Últimas

Saiu as contas do primeiro semestre no estado

No primeiro semestre do corrente exercício, a arrecadação, a menor do Estado, em relação ao que estava previsto no orçamento, foi de 420 milhões, sendo R$ 260 milhões de receitas próprias e R$ 160 milhões de transferências federais.

O ICMS, principal item da receita própria, caiu próximo a 5%, em termos reais, quando comparado com igual período do exercício anterior. Nominalmente, isto é, sem descontar a variação decorrente da inflação, ficou praticamente estabilizado, o que foi positivo diante da queda, muito maior, ocorrida nas receitas federais.

As transferências federais têm origem principalmente em dois tributos, que são o Imposto de Renda e o IPI. O Imposto de Renda caiu 5% em termos reais no período. Já o IPI apresentou uma queda superior a 28%. Essa redução de arrecadação do IPI teve como principal componente o item automóveis, cuja arrecadação neste exercício foi quase 80% menor que no exercício anterior.

Aliás, segundo o Tribunal de Contas da União, as isenções nos dois tributos que são compartilhados com estados e municípios vêm crescendo ano a ano, a contar de 2004.

Esse reflexo se faz sentir muito mais nos municípios, principalmente os menores, que são os mais dependentes de transferências federais. Apesar disso, o governo do Estado ainda apresenta superávit na sua execução orçamentária, obtido mediante grande contenção das despesas de custeio e dos investimentos, com um grau de realização pouco superior a um quinto do previsto para o exercício.

A despesa com pessoal apresenta leve tendência de superação à previsão orçamentária, em decorrência dos reajustes da chamada Lei Britto.

Então, apesar de toda a crise política, das denúncias contra Ieda e por mais que critiquem o atual governo, não podemos deixar de realçar a seriedade no trato das finanças públicas.
---------------------------------------------------
Enquanto isso Itália

Em meio a muita polêmica, entrou em vigor no último sábado a lei do governo de Silvio Berlusconi, que considera a imigração ilegal como crime na Itália e autoriza cidadãos voluntários a fazer rondas nas ruas do país. A cota dos agentes oficiais que fazem a vigilância foi ampliada recentemente em até 4.250 soldados.
--------------------------------------------------
Móvel também será atração turística em Bento

Brevemente Bento Gonçalves poderá contar com mais uma atração para os turistas. A SCA Indústria de Móveis prepara um amplo showroom que estará aberto ao público também nos finais de semana com vários ambientes mobiliados, possibilitando aos visitantes conhecerem o melhor da produção local em móveis planejados. Uma iniciativa digna de elogios que revela o espírito visionário de seus dirigentes. Considerando o número cada vez mais crescente de turistas que visitam Bento Gonçalves e seus roteiros e considerando o perfil deste turista, na maioria de classe média alta, desprezar o potencial de compra de móveis deste público é algo difícil de se entender. Assim, como a SCA que vai abrir suas portas para os turistas, quem sabe outras indústrias não façam o mesmo. Ou então quem sabe não se crie na cidade um atrativo turístico permanente do setor moveleiro. Uma espécie de Casa Cor, onde periodicamente poderia se mudar ambientes e agregar outras atrações.
------------------------------------------------------
A Casttini Móveis de Bento Gonçalves projeta duplicar sua produção nos próximos meses. A expansão da fábrica localizada no distrito industrial de São Valentin no interior de Bento Gonçalves deverá ser concluída no primeiro semestre de 2010. De acordo com o diretor Vitor Agostini o projeto prevê dobrar a capacidade de produção para poder atender a demanda do mercado , principalmente da região norte/nordeste e de São Paulo- hoje não temos como ampliar nossa atuação pois falta capacidade de produção, também não temos como produzir novas modulações pois falta espaço na fábrica- revela. Enquanto isso a empresa anuncia novidades na sua linha de móveis modulados em dormitórios, closets , balcões e cômodas. A utilização de painéis em MDF revestidos com BP conferem modernidade e design aos produtos. MDF Revestido é uma chapa produzida com substrato de MDF, que recebe o revestimento BP - Melamínico de Baixa Pressão - que oferece grande resistência, ótimo acabamento, facilidade no uso, versatilidade na aplicação, redução de tempo e baixo custo. Outro destaque é a utilização de um painel que apresenta os veios em baixo relevo com o desenho da madeira e com aparência e a textura da madeira natural.
----------------------------
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment