Escolaridade e Esgoto
A divulgação pelo IBGE nesta quinta-feira de que o Rio Grande do Sul possui uma das piores redes de esgoto do País e de que o Estado também tem a segunda menor escolarização na Educação Infantil, é no mínimo surpreendente. Os dados constam da publicação “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável” e referem-se há dois anos atrás (2008). O Estado possuía, em 2008, apenas 19% das residências localizadas em zona urbana atendidas por rede coletora de esgoto. Não estamos falando de fossa séptica e sim de rede coletora. Somente oito estados brasileiros coletam esgoto, através de rede, em menos de 20% dos domicílios localizados em zona urbana.

Outro ponto negativo para os gaúchos diz respeito à educação. O Rio Grande do Sul sempre se vangloriou por ser o estado com os mais altos índices de escolarização do Brasil. Nada mais justo em um País em que a educação sempre foi uma das maiores deficiências. O estudo, no entanto, veio para acabar com o mito de que somos o estado que mais se preocupa com a educação no País.

Das cinco faixas etárias analisadas sob o ponto de vista dos índices de escolarização da população, em três o Rio Grande do Sul está abaixo da média nacional.

Na faixa etária que engloba crianças entre 5 e 6 anos, correspondente à Educação Infantil, o Estado está 15,7% abaixo da média nacional. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos também estamos abaixo da média nacional e entre os jovens de 18 a 19 anos, estamos cinco pontos percentuais abaixo da média nacional. Estamos bem apenas entre 07 e 14 anos e entre 20 e 24 anos.

As desigualdades na escolarização merecem mais reflexão. É fácil concluir que assim como no país no RS o nível de escolaridade da população é baixo e desigual. Sobre a educação infantil o fato é que temos um acesso restrito à educação infantil de qualidade, sobretudo pelas crianças de 0 a 3 anos.´

Outro dado reforça a constatação de que os mais pobres ficam fora do acesso a educação infantil. O atendimento de crianças de 0 a 3 anos cujas famílias recebem até ½ salário mínimo é quatro vezes menor do que o das crianças cujas famílias têm rendimento mensal médio acima de três salário mínimos".

O Brasil atende apenas 10,8% das crianças cujas famílias ganham até ½ salário mínimo. Precisamos de mais creches.

Em época de campanha eleitoral vamos prestar atenção nas propostas dos candidatos para a educação. Deve-se esperar que, com prioridade governamental e social, sejam solucionadas os persistentes problemas de educação.
---------------------------------
Cinema no Lamérica vai reabrir
Boa noticia a da provável reabertura do cinema no shopping Lamérica em Bento. Tomara que seja possível assistir sempre filmes atualizados. Os cinemas fecham em Bento porque os filmes são pouco atrativos, falta divulgação, falta promoções e motivação para o público. Um cinema continua sendo um bom programa.

-----------------------------
Escolha da Rainha no tapetão
Lamentável a informação de que a escolha da Rainha da Indústria e Comércio RS, promovido em Bento Gonçalves e que contou com verba pública tenha apresentado irregularidades. Em um manifesto assinado por 17 das 57 candidatas ao título, as postulantes à coroa reclamam que houve quebra do regulamento do certame. Parece que não é apenas uma irregularidade. O regulamento não foi observado. Independente do mérito da questão e da discussão jurídica que certamente acontecerá, a simples noticia de que o evento apresentou falhas depõe contra a tradição que Bento ostenta de organizar eventos exemplares.
------------------------
Sobre o caso do sigilo fiscal
Demita-se o secretário da Receita Federal, Otacílio Capacho, quer dizer: Cartaxo, e ponto: sepulte-se a crise da quebra de sigilo fiscal do tucanato E NÃO SE FALA MAIS NISSO!

Ué, não foi assim, ou parecido, que aconteceu com outros pecadilhos da atual administração, como a quebra do sigilo do caseiro Francenildo, o dossiê – corrijo – “banco de dados” sobre as despesas do casal FHC pagas com cartão corporativo e etc etc etc e muitos outros etc.

Foi ou não foi?
---------------------
Keko
A Keko Acessórios dá mais um importante passo na consolidação do projeto da sua nova planta fabril própria, que está sendo construída em Flores da Cunha, com previsão de inauguração para abril de 2011. A companhia, que ocupa a liderança nacional em acessórios para personalização de veículos automotores, está investindo aproximadamente R$ 1 milhão em tecnologia da informação. O projeto prevê a aquisição de equipamentos extremamente sofisticados e de alta performance visando atender o momento atual e suportar a expansão e o crescimento da empresa por no mínimo cinco anos.
------------------------------------------
Preso que estudar terá pena reduzida
Os condenados em regime fechado ou semiaberto que decidirem estudar podem ter redução de pena garantida pela lei, na razão de menos um dia de prisão para cada 12 horas de freqüência escolar. É o que estabelece o substitutivo a projeto de lei do Senado (PLS 265/06) aprovado, ontem, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).Também ficou estabelecido que o estudo poderá ser desenvolvido de forma presencial ou pelo método do ensino a distância.

Resumindo, se o preso estudar um ano – independentemente do crime que tenha praticado — terá redução de pena de seis meses.
-----------------------------------
Proamb e Cimpor
A Fundação Proamb, de Bento Gonçalves (RS), e a Cimpor Brasil, firmaram contrato de parceria em coprocessamento. A assinatura é a primeira etapa do projeto de implantação do trabalho conjunto que culminará com o início da operação da blendagem da Proamb, em outubro de 2011, que fornecerá blend para a fabricação de cimento na unidade de Candiota (RS) da Cimpor.

A parceria entre Proamb e Cimpor vem ao encontro da portaria da Fepam publicada em abril deste ano, que fixou em 18 meses para que os resíduos de classe I com característica de inflamabilidade passem a não ter mais destinação final em aterros. O coprocessamento é a solução no caso, pois é uma técnica que destina e destrói esses resíduos de maneira definitiva, não gera passivos ambientais e utiliza o potencial energético do material. A operação do sistema culmina com a produção de cimento com qualidade, sendo que o forno cimenteiro faz a destruição total dos resíduos.O poder calorífico desse blend deve ser superior a 3.500Kcal/kg. Entre os resíduos sólidos que podem fazer parte desse composto estão resinas, colas, borras de tintas, materiais impregnados com óleos, graxas e solventes.
-----------------------------
Vendas de veículos crescem 10,14%
As vendas de veículos cresceram 10,14% no acumulado dos oito meses do ano em comparação ao mesmo período de 2009, totalizando 3.410.604 unidades.Em agosto, o aumento foi de 4,5% em comparação a julho, com a comercialização de 482.379 veículos.

As vendas de caminhões foram as que tiveram a maior alta no acumulado desde o início do ano. O crescimento de janeiro a agosto deste ano em relação a 2009 foi de 54,44%. De julho para agosto, no entanto, o setor apresentou queda de 9,71%.

Os veículos comerciais leves registraram aumento de 8,5% nos oito meses do ano. As motos tiveram um aumento de 8,76% nas vendas no período de janeiro a agosto em relação aos mesmos meses de 2009. Na comparação do mês passado com julho, o crescimento foi de 7,17%. (Anfavea)
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment