Ministro em Bento para assinar convênio com Ibravin

O ministro interino de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, estará em Bento Gonçalves nesta sexta-feira (2) para a assinatura do convênio para criação efetiva da Rede Tecnológica de Vitivinicultura. O ministro estará às 18h, na Embrapa Uva e Vinho. O convênio prevê o investimento de R$ 10 milhões este ano e no próximo.

Segundo o Ibravin em um primeiro momento, a rede integrará instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. A rede será um órgão de articulação para atrair recursos destinados à inovação do setor no Brasil, como a busca por novas variedades de uva, o desenvolvimento de novos processos industriais, entre outros itens.
----------------------------------------
Revolução nos parreirais da Salton

Impressionante o que a Vinícola Salton está fazendo com os seus fornecedores/produtores de uva em Bento Gonçalves. Uma verdadeira revolução nos métodos de plantios e nas propriedades. Imaginem convencer agricultores com mais de 40, 50 anos de experiência no plantio de videiras ter que mudar métodos, processos, hábitos, registrar, anotar, conferir,contabilizar enfim, tudo, tudo,tudo.
O editor esteve nesta quarta-feira acompanhando na sede da vinícola em Tuiuty a entrega dos certificados do programa Valor e ficou muito impressionado com o comportamento do agricultores. Todos eufóricos, felizes, satisfeitos e esperançosos com a valorização da uva. Um projeto piloto do programa de certificação Valore, da Bayer CropScience.
Alguns fornecedores da Salton acabam de receber a certificação Bronze pelo cumprimento dos princípios básicos do programa, que incluem sistema de gestão integrado, adoção de boas práticas agrícolas, cuidado e preocupação com o meio ambiente e com a segurança dos trabalhadores, além de atendimento rigoroso à legislação brasileira.

Ao todo a certificação tem três níveis - Bronze, Prata e Ouro - e esta é fornecida após validação da TÜV Rheinland, uma das principais empresas certificadoras do mundo. A obtenção da certificação facilita a exportação para o mercado internacional, traz segurança para o consumidor e garantia para as empresas que investem em seus produtos conforme revelou o diretor presidente da Vinícola Salton, Daniel Salton.
--------------------------------------
Caxias do Sul recebe segunda loja TaQi.
Grupo TaQu ( ex-Herval) inaugura loja em Caxias do Sul. Situada no bairro São José, no Centro Comercial Alpha Center, é a segunda loja na cidade e a 66ª da rede. Com mais de 1.200 m² e 12 funcionários a unidade é especializada em Material de Construção e Ferramentas.
-----------------------------------
Miolo e as garrafas sustentáveis

Atenta aos cuidados com o meio ambiente, a Miolo Wine Group buscou para suas garrafas de vinhos e espumantes o selo Leve+Verde. O conceito atesta que a embalagem é produzida com base nas melhores tecnologias aplicadas para reduzir seu peso. Produzidas pela O-I Owens Illinois do Brasil, maior fornecedora mundial de frascos de vidro, as embalagens tiveram redução de aproximadamente 30% em seu peso. As garrafas começam a ser usadas na linha da Almadén neste ano. O selo é fornecido pela matriz norte-americana da Owens Illinois.
-----------------------------------------
Projepack comemora 15 anos

A Projepack Indústria de Máquinas para embalagens de Bento Gonçalves, comemora seu 15º aniversário prevendo a renovação visual dos equipamentos que comercializa. A aposta é inovar no design, agregando competitividade aos produtos e, além disso, diferenciais que permitam à marca manter sua posição de liderança no segmento. A nova cara do maquinário terá a assinatura da equipe da DB Engenharia e Design, empresa de Farroupilha, e deve ser exibida ao mercado já nos próximos meses.

A Projepack comercializa equipamentos com tecnologia para embalar produtos diversos, conforme a demanda específica de cada cliente. Seu portfólio apresenta conjuntos para embalar com filme liso ou filme bolha e termo encolhível; ou com filme stretch no sistema de envolvimento horizontal; transportadores de esteiras ou roletes; e máquinas para fazer caixas a partir de papelão ondulado e em bobina.
------------------------------------
Nova SCA em Santos
A marca de móveis planejados S.C.A. ganhou novo ponto e nova gestão em Santos no interior de São Paulo. Os empresários Wellington Santos e Marcelo Reche, reconhecidos como proprietários do showroom S.C.A. em Praia Grande, a partir de 01 de julho estarão à frente também do mais novo empreendimento da marca, desta vez, em Santos (SP). Com uma área de 450 m2 dividida em dois pavimentos, o empreendimento localizado na charmosa Rua Azevedo Sodré apresenta 17ambientes.
--------------------------------
Agora Aline Moraes assina Favorita

A marca de móveis planejados Favorita escalou sua nova garota-propaganda. A atriz Alinne Moraes substitui a Grazi Massafera na campanha publicitária da grife da Serra.O Grupo Unicasa, da qual a grife faz parte, planeja crescer 25% neste ano, atingindo faturamento de R$ 406 milhões.
----------------------------
FIFA bloqueia Hotel no Vale dos Vinhedos para a Copa

O Hotel Villa Michelon acaba de assinar contrato com a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) que determina o bloqueio dos apartamentos para o período de 15 de maio a 15 de agosto de 2014.

Ainda não se sabe se o Villa Michelon receberá alguma seleção ou se hospedará a imprensa, equipe técnica, ou ainda membros da delegação da FIFA, mas o que está confirmado é que o hotel está qualificado para o maior evento de futebol do mundo. Inclusive, o empreendimento já recebeu a visita de uma equipe da Federação, que esteve na região para conhecer a estrutura oferecida.
----------------------------------
Todeschini em Patos de Minas

Atuando sob nova direção há oito meses, a Todeschini de Patos de Minas reinaugura nesta quinta-feira, dia 1º de julho, a partir das 20h30min, com sede reformada e novo show room assinado por profissionais locais.Para brindar a boa fase, as empresárias Dayane Troost e Luciana Andrade Lima recepcionarão amigos, parceiros, fornecedores, público especificador, para um charmoso coquetel.Durante o evento, os convidados poderão andar pela ampla sede de 240m², sendo 170m² destes só de show room, e conhecer os seis ambientes em exposição no local, decorados e assinados por arquitetos e designers de interiores da região. decoração do Alto Paranaíba, a Mostra Todeschini 2010 Patos de Minas – também idealizada por Dayane Troost e Luciana Andrade Lima.
----------------------------
Orlando Marin continua na presidência do Simplas

Presidente permanece no Simplas- Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho pelo terceiro mandato consecutivo. Chapa única foi aprovada pela assembleia.
------------------------


Deu no Estadão
Fungicida altera fermentação da uva

Um estudo feito pelo especialista na sede da entidade de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS), indicou que resíduos de produtos químicos, especialmente os fungicidas, presentes nas uvas colhidas nos parreirais e encaminhadas para as vinícolas, podem prejudicar o processo de fermentação e afetar a qualidade do vinho.

Leveduras. "Por causa do clima muito úmido da região, o uso de produtos químicos é fundamental para a produção de uvas sadias, livres de organismos patogênicos, como fungos", diz o pesquisador. "O problema é que o processo de fermentação das uvas é feito por leveduras, que também são fungos. Então, se a uva que vai para a campina tiver traços de fungicidas, as leveduras serão prejudicadas e a fermentação sofrerá alterações."

Silva conta que percebeu os indícios dessa alteração há alguns anos, quando vinicultores reclamavam que os vinhos produzidos por eles estavam com alta taxa de açúcar. "Havia casos nos quais a concentração chegava a 50 gramas por litro, o que é muito para um vinho de boa qualidade, porque causa a propagação de bactérias que elevam o teor de acidez do vinho", diz.

O especialista ainda diz que os resíduos de agrotóxicos podem deixar os vinhos mais turvos durante a fermentação. "Observamos casos nos quais o vinho começa a ficar turvo próximo do sétimo mês após o início da fermentação. Investigamos outras possibilidades e concluímos que isso também tem acontecido devido ao excesso de fungicida", afirma.

A pesquisa feita por Silva, entretanto, mostra que essas alterações nem sempre são causadas pelo não respeito às quantidades de fungicidas ou o prazo de carência entre as aplicações. "Fizemos testes com os 13 produtos mais utilizados aqui na região e notamos que mesmo respeitando as especificações alguns desses produtos ainda apresentavam resíduos", revela. Por outro lado, Silva também diz que alguns fungicidas testados até auxiliaram o processo de fermentação. Com os resultados em mãos, o próximo passo é divulgar para os produtores da região quais os produtos que estão fora dos padrões.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment