Sobre presídios

O Ministério Público de Contas determinou esta semana a suspensão da construção de seis novos presídios no Rio Grande do Sul, por falta de licitação formal. Entre as obras suspensas está o novo presídio de São Francisco de Paula.

Uma terrível noticia para as comunidades de Canela e Gramado por exemplo que neste ano registram aumento nos índices de criminalidade e não possuem alternativas prisionais para os delinqüentes que agem nestas cidades.

Outro dia, sem ter onde colocar os presos, as autoridades da segurança pública do presídio de Taquara, que fica mais próximo propuseram abrir 10 vagas em troca de um aluguel mensal de R$ 3 mil. Isto é, o Presídio de Taquara, abre 10 vagas para os delinquentes gramadenses em troca de uma contribuição de R$ 3 mil mensais.

O prefeito e lideranças de Gramado relutam em aceitar. O Consepro já avisou que não dispõe desses recursos. Mas uma comunidade que tem milhões para realizar eventos como o próximo  Natal Luz não poderia pagar?

A falta de vagas nas penitenciárias é um dos problemas de maior gravidade na atualidade quando tratamos da segurança pública. Por outro lado, nunca se prendeu e se condenou tanto. Em quase vinte anos houve uma explosão carcerária no Brasil.

Aumentar as vagas somente não resolve o problema. É preciso revisão no sistema. Atualmente, de cada cinco presos, um é ilegal. Ou seja, ou já cumpriu sua pena ou poderia estar no regime semiaberto.

É necessário um combate à morosidade judicial, a redução do encarceramento de presos provisórios e novas abordagens para os crimes de menor complexidade. É preciso ainda colônias penais agrícolas, industriais, escolarização e profissionalização dos presos
-------------------------------------------
Enquanto isso na  Noruega.
Imaginem se este presídio fosse no Brasil...
Vista Externa do presídio

Cela individual

Cela Dupla

Sala de leitura e jogos

Escritório do guardinha

Cozinha e salão de refeições


oficina
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment