Já esta na Câmara de Vereadores em Bento Gonçalves o projeto de lei do Executivo que confere autonomia financeira às Escolas Municipais. Caso a lei seja aprovada, os recursos serão repassados ao Círculo de Pais e Mestres que terá a responsabilidade de administrar o dinheiro. Mas tudo deve ser decidido com o aval dos conselhos escolares. A idéia da secretaria de educação é de que o novo modelo vai agilizar os investimentos e descentralizar as decisões, principalmente dos recursos que são destinados ao custeio de despesas nas escolas.


A lei permitirá aos CPMs a gestão das despesas como a compra de materiais didáticos, de higiene, limpeza, de educação física, de pequenas obras de manutenção e caberá a Secretaria de Educação a criação de uma comissão de investimentos, manutenção e equipamentos que acompanhará a implantação e efetivação da gestão financeira independente nas escolas.

Bem, a descentralização de recursos e a democratização da gestão são importantes e são reivindicações populares, necessárias para a melhoria da qualidade das escolas, porque comprometem a escola e a comunidade em torno de interesses comuns. A nova lei vai dar certamente possibilidade às escolas resolver mais rapidamente problemas mais simples, vai proporcionar mais participação dos pais, maior transparência e economia no uso dos recursos;e adequação das despesas às necessidades das escolas. É um avanço.

Mas é bom lembrar que a descentralização de recursos não pode diminuir a responsabilidade do executivo municipal, que deve continuar sendo um agente de financiamento educacional mantendo os investimentos necessários e garantindo os recursos às escolas.

São ao todo 16 escolas infantis, 23 escolas de ensino fundamental e uma escola de ensino médio, que terão autonomia financeira. Ouvi uma declaração da Secretária de Educação, Jaqueline Fávero, que disse que “a realidade exige objetividade e ações concretas que garantam a funcionalidade dos educandários”. Tem razão a secretária. Esperamos que a lei dê mais agilidade ao repasse de verbas e que não haja principalmente à insuficiência de recursos.
---------------------------------
Os gastos federais com pessoal vão crescer de novo em 2011. O contribuinte será forçado, mais uma vez, a suportar uma despesa crescente sem receber em troca serviços proporcionais ao custo. Salários maiores e aumento do número de funcionários.

Pela proposta enviada ao Congresso, a União deverá gastar 8,8% mais.No projeto enviado pelo Executivo estão previstos a criação ou provimento de 40.549 cargos e a contratação de 34.918 servidores.

Mas o aumento de gastos poderá ser maior. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) propõem um aumento salarial de 56% para os servidores do Judiciário. O projeto está em tramitação desde o ano passado e sua aprovação poderá resultar num gasto adicional de R$ 6,4 bilhões, segundo cálculo divulgado pela organização Contas Abertas, especializada em finanças públicas. Além disso, deputados e senadores também reivindicam salários maiores. Os parlamentares ganham hoje R$ 16,5 mil, têm direito a 15 salários anuais e ainda recebem vários adicionais.

O contribuinte será forçado a pagar mais para sustentar os quadros do serviço público, em todos ou quase todos os níveis da hierarquia. Só falta saber o tamanho do novo aumento.

O aumento real do gasto com o funcionalismo só se justifica se houver ganhos de produtividade, expansão dos serviços prestados e a necessidade de competir com o setor privado pelo melhor pessoal. Os salários tornaram-se muito mais atraentes, mas a qualidade dos serviços e a produtividade pouco ou nada mudaram. Em certas áreas pioraram por causa do aparelhamento.

Pelo que se observa, ano que vem será ano de fartura
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment