Últimas

A vendas de vinhos produzidos no Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano cresceu 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. E a de espumantes cresceu 22,5% quando foram comercializados 2,15 milhões de litros. As informações são confirmadas pelo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e interrompe dois anos seguidos de queda nas vendas.

A elevação do dólar em relação ao ano passado e a maior divulgação do produto nacional são apontados pelo instituto, como os principais motivos. Outro fator relevante é a maior confiança dos consumidores em relação à qualidade do vinho gaúcho e brasileiro. De fato, já temos uma qualidade reconhecida que até pode ser comprovada pelo crescimento no número de premiações internacionais. E a boa noticia é ainda substancial se considerarmos que as vendas de vinhos e espumantes são maiores no segundo semestre.

Ainda sobre os espumantes é de registrar ainda que a venda dos moscatéis cresceu 47,4% e os espumantes do tipo brut e demi-sec cresceram 17%.


Secador gigante nas parreiras

Uma tecnologia inovadora, que promete eliminar ou reduzir significativamente o uso de agrotóxicos e pesticidas, foi apresentada nesta quinta-feira (23), em Bento Gonçalves/RS. Um espécie de secador de cabelos gigante foi apresentado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com a Lazo TPC do Brasil, dona da tecnologia. Eles denominaram de TPC (Thermal Pest Control), ou seja, controle térmico de pragas – um processo de imunização de culturas agrícolas à base do ar quente. O equipamento emite um jato de ar quente lançado sobre as plantas a uma determinada velocidade e temperatura e acaba com os fungos, bactérias e demais pragas, agindo unicamente na forma física das plantas. Descoberta no Chile por Florêncio Lazo, a tecnologia está sendo testada há dois anos no Rio Grande do Sul pelo enólogo Mario Geisse, diretor técnico de uma vinícola de Pinto Bandeira. Segundo o enólgo além de se eliminar o uso de pesticidas e agrotóxicos, a análise das uvas encontrou a presença do dobro de resveratrol, uma substância que combate o envelhecimento das células, em comparação com as outras uvas tratadas com agrotóxicos. Para produzir o calor utiliza-se gás GLP.

-----------------------------------------------
Mostra Carmen Flores

Antecipando tendências que serão apresentadas na Casa Brasil- Feira de Móveis de Alto padrão e design que acontecerá em Bento Gonçalves no inicio de agosto, no próximo sábado em Porto Alegre as designer bentogonçalvenses Marta Manente e Taísa Baldissera convidam amigos e clientes para conferir o especial ambiente de estar social e jantar na 2ª Mostra de Decoração Carmen Flores. Em 25 ambientes e em um espaço que reproduz uma casa de 100 metros quadrados estão tendências do setor concebidas por arquitetos convidados e por 13 alunos da disciplina de Layout do Curso Superior de Design da Ulbra Canoas.
------------------------------------------------
Desemprego não confirmou previsões mais pessimistas

O resultado do IBGE divulgado nesta quinta-feira não quer dizer que vai tudo bem no mercado de trabalho. A saber, a taxa de desemprego de junho caiu para 8,1% em relação ao 8,8% do mês de maio. Alguns economistas lembram que de janeiro a maio foram criados 180 mil empregos no Brasil. Nesse mesmo período do ano passado, foram criados 1 milhão. O mercado de trabalho segue, portanto, muito fraco. Aliás sobre desemprego,impressionante o dado revelado ontem pelo SIMECS de Caxias do Sul, entidade que representa as empresas do pólo metal mecânico . Nos últimos oito meses (outubro de 2008 a junho de 2009) já foram contabilizadas 6.189 demissões. O sindicato lembra que a utilização da flexibilização da jornada de trabalho por diversas empresas metalúrgicas evitou pelo menos mais 3.500 demissões no setor.

-------------------------------------------------
Brasil é o 4º preferido das múltis para investir

De olho no mercado brasileiro, multinacionais apontam o País como o quarto destino preferido para investimentos nos próximos dois anos, segundo uma pesquisa da Conferência das Nações Unidas (ONU) para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. A entidade também apurou que haverá queda de 50% no fluxo de investimentos no mundo em 2009, leve retomada em 2010 e recuperação substancial em 2011.

A pesquisa ouviu mais de 240 multinacionais. Dessas, 50% planejam investir em 2011 mais do que investiram em 2008 - no caso das asiáticas, o porcentual chega a 57% e no das americanas, a 71%. Esse resultado indica que o processo de internacionalização será retomado, ainda que forma mais lenta. Outra diferença: o padrão mudará e haverá preferência cada vez maior pelos países emergentes.

A liderança na preferência das múltis é a China, com 56%, seguida pelos Estados Unidos (48%). A terceira posição entre os principais destinos é da Índia. Pelo levantamento, o Brasil passou da quinta posição em 2008 para a quarta posição

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment