Todos os comentários feitos pelo autor deste blog, são de responsabilidade do autor. Os comentários feitos por visitantes, não são de responsabilidade do autor. Blog independente, de conteúdo noticioso, com foco em Economia, Negócios, Política e Atualidades.


29/07/10

ESPECIAL FORMÓBILE II

Affemaq

As Indústrias gaúchas associadas da Associação dos Fabricantes de Ferramentas e Máquinas para a Indústria Moveleira (Affemaq) participam da Formóbile em São Paulo de forma individualizada. A entidade não conseguiu espaço suficiente para acomodar todas em um único local.
Mesmo assim a entidade mantém um estande institucional na feira para divulgar os associados e as ações do grupo. Estão na Formóbile as associadas da Affemaq,Lidear Máquinas do Brasil, Wirutex do Brasil, Metalúrgica Basso, Projepack Máquinas para Embalagens, Hiller Equipamentos Mecânicos, Maquimóvel Máquinas e Equipamentos PCR , Akeo, Aspersul, entre outras.

Impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e parceiros, a entidade tem promovido ações comerciais em importantes feiras do setor e em ações inéditas com as mostras realizadas nos pólos moveleiros de Ubá(MG) e em Brasíla. Em Setembro a entidade promove uma mostra de produtos em Mirassol (SP).

A participação nas feiras também possibilita a entidade em nível institucional manter contato com outras associações e com demais entidades ligadas ao segmento moveleiro das mais diversas regiões do país.

As relações estabelecidas contribuem para as próximas ações do grupo, visando formar novas parcerias e desenvolver ações que possam trazer vantagens para ambas as partes.
----------------------------------
Bigfer

A Bigfer de Farroupilha, que no inicio deste ano anunciou a aquisição da unidade brasileira da Hettich, empresa alemã com fábrica em Curtiba (PR) líder no mercado de acessórios, lança na Formóbile uma linha nova em puxadores denominada Contatto. São puxadores em vários tamanhos, puxadores perfis produzidos em alumínio e zamac com ponteiras e com acabamentos em cromo acetinado, inox, escovado ou pintados. Na Formóbile a Bigfer apresenta ainda diversos itens em acessórios para a indústria moveleira e ferragens.
--------------------------------------
Lidear

A Lidear Máquinas de Bento Gonçalves, especializada em equipamentos de furação, participa da Formóbile apresentando equipamentos com grande evolução tecnológica , onde o tempo de setup é o mais rápido do mercado (até 5 min). Tempo de setup ou setup é o tempo de preparação.Quando se esta produzindo um determinado produto e vamos passar a produzir um outro utilizando os mesmos equipamentos temos que fazer uma parada para troca de ferramentas, ajustes, limpeza, etc. Este tempo improdutivo é o setup.Com 11 anos de ISO9001, 17 anos de uso de conceito 5S, 24 anos de atividade e mais de 5 mil máquinas no mercado, a Lidear apresenta na feira a Furadeira F500-B, com maior robustez e precisão, facilidade de regulagem e uso e grande flexibilidade ,que possibilita a furação em peças de até 70 mm de espessura e apenas 120 mm de comprimento, 700 mm de largura. A máquina tem cabeçotes bipartidos, podendo fazer linhas de furos paralelos entre 128 a 500mm, com correias de pré-posicionamento de peças e transporte com 2 velocidades. A Lidear esta entre as marcas mais lembradas pelos industriais brasileiros quando o assunto é tecnologia em furação.
-----------------------------------------
Renner Sayerlack

A Renner Sayerlack, maior e mais especializada em tintas de transformação de madeiras da América Latina, é uma das mais antigas integrantes do Orchestra Brasil. Atualmente o foco da empresa é a divulgação dos produtos de alta tecnologia e ecológicos, como Poliésters, Poliuretanos de alto sólidos, Ultra Violeta e os de tecnologia a base de água. Na Formóbile apresenta ainda novos acabamentos e processos de pintura totalmente exclusivos.
-----------------------
Sudati

Sudati Painéis instalada no município catarinense de Otacílio Costa destaca-se na Formóbile apresentando novas padronagens em painéis para o setor moveleiro. A Sudati oferece ao mercado chapas de compensado, painéis em MDF natural e revestido em BP com revestimentos unicolores e madeirados, com opção de acabamento texturizado e nature. Destacam-se o Maple, Wengue, Versati, Carvaho, MDF Branco, cinza, azul e o Alicante.

Fundado em 1998, o Grupo Sudati é um dos principais fornecedores de chapas e compensados para as indústrias moveleiras. Com cinco parques industriais no estado do Paraná, em 2008 iniciou a produção de MDF em sua nova fábrica em Otacílio Costa. Com área de 120mil mts2 de parque fabril, sua meta é produzir 220 mil m3 de chapas por ano.
-------------------------------
Assédio dos estrangeiros a empresas nacionais é grande

A indústria de madeira-móveis está entre os setores da economia brasileira que vem atraindo capital estrangeiro para o País. No segmento de máquinas por exemplo, muitos grupos internacionais associaram-se a fabricantes brasileiros e produzem maquinário com alto valor agregado competindo diretamente com a industria nacional. Há fabricantes brasileiros de máquinas que na Formóbile já receberam propostas para estabelecer parceria com grupos estrangeiros. O assédio é grande. A maioria afirma que a abertura da economia brasileira colocou o empresariado diante de um dilema: encolher a companhia e resignar-se a um papel de pouco destaque no mercado ou vendê-la para um grupo mais forte. A segunda opção, em muitos casos, parece a melhor alternativa.
-----------------------------------------------
Linhas de Financiamento Finame impulsionam o setor

Na Formóbile também, constata-se que a facilidade ao credito para a compra de máquinas tem aquecido o setor. Para a maioria dos fabricantes nacionais,principalmente de máquinas destinadas a pequenas e médias indústrias a venda do equipamento via Finame chega a representar 80% do faturamento. No Finame, o repasse dos recursos do BNDES é feito nas mesmas condições para todos os bancos. Pode-se financiar máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional, com prazos de carência e amortização que variam de banco para banco e o valor financiado pode chegar a 100%. A taxa de juros é de 4,5% ao ano.
----------------------------------------------------
Tecidos

Na Formóbile também há uma completa exposição de tecidos destinados a fabricantes de móveis e estofados. Observa-se tendências em tecidos naturais, com neon e ecológicos . Grandes indústrias que integram o Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT (Original TexBrasil Décor) estão lançando muitas novidades na ForMóbile 2010.

Tem tecidos aromatizados, tecido com Neon, que brilha no escuro e feitos com fibras naturais como o coco, tendências que prometem inovar o mercado têxtil.

A Temar apresenta os novos aromas de camomila, erva doce e mamy para sua linha de tecidos aromatizados, e duas grandes novidades: o tecido Neon, que brilha no escuro e o Cocona Natural Tecnology, tendências que prometem inovar o mercado têxtil.

“O Cocona é uma patente Norte Americana e nós estamos homologados para usar essa tecnologia de aproveitar as cascas do coco que são trituradas, queimadas e introduzidas no polímero do poliéster, ou seja, o poliéster fica com propriedades do carvão ativado, que proporciona eficácia no processo de resfriamento natural, absorvendo e distribuindo a umidade na superfície do tecido, que evapora muito rápido”, relata Eric Martins, Diretor da Temar.

O tecido da linha Cocona é indicado principalmente para o ramo de hotelaria, na fabricação de cortinas, colchas, estofados, almofadas, tudo que engloba a decoração de interiores, principalmente por ter a propriedade de controle de odores. “O carvão ativado absorve os odores que ficam no ar, como o cheiro de cigarro, por exemplo, ou em casa, quando o animal de estimação fica em cima do sofá, o odor não ficará impregnado. Além disso, é um produto sustentável, porque o coco é reaproveitado”.

Já o Neon é também um fio de poliéster que possui como principal característica a fosforescência. “Quando o tecido está num ambiente todo iluminado ele capta esta iluminação dentro da fibra e quando se apaga a luz ele libera a luminosidade. Este é um tecido com uma tecnologia que nós indicamos para clubes e para quartos de criança”, explica Eric Martins.

A fosforescência do tecido é transmitida pelo fio. Ao expor a luz do sol ou luz UV por um período de 10 minutos o resultado será de duas horas de fosforescência. “A intensidade da iluminação vai diminuindo até descarregar, como uma bateria, e ao receber luz o tecido é recarregado novamente, é um ciclo permanente”.

O único produtor de linho do Brasil, o Linifício Leslie, desenvolveu uma coleção de tecidos de linho cheia de novidades. A coleção 2011 traz a combinação do rústico com o sofisticado, a cor forte em contraste com o cru do linho. Uma grande variedade em releituras de desenhos clássicos que voltam para as tendências da decoração, além de novos desenhos em listras e texturas nos mais sofisticados fios de linho.

28/07/10

ESPECIAL FORMÓBILE  PARTE I

Akeo na Formóbile

Inovar, surpreender, desenvolver alternativas que fazem a diferença. Esta é a proposta da Akeo componentes para móveis de Bento Gonçalves. A Akeo apresenta na Formóbile uma linha ampla de puxadores. São 160 novos lançamentos em peças que misturam materiais como plástico, zamac, alumínio e inox com acabamentos em cromo ou cromo escovado. Cada linha da Akeo apresenta aplicações e motivos especiais, inclusive cores, fibras, pedras, vidros, cortiça, couro e até os cristais Swarovski. Os puxadores deixaram de ser peças discretas e tornaram-se amplos, maiores, mais robustos e são cada vez mais peças de destaque na composição dos móveis.

Uma linha que surpreende e agrada muito os visitantes da Akeo na Formóbile é a linha Essenza. São peças únicas feitas sob medida, sem cortes e emendas para cada puxador, não havendo o corte das placas, o que resulta num produto final único e personalizado destinado à móveis de alto padrão. As linhas Cristal, Millenium,Noble e Vitra também apresentam peças inovadoras, de alto padrão e com design único.

Na linha de puxadores em plástico, segmento que a Akeo tem grande participação no mercado, as peças são coloridas, com puxadores de embutir e infantis. Os infantis apresentam formatos especiais com motivos lúdicos e com cores fortes, como azul, amarelo, Pink entre outros.

A Akeo demonstra na Formóbile toda a sua capacidade de inovação, pesquisa e vanguarda. Suas peças fazem com que os móveis pareçam outros, e dão vida. Pelo formato, posição ou material.
------------------------------------------------
Hiller Máquinas

A Hiller equipamentos mecânicos de Bento Gonçalves, especializada em máquinas fresadoras participa da Formóbile em São Paulo apresentando ótimas soluções para indústrias moveleiras e para marcenarias. São maquias compactas, com um alto nível de segurança para os operadores, baixo custo de manutenção, e boa evolução tecnológica. A Hiller produz máquinas para fabricantes de móveis de escritório, racks, estandes,salas de jantar,para tampos de mesas, assentos e encostos.

O diretor Alexandre Faés da Silva diz que o mercado esta aquecido, fruto dos programas de incentivo a compra de máquinas do governo federal com linhas de financiamento como o Finame do BNDS. Atualmente cerca de 80% das máquinas vendidas pela Hiller são através do sistema.
------------------------------
Projepack
A Projepack participa da Formóbile comemorando 15 anos na fabricação de equipamentos com tecnologia para embalar produtos diversos. Seu portfólio apresenta conjuntos para embalar com filme liso ou filme bolha e termo encolhível; ou com filme stretch no sistema de envolvimento horizontal; transportadores de esteiras ou roletes; e máquinas para fazer caixas a partir de papelão ondulado e em bobina. Atendendo às necessidades do setor, a Projepack atua em todo o Brasil e no exterior, com ênfase no Mercosul, América Central e México, por meio de representantes regionais e exportadores credenciados. Em 15 anos de experiência a Projepack já vendeu mais de 1,5 mil equipamentos para diversos fabricantes. Um dos destaques na feira é a máquina para embalagem com filme de stretch sem túnel de encolhimento, com aros que variam de 900mm a 2000mm. O equipamento oferece economia de energia, dispensa aquecimento e alimentação por ar comprimido.
---------------------------------------
Dzainer
A D’Zainer de Caxias do Sul fabricante de rodas, rodízios, componentes plásticos e sistemas de movimentação para os segmentos moveleiro participa da Formóbile apresentando novidades em rodízios com aplicação de estampas, acabamento colorido, impresso pelo processo Smaltato. Este inovador processo permite decorar qualquer objeto ou peça que resista a temperaturas de 150°C, sem restrição de formato ou relevo. É possível criar qualquer imagem ou arte. Os rodízios são fabricados em nylon, aço, poliuretano e abs.
-------------------------------
Metalsinos


Gaúcha Metalsinos inova na Formóbile com puxadores exclusivos produzidos em zamac, inox e alumínio. São peças que ganham charme e elegância ao misturar diferentes materiais e estilos como madeira, vidro, pedras e plásticos. A empresa agregou valor aos produtos buscando atender as exigências dos clientes e a valorização do móvel com bom gosto e resistência.
-------------------------------
Piva
A Piva Comércio e Indústria de Garibaldi participa da Formóbile para estreitar o relacionamento com o setor moveleiro e estabelecer novos contatos confirmando negócios a médio e longo prazo. Com um estande institucional, a Piva estará expondo produtos e recepcionando clientes, parceiros, amigos e fornecedores na feira.


Produtora de Acessórios e Componentes para o setor moveleiro a Piva tem quase mil e cem itens para atender a fabricantes de cozinhas, áreas de serviço, home offices e dormitórios. Os produtos são fabricados em alumínio,aço, inox,madeira e vidro.

22/07/10

Sobre os juros
Há dois motivos para a redução das previsões de alta dos juros: está havendo uma revisão para baixo das expectativas de inflação e do ritmo de crescimento econômico, para um patamar de maior equilíbrio. Mas alguns analistas estão refazendo as contas porque acham que está havendo interferência política, por causa das eleições, no Banco Central.
---------------------------
Segue a preocupação com loteamentos populares no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Depois de ampla discussão, polêmica e projeto barrado no ano passado agora moradores denunciam que o assunto volta à tona.

Fontes revelam ao editor que há na prefeitura pedido de Certidões para lotear 12 hectares para o prolongamento da Ruas Luiz Pedro Di Marco e Mauri A. Scussel. Além disso, esses pedidos ingressaram com nomes de "laranjas" para esconder os verdadeiros interessados. E agora? Alguém precisa dar uma olhada nisso. Que tipo de loteamento será esse? Apesar da localização é bom ou ruim para o atrativo turístico no vale?
-------------------------------
Avisulat deve atrair 5 mil visitantes
Fomentar negócios e debater as perspectivas de mercado em busca de uma isonomia fiscal são alguns dos objetivos do Congresso Sul-Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat), que será realizado de 17 a 19 de novembro, em Bento Gonçalves. O evento será apresentado para jornalistas e lideranças políticas em Bento no próximo dia 29 de julho, deve atrair 5 mil visitantes que terão à disposição atividades informativas e feira de equipamentos, serviços, tecnologia, máquinas e implementos agrícolas.
------------------------------------------------
Eles na Cozinha é dia 21
A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves já vende os ingresso para o espetacular Eles na Cozinha edição 2010. Será dia 21 de agosto.O editor recomenda e chama a atenção para as atrações paralelas. A apresentação do evento que terá novidades e o show baile com o Musical Abertura de Caxias do Sul. Claro nada comparável aos saborosos pratos, feito por talentosos chefs.
--------------------------------------
Rolhas “inspiradas” da Vinícola Perini chegam ao mercado
Os amantes do vinho, colecionadores, e interessados de maneira geral poderão acompanhar uma ação inovadora que a Vinícola Perini, de Farroupilha (RS), apresentará no mercado brasileiro. Cerca de 15 frases especiais foram gravadas em milhares de rolhas da linha de varietais Casa Perini. Elaboradas por especialistas e enófilos célebres as frases remetem aos sentimentos vividos nos momentos celebrados com a bebida. A novidade pretende unir a degustação de vinhos com frases célebres e populares sobre a bebida, revela Pablo Perini, gerente de marketing da vinícola.
-----------------------------
Parque Temático da Ovelha

Empresário Tarcisio Michelon ,prepara o projeto para tornar o laticínio Casa da Ovelha no distrito de São Pedro ( Caminhos de Pedra) em Bento Gonçalves no primeiro parque temático da serra. Lá já os turistas podem apreciar um show de inteligência canina. São apresentações de cães da raça Border Collie. O animal, considerado o mais inteligente canino, executa nos finais de semana manobras de pastoreio, inclusive com a participação de espectadores. Para isso estão sendo instaladas arquibancadas no pasto que fica ao lado do laticínio que processa leite de ovelha. Quem visitar a Casa da Ovelha ainda receberá explicações sobre movimentos e sobre a raça através de um sistema de som.
---------------------------------------
Cinema 3D chega a Caxias do Sul

A partir deste sábado (24) o GNC Cinemas do Iguatemi Caxias do Sul estreia a tecnologia 3D, com a animação Toy Story 3, que ganha sessão especial às 11h.
--------------------------------
Consumidor Fora do Serasa e SPC
O consumidor pode ganhar o direito de ter o nome excluído dos sistemas de proteção ao crédito em até 24 horas depois de liquidar ou renegociar a dívida que gerou o problema. A medida está prevista em projeto 6593/09 do deputado Zequinha Marinho, do PSC do Pará.Hoje, muitas pessoas continuam várias semanas com restrição nos cadastros de crédito mesmo depois de resolverem a situação com os credores. Foi o que ocorreu com Paula Felício que, duas semanas após quitar o débito, ainda constava na lista de maus pagadores.

19/07/10

A Fenavinho agora é Oscip


O editor falou por telefone nesta segunda-feira com o presidente da Fenavinho, João Strapasson que iniciava viagem a europa onde deve permanecer por 15 dias. Ao telefone o presidente informou que para o mês de agosto toda a diretoria deverá estar definida e que a organização da festa que acontece em fevereiro de 2011 ganhará mais ritmo. Já a Associação Fenavinho de Bento Gonçalves acaba de reformar o estatuto da Fenavinho, adequando-o ao Código Civil de 2003 e à lei que estabelece as condições para receber a qualificação de Oscip (Organização da Sociedade de Interesse Público), pelo Ministério da Justiça, com as vantagens tributárias dela decorrentes, bem como as facilidades na busca de recursos financeiros e materiais. A definição do novo estatuto foi conduzida pela Secretaria Municipal de Turismo do município e pelos membros-natos, com o assessoramento do  ex-secretário, Advogado Rômulo de Freitas.
-------------------------------------------
Maior frota de veículos por habitantes no RS é a de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves possui a maior proporção de veículos por habitante do RS, com 56,5 veículos para cada 100 habitantes. Os dados foram mapeados a partir do cadastro do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito. Em nível de Brasil , Bento ocupa a 28ª posição e está à frente das cidades gaúchas de Caxias do Sul que ocupa 34ª a nível Nacional e 2ª ranking gaúcho e Santa Cruz do Sul que aparece em 46ª a nível Brasil e 3ª no ranking do Rio Grande do Sul.

No município, são 59,5 mil veículos automotivos, sendo 37 mil automóveis, 10 mil motocicletas, 5,7 mil caminhonetes; 3,7 mil caminhões além de ônibus, micro ônibus e outros. Estes números de veículos, na prática, são maiores devido o grande número de veículos que trafegam na cidade licenciados em outras localidades, tanto devido ao número de turistas quanto de transportadores de cargas.
-------------------------------------------
Saiba como a prefeitura está enfrentando o problema do trânsito
- A Secretaria de Secretaria de Transportes e Serviços Públicos vai mudar, será a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.
- Será implementado o sistema binário de ligação leste-oeste, interligando a entrada da cidade pela RSC 470 (Pipa Pórtico) com a RSC 444 parte leste, no Bairro Fenavinho.
- Será feita a ligação norte-sul, que compreende as avenidas São Roque, Guilherme Fasolo, Osvaldo Aranha, 10 de Novembro e Nelson Carraro.
- Serão implementadas mudanças em diversas vias da cidade, compreendendo nova sinalização horizontal e vertical e algumas mudanças de sentido de tráfego.
- A secretaria elabora um programa de Educação para o Trânsito buscando conscientizar os motoristas da importância de suas ações para um trânsito seguro e de valorização da vida.
- Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Estudos técnicos compreenderão todas as questões voltadas à mobilidade local: Vias de interligação; acessibilidade universal principalmente às pessoas com restrição de mobilidade como idosos, gestantes, portadores de deficiência física, visual, auditiva e um amplo planejamento para democratização dos espaços públicos.
Calma, sem críticas...vamos dar um tempo...pelo menos já é um começo né?
--------------------------------------------
Salton
A Vínicola Salton, que neste ano comemora o seu centenário, está com uma promoção para os consumidores e apreciadores do bom vinho. A Salton pergunta: Por que razão você faria um brinde à vida? Basta escrever uma frase dizendo por que motivo você acha que a vida merece um brinde, para concorrer a uma adega climatizada. Mais informações, o regulamento e como participar você encontra no link da promoção: www.salton.com.br/100anos/promocao/
------------------------
Ibravin vai dobrar recursos

A Governadora Yeda Crusius anunciou nesta sexta (16) em Caxias do Sul que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei para ampliar de 25% para 50% o repasse do Fundovitis ao Ibravin. Nos anos de 2008 e 2009, o Piratini transferiu ao Ibravin R$ 6,6 milhões. Com os investimentos feitos para auxiliar os produtores de uva e de vinho e também divulgar os produtos o Estado teve um retorno de R$ 20 milhões em ICMS. A previsão é que o projeto seja apreciado pelo Legislativo ainda em agosto.
----------------------------------------
No governo Lula, mais da metade dos brasileiros vivem com dinheiro público

Cerca de cem milhões de brasileiros, ou metade da população do país, dependem hoje de recursos repassados pelo governo federal e obtidos com a arrecadação de impostos. São servidores públicos, pensionistas e pessoas beneficiadas pelo seguro-desemprego, pela Lei Orgânica da Assistência Social e pelo Bolsa Família, entre outros programas sociais, segundo estudo publicado pelo jornal O Globo. O Cálculo inclui não só os 48,8 milhões que recebem esse dinheiro, mas suas famílias, levando-se em conta um núcleo familiar básico de duas pessoas. No Orçamento de 2009, essas despesas consumiram R$ 570 bilhões, ou 77% dos gastos não financeiros do governo. Que impacto essas políticas públicas poderiam ter no processo eleitoral?? Será que elas vão influenciar o voto?
------------------------------------
Silvia Zorzanello morreu esta madrugada em Gramado

Moreu no último sábado(17) a jornalista Silvia Zorzanello, notabilizada pelas promoções de mega-eventos ligados a Gramado e Canela, na Serra do RS. Silvia foi sepultada no Cemitério Católico São Lourenço, bairro Floresta, em Gramado. Silvia era sócia há mais de 20 anos da empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Foi a criadora de eventos como o Festival de Turismo de Gramado e do Chocofest. Havia dois anos, ela lutava contra um câncer. Silvia sempre atuou na área turística
----------------------------------------
Criadores da Daox Frangosul tem problemas com fornecimento da ração e atraso nos pagamentos. Na última sexta-feira uma reunião aconteceu na sede da empresa em Montenegro. Cerca de 200 criadores da região querem uma solução até a próxima quarta-feira, dia 21. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Moacir Mazarollo que participou da reunião informou que a Doux prometeu uma solução final que será informada a Fetag- Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul.
-----------------------------------------
Semestre positivo
Informa a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir): as vendas no primeiro semestre foram 53% superiores às do mesmo período em 2009, passando de 49,3 mil unidades para 75,5 mil. A carteira de pedidos está fechada para 60 a 120 dias, conforme o produto. O avanço decorre de maior demanda nos setores do agronegócio, construção civil e infraestrutura. Com isso, a previsão de expansão de 10% em 2010 foi reavaliada para até 30%
------------------------------------
Balanço das lotecas
Saiu o balanço do primeiro semestre das loterias da Caixa Econômica Federal: aumento de 17,5% na receita, em comparação com o mesmo período de 2009. Este ano, a soma das apostas foi de R$ 3,784 bi, com a Mega-Sena mantendo a pole position (R$ 1,698 bi, quase 45% do total), seguida pela Lotofácil (R$ 834 milhões). Mas a Quina (R$ 626 milhões) foi a modalidade com maior crescimento, nada menos de 58,8%

14/07/10

Estúdio MM Design na mostra de decoração Carmen Flores


Na quinta-feira (15), a loja Carmen Flores será o palco de muitas novidades com a Terceira Edição da Mostra Carmen Flores de Decoração de Ambientes. Os convidados participarão da palestra Milano design week “Tendências para o setor moveleiro”, com a Designer de Interiores, Marta Manente. (Stúdio MMDesing de Bento)

O evento traz o Cinema como tema, fazendo a caracterização de clássicos que marcaram bilheterias. Na Mostra, serão mais de 20 ambientes montados com cenário de filmes. São salas com estofados, lounges, home theater... Só na parte de linha pronta, com mais de 1500m², haverá muita criatividade e bom gosto em benefício do consumidor. No mezanino, com 500m² de móveis projetados de três indústrias parceiras, a mostra dará dicas para que o cliente da Carmen Flores possa se inspirar e fazer seu próprio espaço, personalizando o ambiente da casa. São muitas ideias que fogem ao comum, com aplicações de adesivos e pinturas.
------------------------------------
Croasonho: Franquia se expande na serra gaúcha

Depois de inaugurar em Gramado e confirmar nova operação no Iguatemi em Caxias, a Croasonho Café deverá abrir também em Bento. Sob comando dos franqueados Ricardo Finco e Magda Machado a loja do Shopping será uma loja-conceito, toda climatizada, e foi concebida como projeto-piloto para shopping centers, novo segmento que a rede de croissants está ingressando.
------------------------------
Magazine Luiza vai comprar Maia e quer Colombo

O Magazine Luiza, terceira maior rede de varejo eletroeletrônico no Brasil,finaliza negociações com a rede paraibana de Lojas Maia (140 lojas) com R$ 1 bilhão de faturamento em 2009 e comandada pelos irmãos Maia. Segundo reportagem do jornal Valor a outra rede pela qual Luiza Trajano não desiste é a Colombo de Farroupilha. Todos os lados das negociações negam as conversas. Mas segundo o jornal as negociações estão avançadas.

Se os dois negócios se confirmarem, ao se somar as duas operações à atual estrutura do Magazine, a rede passará a registrar R$ 6,1 bilhões em faturamento bruto anual (dados de 2009) e contará com 938 pontos de venda em 16 Estados brasileiros. Com isso, ela saltaria uma posição no ranking geral e se tornaria a segunda maior cadeia varejista de eletrodomésticos e móveis do Brasil. A sua principal concorrente, a Máquina de Vendas, formada pela Insinuante, Ricardo Eletro e City Lar, deve chegar a esse patamar de R$ 6 bilhões em vendas apenas no fim deste ano.
-------------------------------------------------------------------------------
Ritmo da produção em Caxias na indústria é tamanho que falta pneu.

As duas maiores fabricantes de veículos rebocados do País, Randon e Guerra, tem vendas prejudicadas porque falta pneu. Juntas elas representam aproximadamente 60% das vendas nacionais de implementos rodoviários, e têm recebido dos fabricantes de pneus menos de 80% das suas necessidades. Só na Randon Implementos, são necessários em média de 15 mil unidades. Na Guerra, 9mil.

A saída para os clientes é o reaproveitamento de produtos já usados ou de recapados. E para indústria, importar. Poderia ser da China ou da Europa.

A importação de pneus da China, atualmente é sobretaxada e da Europa há dificuldade são as medidas e tamanhos dos pneus que são diferentes aos aplicados no Brasil.

Em 2009 o governo brasileiro sobretaxou os pneus chineses porque considerou que havia dumping e o mercado interno estava recessivo.

Agora a realidade é outra. Quem sabe liberar temporariamente?

Nas duas empresas a falta de pneus tem determinado atraso do faturamento. A falta de pneus também tem representado custo financeiro adicional aos clientes.
------------------------------------
Exemplo de sustentabilidade- PIVA

Produzindo mais de 1,1 mil itens, em sua grande maioria para atender ambientes como cozinhas, áreas de serviço, home office e dormitórios e utilizando alumínio, aço, inox, madeira e vidro a PIVA Assessórios e Componentes de Garibaldi mantém um exemplar sistema de produção limpa, sem agredir o meio ambiente e com diferenciais importantes para o consumidor. Com profissionais altamente treinados, a Piva mantém um sistema de operação que permite desenvolver linhas ou produtos em menos de uma semana, chegando a lançar mais de 300 componentes por ano. O processo inicia ainda na identificação da atividade no mercado, passando pela área comercial e pelo design, sempre com assessoria da equipe de Engenharia. Depois de pronto, o acessório ou componente passa por testes de aprovação – virtuais e operacionais -, que integra o programa de qualidade Piva.

Os acessórios fabricados pela Piva podem ser encontrados nas melhores e maiores indústrias de móveis do país, além de lojas (revendas) especializadas em utilitários para o setor moveleiro

13/07/10

Móveis: Exportações cresceram 16,9% no primeiro semestre


As exportações de móveis brasileiros encerraram o primeiro semestre de 2010 16,9% maiores do que no mesmo período do ano passado. A venda desses produtos para o exterior representou U$ 367.652.950, conforme dados divulgados pela Secex.

Já, no Rio Grande do Sul, os indicadores são bem mais tímidos: as exportações registraram expansão de 5,5%. A média de crescimento gaúcha foi a pior entre os seis estados cujos números aparecem no relatório do semestre.

Mesmo assim, o RS continua como o segundo maior Estado exportador de móveis, atrás apenas de Santa Catarina. Mas a representatividade no contexto nacional caiu. No primeiro semestre de 2009, as exportações gaúchas correspondiam a 28,9% do total de móveis comercializados internacionalmente. Em 2010, o percentual baixou para 26,1, com queda de 9,7%.
-------------------------------------
Consepro de Bento vai receber mais R$ 150 mil

Em votação única, recebeu aprovação do Legislativo, o projeto de origem executiva, que autoriza o município a aditar o convênio com a Fundação Consepro, repassando o valor de R$ 150 mil para parceria no desenvolvimento de ações em prol da segurança pública. Em contrapartida, a entidade implementará ações visando melhores condições à segurança pública do município, através de colaboração com instituições e organismos municipais de segurança pública para manutenção de serviços e auxílios moradias.
------------------------------------
450 automóveis em estoque na Panambra

Para recuperar a alta nas vendas proporcionada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as revendas de automóveis ousam.

A Panambra, maior rede Volkswagen no Rio Grande do Sul, resolveu calibrar seu estoque, garantindo preços mais em conta aos clientes e a pronta-entrega dos carros.

A concessionária, que na Serra conta com duas lojas em Caxias do Sul e uma em Bento Gonçalves, está com mais de 450 automóveis em estoque, para entrega imediata em suas seis lojas. A aposta é que o carro-chefe seja o Novo Gol 1.0.
---------------------------------------
Don Giovanni recebeu três premiações em Bento

Os produtos premiados no 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizando em Bento, foram o Brandy Don Giovanni, o Moscatel Don Giovanni e o Stravaganzza Brut, ambos com Medalha de Prata. Localizada em Pinto Bandeira (RS), a Vinícola Don Giovanni produz anualmente cerca de 100 mil garrafas.
-------------------------------
Sete hotéis de Bento reservados pela FIFA

Sete hotéis da cidade já fecharam contrato com a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), estando credenciados a receber hóspedes no período de 15 de maio a 15 de agosto de 2014. Nem todos os hotéis fizeram bloqueio total. Mesmo assim, a reserva chega a 400 apartamentos para os três meses.
Intimasul

Guaporé realiza entre 21 e 24 deste mês a 3ª edição da Intimasul Fashion Fair, reunindo empresas de lingerie, fitness e moda praia. O município é um dos principais polos do setor no Brasil. Trinta empresas estarão exibindo na feira as novidades e tendências em cores, modelos, tecidos e materiais para o próximo ano.
-----------------------------------------
Salton Classic Tannat
A Vínicola Salton comemora o bom desempenho do Salton Classic Tannat na estação mais fria do ano. O produto teve um incremento em mais de 100% nas vendas no último ano. A disseminação da variedade de uvas tannat, reconhecida pelos seus diversos benefícios à saúde, contribuiu para um forte aumento nas vendas do produto, que dobraram em 2009 em relação ao ano anterior. Além disso, os investimentos em tecnologia, aliados aos estudos realizados pela Vinícola Salton, resultaram em um vinho equilibrado e macio.

O Salton Classic Tannat é amadurecido de três a seis meses em barricas de carvalho norte-americano e é ideal para harmonizar carnes vermelhas, suína, massas com molhos vermelhos e queijos. O nome Tannat se deve à forte presença de taninos, que são antioxidantes naturais: combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças, entre elas, alguns tipos de câncer.
------------------------------
Afavin
As vinícolas farroupilhenses Adega Chesini, Velha Cantina, Irmãos Basso e Perini estão entre as premiadas do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado em Bento Gonçalves. As empresas integrantes da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) levaram onze das 137 premiadas conferidas.
----------------------------
Peterlongo
A vinícola Peterlongo comemora as 17 medalhas conquistadas por seus produtos, até agora, no ano de 2010. No topo das mais recentes premiações estão os três ouros e a prata faturados no V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, promovido pela ABE, no início do mês, no Vale dos Vinhedos. Destaque no rol de premiados, o Peterlongo Privillege Brut acumula, ainda, o titulo de Ouro Duplo na Argentina, no Concurso Internacional de Vinos e Licores “Vinus 2010”. A Peterlongo espera vender 10% mais do que no comparativo com o ano passado.
------------------------------
Febramec
A 17ª Feira Brasileira da Mecânica e Automação Industrial (Febramec 2010), que será realizada de 9 a 13 de agosto, nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, pretende ir além da exposição de serviços e produtos e da geração de negócios para a indústria. Com a promoção de eventos paralelos voltados à qualificação de técnicos e empresários, a feira terá novidades que prometem atrair cerca de 30 mil visitantes.

Uma delas é o Seminário Febramec de Tecnologia, que terá palestras com especialistas das áreas de engenharia, automação industrial e tecnologia nos cinco dias da feira. A programação inclui temas técnicos como metalurgia do pó, aspectos ambientais na indústria automotiva, inovação na indústria elétrica, pintura industrial e desempenho de máquina de corte.
------------------------------------------
Sindmóveis
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) realizará uma missão comercial para a Argentina voltada para os integrantes do projeto Orchestra Brasil, com o objetivo de incentivar as exportações para o país vizinho por meio de distribuidores. Eles serão indicados por uma consultoria argentina contratada, que vai proporcionar encontros para as apresentações e formação de parcerias. Outra ação da entidade será a organização de um Projeto Vendedor no México. Serão realizadas rodadas de negócios com potenciais importadores e um representante de cada empresa brasileira, acompanhado de catálogos e amostras de produtos.

Os importadores serão selecionados por uma consultoria mexicana, que fará o cruzamento de dados e indicará quem mais se enquadra às necessidades dos participantes da ação.
-----------------------------------------------
Os melhores Merlots

O Ibravin está divulgando o ranking dos 10 melhores vinhos Merlot do mundo. Oito deles são brasileiros. Foi uma disputa com 10 regiões viníferas. O júri foi composto por 40 profissionais, 15 dos quais são Master of Wine.

1º Miolo Merlot Terroir 2005 (Brasil)
2º Thelema Merlot 2005 (África do Sul)
3º Pizzato Single Vineyard Merlot 2005 (Brasil)
4º Vallontano Merlot Reserva 2005 (Brasil)
5º Concha Y Toro Casillero del Diablo Merlot 2006 (Chile)
6º Larentis Reserva Especial Merlot 2004 (Brasil)
7º Don Laurindo Merlot Reserva 2005 (Brasil)
8º Cavalleri Pecato Merlot Reserva 2005 (Brasil)
9º Michelle Carraro Merlot 2005 (Brasil)
10º Milantino Merlot Reserva 2004 (Brasil).

09/07/10

Impressionante o estágio de inovação, criatividade, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de produtos da Cinex de Bento Gonçalves.

A empresa líder no segmento de portas de vidro e alumínio prepara o lançamento no final do mês da nova coleção Cinex Stampa. Será no showroom de São Paulo durante a Formóbile- Feira de Máquinas e Acessórios, que acontece no Anhembi de 27 a 30. A coleção Stampa já está no mercado, mas a Cinex vai fazer um lançamento mais personalizado para convidados Vips.

O Cinex Stampa permite a adequação do projeto de arquitetura de interiores através da impressão gráfica diretamente nos vidros. A empresa oferece uma gama de estampas assinadas por artistas renomados como Heloísa Crocco, Paulo von Poser, Cláudio Novaes, além de criações feitas pelo próprio estúdio de criação da empresa, o Cinex Lab. O cliente pode personalizar o projeto com uma imagem própria. A Cinex faz a impressão.

O processo de pintura funciona graças à tecnologia de ponta por meio de uma impressora de grandes proporções, que imprime diretamente no vidro. Trata-se de uma máquina italiana, que utiliza tinta com nanotecnologia e possibilita a impressão de grafias em todos os tipos de vidros dos quais a Cinex dispõe.

Paralelamente ao desenvolvimento do produto a Cinex produziu uma nova campanha publicitária. Com criação de Ana e Cláudio Novaes a campanha busca unir as tendências de moda com as portas de vidro da Cinex.

Vaja aqui Making of Campanha Publicitária 2010 da Cinex



--------------------------------
Tondo

A fabricante de massas, farinhas e misturas para bolo Tondo, de Caxias do Sul, está prestes a entrar em um novo segmento. A partir de 2011, a empresa de Caxias do Sul (RS) começará a atuar também no mercado de biscoitos – e utilizando a força de sua principal marca, a Orquídea. São R$ 15 milhões em investimentos em Caxias do Sul. Os biscoitos chegarão ao mercado em cinco categorias: maria, água e sal, cream cracker, leite e integral.

----------------------
Rede Volpato passará por reformulação geral de estrutura e conceitos

A rede de Lojas Volpato passa por completa reformulação. Com a ajuda de um escritório de arquitetura, as lojas serão reformuladas para que tenham melhor distribuição de mercadorias e sinalização adequada para facilitar a busca do cliente pelo produto. Também em parceria com a agência Green Propaganda, a rede contará com materiais de divulgação como banners, cartazes e mídia móvel em caminhões que transmitirão a nova fase da rede que passará a ter um conceito mais humanizado, tendo como referenciais a praticidade, a modernidade e o conforto dos clientes.

Em um primeiro momento serão reformuladas seis lojas pilotos que foram escolhidas por terem potencial para exploração e melhorias. As unidades ficam localizadas em Santa Catarina e a previsão para término das mudanças é para o final de julho. Para essa nova fase da Volpato, também estão previstos treinamentos para que os colaboradores passem a atender o cliente de acordo com as mudanças realizadas. A capacitação será realizada pela empresa Sucesso e Vendas.

08/07/10

Melhores e piores no Ideb

Dois Lajeados, cidade que fica a menos de 200 quilômetros de Porto Alegre, é uma das dez melhores do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação, com nota 7,3. O melhor Ideb do País foi do município paulista Cajuru (8,6) e o pior foi em Apuarema (0,5), localizada na Bahia.

Confira o Ideb das escolas de Bento Gonçalves da 5ª à 8ª
http://www.slideshare.net/chquadros/ideb-5-a-8-sries-4692745

Confira o Ideb das escolas de Bento Gonçalves da 1ª à 4ª série
http://www.slideshare.net/chquadros/ideb-at-4-srie-4692650


-----------------------------------------
Criatividade

A agência A&S Criação de Bento Gonçalves, sempre criativa, inova ao produzir testeiras/cabeçalhos de emails para se comunicar com seus clientes e fornecedores.A cada email, uma frase diferente.Ana Paula Nicollini e Simone Grasselli comandam a agência há 12 anos e, na sua carteira de clientes constam marcas como Italínea Móveis, Artesano Móveis, SB GROUP, Monitora Bento, Cainelli Liquigás e Prato Mil.
clique na imagem para ampliar

---------------------------
A Tramontina, de Carlos Barbosa, intensifica suas apostas na sustentabilidade. A empresa acaba de lançar a linha Eco Friendly. A estreia se dá com o conjunto de panelas (cinco peças) com acabamento interno e externo em antiaderente não poluente. O alumínio e o aço inox, assim como o vidro das tampas, são recicláveis.
-----------------------------------------
Para satisfazer os curiosos

Veja os novos empreendimentos comerciais que estão sendo erguidos em Bento. Os projetos são do escritório Projeto 3 Design e Arquitetura.
Clique nas imagens para ampliar


-----------------------------
Aeroportos fechados no inverno
Neblina não é desculpa para descaso com passageiros

A neblina em alguns aeroportos do País, mas principalmente Curitiba, Caxias e Porto Alegre, não serve de justificativa por parte das companhias aéreas para mau atendimento aos passageiros. Esta é a constatação da ANDEP (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo). De acordo com a entidade atos da natureza fazem parte do risco da atividade de transporte aéreo.

O cancelamento e atraso de voos constituem riscos que decorrem da atividade econômica, que deve suportar, com exclusividade, os danos que causar a terceiros, nos termos do parágrafo único do art. 927 do Código Civil. O código obriga a reparação do dano, independentemente de culpa.

Os passageiros do voo Webjet 6717 no último dia (03.07), levaram 14 horas entre Brasília e Porto Alegre, devido à neblina que fechou o aeroporto de Cumbica, produzindo um efeito cascata em conexões pelo país.
--------------------------------------
Aurora e o enoturismo

A Vinícola Aurora, , é um dos destinos mencionados no aplicativo para iPhones e iPods touch “1001 lugares no Brasil para conhecer antes de morrer”, criado pelo Guia Quatro Rodas. O aplicativo traz sugestões que vão do roteiro enoturístico do Vale do Vinhedos, passando pela Aurora, em Bento Gonçalves, aos passeios pelo Cristo Redentor e Pão de Açúcar, o mergulho em Bonito e a noite de Búzios.O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pela App Store.
-----------------------------------------
Senac Bento Gonçalves conquistou Troféu Bronze.

Os vencedores do Prêmio Qualidade RS – Ciclo 2010 foram anunciados, nesta quinta-feira, dia 8, pelo PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade). O Sistema Fecomércio-RS, por meio da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS, do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e dos sindicatos receberá 31 distinções nas categorias Troféus Prata e Bronze. O Senac Bento Gonçalves está entre os premiados e receberá o Troféu Bronze.

Veja a relação da vencedoras da região serrana

Troféu Ouro
RANDON S/A IMPLEMENTOS E PARTICIPAÇÕES (Divisão Implementos) Caxias do Sul

Troféu Prata
MANTOVA INDÚSTRIA DE TUBOS PLÁSTICOS LTDA Caxias do Sul

Troféu Bronze

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI GIUSEPPE FASOLO Bento Gonçalves
SENAC Bento Gonçalves
SENAC Caxias do Sul
SENAC Farroupilha
SESC Farroupilha

Medalha
Associação Criança Feliz -Caxias do Sul
Express Restaurantes Empresariais Ltda- Caxias do Sul
-------------------------------------
Teste Cego Vinhos do Brasil
A qualidade dos vinhos brasileiros foi comprovada em um teste cego promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) na Expovinis 2010, que aconteceu no final de abril, em São Paulo, e no restaurante Peppo Cucina (integrante da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança), em Porto Alegre. Aproveitando o fluxo de consumidores e especialistas da maior feira de vinhos da América Latina e de um dos melhores restaurante da Capital Gaúcha, o Ibravin escalou o sommelier Vinícius Santiago para abordar as pessoas com o seguinte desafio: descobrir de que lugar do mundo era o vinho degustado às escuras (sem a identificação do rótulo). O resultado foi surpreendente
Clique para ver o vídeo e tire suas conclusões...

06/07/10

Mérito Lojista 2009


O CDL de Bento Gonçalves prepara grande evento dia 14 de agosto para homenagear três empresários e comemorar o Dia do Comércio e os 41 anos da entidade.Concorrem ao Mérito três empresários do varejo nas categorias Comércio, Serviços e Jovem Empreendedor. Os homenageados serão apontados pelos associados que tem até o dia 30 de julho para fazer suas indicações.

O Mérito Lojista, realizado desde 1989, já premiou 26 empresários. A distinção é uma homenagem que a CDL/BG presta aqueles que se destacam pela sua trajetória, sempre levando em consideração a vontade de seus associados expressada através do voto. Hoje a CDL de Bento congrega quase 700 associados.
------------------------------------------
Em Caxias há casos de um juiz ter 38 mil processos

Caxias possui um grande abarrotamento de inquéritos no Ministério Público. Há casos em que há 38 mil processos para apenas um juiz.
------------------------------------
Francal

Acontece nesta semana em São Paulo a 42ª edição da Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal). O pólo calçadista de Farroupilha participa da feira projetando bons. A cautela das sucessivas crises dos últimos anos deu lugar ao otimismo.

As empresas gaúchas representam neste ano 35% do espaço da feira. Em número de expositores, o Estado só perde para São Paulo.Do total de mil inscritos, 27% são gaúchos e 43% paulistas.
-----------------------------------
Deu no Valor
Lupatech
A caxiense Lupatech segue faturando com a Petrobrás. Nesta segunda  acertou novo contrato para fornecimento de cabos de ancoragem. O acordo, com valor aproximado de R$ 140 milhões.Os cabos de ancoragem serão fornecidos por meio da unidade da Lupatech em São Leopoldo (RS). Segundo a Lupatech, com o contrato anunciado, os pedidos chegam a  R$ 2,5 bilhões. A companhia acrescentou que, desse total, R$ 466 milhões devem ser convertidos em receitas já nos próximos 12 meses. A Lupatech informa ainda que negocia com a Petrobras a assinatura de outros contratos decorrentes de licitações para a área de serviços, inclusive relacionados a cabos de ancoragem
-------------------------------
Obras

Até que enfim os buracos do centro de Bento Gonçalves serão tapados. Completo recapeamento do asfalto que há anos não recebia manutenção devida. Apenas consertos emergenciais. Agora o serviço é mais completo e profundo. Nesta semana as máquinas começam o serviço e finalmente a prefeitura resolve um problema que não é só na área central.

--------------
Livro reúne arquitetos da Serra

A arquiteta Cristina Mioranza, da C2 Arquitetos, comemora a participação no livro Arquitetos da Serra Gaúcha. Uma realização da editora Belas Artes com o patrocínio da Todeschini, a publicação reúne os trabalhos mais especiais de 28 arquitetos da região. Um livro pensado para ser uma verdadeira obra de arte. É o talento local ganhando corpo e sendo documentado de forma a inspirar ambientes ainda mais belos. O lançamento, em grande estilo, será nas dependências da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Caxias, na sexta-feira, dia 09, às 19h.
---------------------------------------
Porque cortar cabelo e barba no sábado é mais caro??!!

Não bastasse ser um dos sete pecados, a vaidade também pode ser prejudicial à saúde financeira dos mais cuidadosos com a aparência. Cortar o cabelo, por exemplo, requer pesquisa de preços. Impressionante como tem diferença nos preços. O corte de cabelo masculino pode variar de R$ 10,00 a R$ 20,00. Sem contar que há salões onde ainda se pratica preços diferentes para o sábado. No sábado cortar cabelo é mais caro. Ora como pode? Que diferença tem abrir o salão para atender clientes na quarta-feira, por exemplo e no sábado.
---------------------------------------
Comitê de Qualidade de Bento será premiado

O Comitê regional do PGQP de Bento que é presidido por Roberto Silvestre mas que por cinco anos foi conduzido por João Tessaro Comitê foi escolhido, dentre os 79 Comitês existentes, como Comitê Destaque 2009. O troféu será entregue dia 20 de julho na Fiergs por ocasião da entrega do Prêmio Qualidade RS.
---------------------------------------
Ídolos fracassados
Impressionante como o fracasso do Brasil na Copa produz resultados avassaladores. Enquanto que na Argentina, os nossos maiores rivais no futebol, o técnico Maradora é ovacionado, aplaudido e vitima de pedidos fanáticos da torcida para que siga treinador , aqui os torcedores brasileiros não se conformam com a derrota da seleção e os critérios de Dunga na escolha de seus jogadores. Ninguém quer dar crédito a um trabalho vitorioso de quatro anos de Dunga que só perdeu uma partida na Copa.

Dunga e Maradona, os grandes derrotados da Copa, passaram a maior parte do tempo impondo os seus critérios, tentando mostrar que sabiam armar uma equipe.

Cada seleção, ao estilo do técnico, pagou caro: a brasileira por não contar com melhores jogadores e ter sido contaminada pelo descontrole emocional de Dunga; a argentina por ter acreditado que sem esquema tático e apenas confiando na arte de Messi poderia chegar ao título.

Quando necessitaram dos treinadores, Brasil e Argentina caíram na realidade.

Mas a copa mostrou outra impressionante realidade. O fracasso dos ídolos.

Parece que os ídolos e os considerados craques são apenas produtos da mídia. Tanto que Rooney, Kaká, Cristiano Ronaldo, Drogba e Messi fracassaram. São ou não?

01/07/10

Ministro em Bento para assinar convênio com Ibravin

O ministro interino de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, estará em Bento Gonçalves nesta sexta-feira (2) para a assinatura do convênio para criação efetiva da Rede Tecnológica de Vitivinicultura. O ministro estará às 18h, na Embrapa Uva e Vinho. O convênio prevê o investimento de R$ 10 milhões este ano e no próximo.

Segundo o Ibravin em um primeiro momento, a rede integrará instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. A rede será um órgão de articulação para atrair recursos destinados à inovação do setor no Brasil, como a busca por novas variedades de uva, o desenvolvimento de novos processos industriais, entre outros itens.
----------------------------------------
Revolução nos parreirais da Salton

Impressionante o que a Vinícola Salton está fazendo com os seus fornecedores/produtores de uva em Bento Gonçalves. Uma verdadeira revolução nos métodos de plantios e nas propriedades. Imaginem convencer agricultores com mais de 40, 50 anos de experiência no plantio de videiras ter que mudar métodos, processos, hábitos, registrar, anotar, conferir,contabilizar enfim, tudo, tudo,tudo.
O editor esteve nesta quarta-feira acompanhando na sede da vinícola em Tuiuty a entrega dos certificados do programa Valor e ficou muito impressionado com o comportamento do agricultores. Todos eufóricos, felizes, satisfeitos e esperançosos com a valorização da uva. Um projeto piloto do programa de certificação Valore, da Bayer CropScience.
Alguns fornecedores da Salton acabam de receber a certificação Bronze pelo cumprimento dos princípios básicos do programa, que incluem sistema de gestão integrado, adoção de boas práticas agrícolas, cuidado e preocupação com o meio ambiente e com a segurança dos trabalhadores, além de atendimento rigoroso à legislação brasileira.

Ao todo a certificação tem três níveis - Bronze, Prata e Ouro - e esta é fornecida após validação da TÜV Rheinland, uma das principais empresas certificadoras do mundo. A obtenção da certificação facilita a exportação para o mercado internacional, traz segurança para o consumidor e garantia para as empresas que investem em seus produtos conforme revelou o diretor presidente da Vinícola Salton, Daniel Salton.
--------------------------------------
Caxias do Sul recebe segunda loja TaQi.
Grupo TaQu ( ex-Herval) inaugura loja em Caxias do Sul. Situada no bairro São José, no Centro Comercial Alpha Center, é a segunda loja na cidade e a 66ª da rede. Com mais de 1.200 m² e 12 funcionários a unidade é especializada em Material de Construção e Ferramentas.
-----------------------------------
Miolo e as garrafas sustentáveis

Atenta aos cuidados com o meio ambiente, a Miolo Wine Group buscou para suas garrafas de vinhos e espumantes o selo Leve+Verde. O conceito atesta que a embalagem é produzida com base nas melhores tecnologias aplicadas para reduzir seu peso. Produzidas pela O-I Owens Illinois do Brasil, maior fornecedora mundial de frascos de vidro, as embalagens tiveram redução de aproximadamente 30% em seu peso. As garrafas começam a ser usadas na linha da Almadén neste ano. O selo é fornecido pela matriz norte-americana da Owens Illinois.
-----------------------------------------
Projepack comemora 15 anos

A Projepack Indústria de Máquinas para embalagens de Bento Gonçalves, comemora seu 15º aniversário prevendo a renovação visual dos equipamentos que comercializa. A aposta é inovar no design, agregando competitividade aos produtos e, além disso, diferenciais que permitam à marca manter sua posição de liderança no segmento. A nova cara do maquinário terá a assinatura da equipe da DB Engenharia e Design, empresa de Farroupilha, e deve ser exibida ao mercado já nos próximos meses.

A Projepack comercializa equipamentos com tecnologia para embalar produtos diversos, conforme a demanda específica de cada cliente. Seu portfólio apresenta conjuntos para embalar com filme liso ou filme bolha e termo encolhível; ou com filme stretch no sistema de envolvimento horizontal; transportadores de esteiras ou roletes; e máquinas para fazer caixas a partir de papelão ondulado e em bobina.
------------------------------------
Nova SCA em Santos
A marca de móveis planejados S.C.A. ganhou novo ponto e nova gestão em Santos no interior de São Paulo. Os empresários Wellington Santos e Marcelo Reche, reconhecidos como proprietários do showroom S.C.A. em Praia Grande, a partir de 01 de julho estarão à frente também do mais novo empreendimento da marca, desta vez, em Santos (SP). Com uma área de 450 m2 dividida em dois pavimentos, o empreendimento localizado na charmosa Rua Azevedo Sodré apresenta 17ambientes.
--------------------------------
Agora Aline Moraes assina Favorita

A marca de móveis planejados Favorita escalou sua nova garota-propaganda. A atriz Alinne Moraes substitui a Grazi Massafera na campanha publicitária da grife da Serra.O Grupo Unicasa, da qual a grife faz parte, planeja crescer 25% neste ano, atingindo faturamento de R$ 406 milhões.
----------------------------
FIFA bloqueia Hotel no Vale dos Vinhedos para a Copa

O Hotel Villa Michelon acaba de assinar contrato com a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) que determina o bloqueio dos apartamentos para o período de 15 de maio a 15 de agosto de 2014.

Ainda não se sabe se o Villa Michelon receberá alguma seleção ou se hospedará a imprensa, equipe técnica, ou ainda membros da delegação da FIFA, mas o que está confirmado é que o hotel está qualificado para o maior evento de futebol do mundo. Inclusive, o empreendimento já recebeu a visita de uma equipe da Federação, que esteve na região para conhecer a estrutura oferecida.
----------------------------------
Todeschini em Patos de Minas

Atuando sob nova direção há oito meses, a Todeschini de Patos de Minas reinaugura nesta quinta-feira, dia 1º de julho, a partir das 20h30min, com sede reformada e novo show room assinado por profissionais locais.Para brindar a boa fase, as empresárias Dayane Troost e Luciana Andrade Lima recepcionarão amigos, parceiros, fornecedores, público especificador, para um charmoso coquetel.Durante o evento, os convidados poderão andar pela ampla sede de 240m², sendo 170m² destes só de show room, e conhecer os seis ambientes em exposição no local, decorados e assinados por arquitetos e designers de interiores da região. decoração do Alto Paranaíba, a Mostra Todeschini 2010 Patos de Minas – também idealizada por Dayane Troost e Luciana Andrade Lima.
----------------------------
Orlando Marin continua na presidência do Simplas

Presidente permanece no Simplas- Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho pelo terceiro mandato consecutivo. Chapa única foi aprovada pela assembleia.
------------------------


Deu no Estadão
Fungicida altera fermentação da uva

Um estudo feito pelo especialista na sede da entidade de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS), indicou que resíduos de produtos químicos, especialmente os fungicidas, presentes nas uvas colhidas nos parreirais e encaminhadas para as vinícolas, podem prejudicar o processo de fermentação e afetar a qualidade do vinho.

Leveduras. "Por causa do clima muito úmido da região, o uso de produtos químicos é fundamental para a produção de uvas sadias, livres de organismos patogênicos, como fungos", diz o pesquisador. "O problema é que o processo de fermentação das uvas é feito por leveduras, que também são fungos. Então, se a uva que vai para a campina tiver traços de fungicidas, as leveduras serão prejudicadas e a fermentação sofrerá alterações."

Silva conta que percebeu os indícios dessa alteração há alguns anos, quando vinicultores reclamavam que os vinhos produzidos por eles estavam com alta taxa de açúcar. "Havia casos nos quais a concentração chegava a 50 gramas por litro, o que é muito para um vinho de boa qualidade, porque causa a propagação de bactérias que elevam o teor de acidez do vinho", diz.

O especialista ainda diz que os resíduos de agrotóxicos podem deixar os vinhos mais turvos durante a fermentação. "Observamos casos nos quais o vinho começa a ficar turvo próximo do sétimo mês após o início da fermentação. Investigamos outras possibilidades e concluímos que isso também tem acontecido devido ao excesso de fungicida", afirma.

A pesquisa feita por Silva, entretanto, mostra que essas alterações nem sempre são causadas pelo não respeito às quantidades de fungicidas ou o prazo de carência entre as aplicações. "Fizemos testes com os 13 produtos mais utilizados aqui na região e notamos que mesmo respeitando as especificações alguns desses produtos ainda apresentavam resíduos", revela. Por outro lado, Silva também diz que alguns fungicidas testados até auxiliaram o processo de fermentação. Com os resultados em mãos, o próximo passo é divulgar para os produtores da região quais os produtos que estão fora dos padrões.
Lucro com a ocupação de espaços públicos?

Em Gramado a prefeitura cedeu para uso da RBS , três espaços públicos. Lago Joaquina Bier, Lago Negro e Praça das Comunicações. A RBS vai promover a Estação Gramado, com pistas de patinação, pocket shows, alugueis de bicicletas e generosos espaços para patrocinadores.


Em resumo, entregaram Gramado para a RBS. Um dos patrocinadores concorre diretamente com a economia local. (Chocolates Garotto). Os chocolateiros artesanais da cidade, que geram emprego e pagam seus impostos na cidade estão indignados. A prefeitura errou ao dar exclusividade na captação de patrocínios e errou ao não incluir uma cláusula no contrato com a empresa de comunicação impedindo patrocinadores que concorrem diretamente com os segmentos mais representativos da economia local: chocolates e móveis.

É óbvio que a RBS busca lucro com a ação, através da captação de patrocínios para a mídia, mas uma cidade como Gramado, aceitar emprestar os seus valorizados locais públicos para tal? Será correto?

No ano passado, por exemplo, a marca de um grande fabricante de chocolates esteve em destaque durante todo o período, enquanto os fabricantes locais, que contribuem 12 meses por ano com o recolhimento de impostos e geração de empregos, ficaram em segundo plano.

Lucro com a ocupação de espaços públicos? Também quero...

-------------------------------------
Errado? sim ou não?

A prefeitura de Bento Gonçalves erra ao ceder o terreno localizado atrás do Ginásio Municipal de Esportes para a instalação da escola dos autistas.

A associação beneficente Gota D'Água, que atende autistas em Bento Gonçalves ganhou na FIEMA uma casa construída em madeira com detalhes que valorizam elementos naturais e reaproveitam recursos renováveis, como a água da chuva.

Sem local para ser instalada a Casa está sendo reconstruída entre o Ginásio e o CTG. É uma área de desporto e lazer. No local tantos outros projetos contemplando o esporte poderiam ser concebidos. Menos uma escolinha. Lá poderíamos ter novas quadras esportivas, quem sabe uma pista para skate, uma quadra de areia para vôlei, uma academia ao ar livre, enfim.

A colocação da escolinha esta longe de ser provisória. Depois de instalada, o editor duvida que algum dia sairá de lá, sepultando qualquer outro projeto por tanto.

Será que município não há nenhum outro terreno público que pudesse servir para a instalação da escola, que merece a ajuda e precisa da escola?
--------------------------------
Renovação de Frota

A Transportadora Plimor, com sede em Farroupilha, comprou 57 novos veículos, 27 para renovação da frota e 30 para ampliação dos serviços, com investimento de R$ 5,6 milhões.
----------------------------
O Transporte e seu desafios

Empresas do setor de transportes e logística participam desta terça (29) até quinta-feira (1) da 12ª Transpo-Sul, que reúne feira e congresso, no Centro de Eventos da Fiergs. Organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs), a 12ª Transpo-Sul tem como tema central a sustentabilidade e a responsabilidade social.

O evento provoca debates e reflexões sobre importantes desafios para os transportadores. O uso de combustíveis alternativos, redução de emissão de poluentes e novas propostas de equipamentos menos prejudiciais ao meio ambiente, como motores a base de diesel de etanol, o estatuto do motorista, renovação de frota, falta de motoristas a proibição do trafégo nas zonas urbanas das grandes cidades e outros.

Sobre a profissão, o setor teme a falta de 130 mil motoristas em um ano.

Carência é resultado de fatores como o desprestígio da profissão. No Brasil tudo depende do transporte rodoviário de cargas. Depois de amargar a carência de infra-estrutura, os transportadores enfrentam agora a falta de mão de obra.

De um lado estão os investimentos. Empresários do setor anunciam aquisições de novos caminhões. (1 milhão em oito anos). Do outro lado está a falta de motoristas (130 mil novas vagas de motoristas a serem abertas em 2010).

Desprestígio da profissão, acidentes e roubos de cargas e maior tecnologia embarcada que exige muito mais que apenas saber dirigir são citados como as grandes causas.
-------------------------------------
O esporte em Bento

Impressionante a proliferação de várias modalidades esportivas em Bento Gonçalves, nos últimos meses. Deve-se ao trabalho do atual secretário de esportes, José Gava. Futsal (BGF), Rugby (Farrapos), Judô, Futebol Amador, Motocross, circuito de rua e tantos outros.

A movimentação é tanta que chega a faltar campos, quadras e locais para tantas modalidades. Mas há recursos chegando. Tem dinheiro federal.

O esporte, sem sombra de dúvidas, significa um importante impulsionador do desenvolvimento. Há muitos anos não se testemunhava tamanha motivação assim.
---------------------------------
Passe Livre aos amigos
O projeto do Vereador José Élvio de Lima(PMDB), que institui o passe livre no transporte coletivo urbano aos Presidentes de Associações de Moradores residentes em Bento Gonçalves é incompreensível, injustificável, um absurdo.

Passe Livre só para alguns? Locura. Alegar que os presidentes fazem serviço voluntário, abnegado, de ajuda à muitos é brincadeira. O editor concorda com qualquer cidadão que alegue o mesmo. Logo ,Passe Livre tem que ser para todos.

Pela proposta do legislador o passe tem validade de segunda a sábado, vedando sua utilização nos domingos e feriados, sendo cancelado automaticamente após o término da gestão. Já foi aprovado em primeira votação e deve voltar à pauta para as votações finais. Há quem o legislador quer privilegiar? Com que interesse?

Será que as empresas que prestam o serviço público de transporte em Bento e que justificam, já há muito tempo, que o alto custo das passagens devem-se também a várias isenções que são concedidas aos usuários (idosos, deficientes) irão suportar mais estas isenções sem repassar o custo aos demais usuários?