Últimas

O destino do Vale na mesa hoje...

Uma segunda-feira que será marcada pela polêmica em Bento Gonçalves pois há uma expectativa para se saber que decisão a Câmara dos Vereadores adotará sobre o projeto de zoneamento do Vale dos Vinhedos. Aquele que autoriza inclusive a criação de lotes populares. Depois de ter sido desarquivado repentinamente, sem tempo para debate público, ter sido votado, aprovado e em seguida vetado pelo prefeito, agora o projeto esta novamente na câmara. Todos querem saber como os vereadores irão interpretar o veto do prefeito. Se derrubarem o veto, com se anuncia, restará saber se o prefeito irá recorrer da decisão à justiça. Mesmo que ele não faça isso, a Aprovale , associação que representa empresários e produtores no Vale, ingressará em juízo com uma ADIN- Ação Direta de Inconstitucionalidade, alegando vício formal e relatando diversas irregularidades no tramite do projeto. A propósito, a direção da Aprovale parece que passou o fim de semana tentando convencer pelo menos seis dos 11 vereadores de Bento Gonçalves a manter o veto do Prefeito.

Se derrubado o veto, vai ser um duro golpe para o turismo da região.

Agora, não é de se admirar sobre o pensamento dos edis legisladores. Quero crer que eles estão realmente do lado dos pobres. Lotes populares serão vendidos por apenas R$ 40 mil e financiados em longo prazo para que todos os sem moradia própria, todos os sem tetos e aqueles sem terra possam comprar um terreno no loteamento. De fato, loteamentos populares e cooperativas habitacionais, podem servir de exemplo e tornar Bento uma cidade também reconhecida por sua política de distribuição de renda e oportunidade as classes menos favorecidas.

Entendo também a situação dos produtores de vinho do vale. Dos donos das terras. Como condenar um produtor que sofrem há anos com o preço baixo pago pela fruta? Vender as terras , ou lotear dá muito mais dinheiro do que produzir. Mas isso não é problema dele. Acho que se quisermos preservar o Vale como atração turística é preciso políticas públicas e indenização aos que querem vender.

-------------------------------------------
Acho que a imprensa errou em dar tanta repercussão ao episódio da semana passado do garoto pichador de uma escola de Viamão. Basta visitar qualquer escola de periferia para se constatar a existência de paredes sujas, mesas e cadeiras riscadas, muros grafitados, e outras manifestações de vandalismo contra o patrimônio coletivo. Embora a regra geral seja a impunidade, de vez em quando alguns diretores e professores mais corajosos fazem valer a autoridade que a sociedade lhes conferiu. Então que seja exercida a autoridade. Ao aplaudir a professora, muitas pessoas estão querendo dizer que o país precisa de governantes responsáveis e autoridades cumpridoras de suas atribuições
------------------------------------------

Foi eleito nesse final de semana o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, como o novo presidente do PP estadual em substituição ao deputado Jerônimo Goergen. Sabe-se, nos meio políticos, que Bertolucci nunca escondeu sua intenção pessoal de aproximar o PP do governo Yeda.
-----------------------------------------------
Abimóvel: Atual presidente pretende reeleição

José Luiz Diaz Fernandez concorre à reeleição da Abimóvel, no final do ano.O atual presidente da associação declarou a Revista Móbile que vai concorrer novamente ao cargo. A data das eleições ainda não foram definidas, nem tampouco o período para inscrição de chapas. Antes disso é provável que se encontre um consenso para a inscrição de uma chapa única.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment