasileiro acompanha de perto pelo menos seis processos "antidumping" em curso na Argentina contra empresas nacionais, entre elas a Tramontina.

Todos esses processos, segundo o Ministério do Desenvolvimento, estão na chamada fase de investigação, em que o país avalia se o setor ou a empresa praticam "dumping" (vendas a preço abaixo do custo do produto).

As investigações são nos setores de fios acrílicos (para a indústria têxtil), pneus de bicicleta, tecidos de poliéster, multiprocessadores (um artigo de linha branca) e aparelhos sanitários.

No caso da Tramontina, a empresa foi taxada em mais 413%. A sobretaxa é resultado de um processo "antidumping" aberto em abril do ano passado a pedido da empresa argentina Iteca. O aumento do imposto vale por quatro meses.

Desde a piora da crise financeira internacional, as relações comerciais entre os dois países se deterioraram. A Argentina sofre com um déficit comercial em relação ao Brasil, o que dá internamente ao governo Cristina Kirchner argumento para aumentar medidas protecionistas ou criar dificuldades para as exportações brasileiras.

Em reunião ministerial em Brasília na semana passada, o governo vizinho deu declaração clara de que as medidas protecionistas serão mantidas

-----------------------------------------------

Imec segue seu plano de expansão abrindo em Vacaria

A rede supermercadista IMEC de Lajeado, inaugura no próximo dia 05 nova loja em Vacaria. A loja vai contar com o Chef Imec - um restaurante com 88 lugares. O Imec de Vacaria busca aliar altíssima qualidade em perecíveis e um mix de mais de 15 mil produtos. Em junho deste ano, a Rede IMEC de Supermercados, assumiu as oito lojas do Super Cesa localizadas na serra gaúcha. A transição da marca e padronização das lojas será feita em até 3 anos.

----------------------------------------------
Italínea em convenção

A Italínea do grupo Todeschini realiza dia 02- segunda, a convenção nacional de vendas. Representantes, lojistas exclusivos e funcionários estarão reunidos em Bento Gonçalves para conhecerem o planejamento do ano, novos lançamentos e posicionamento da marca no mercado. A convenção tem como mote “Novos horizontes, nova linha”.
-----------------------------------------------
Stimmme: Presidente do sindicato será secretário da CNTM

A atuação sindical em defesa pelos direitos dos trabalhadores metalúrgicos gaúchos ganhou importante reforço em sua representatividade nacional. Elvio de Lima, que além de estar à frente do Stimmme é presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico, Eletrônico e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Fetrameiagrs), foi eleito Secretário da Região Sul pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

A nova diretoria da entidade foi eleita dia 18 de fevereiro, em São Paulo, e tem Clementino Vieira como presidente para o período 2009-2013. A posse está marcada para 10 de março, em Brasília.
forma, poderemos suprir a carência por mão-de-obra especializada na região e assegurar o potencial de crescimento das indústrias”, afirma.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment