É preciso mudar o foco do debate
Eu sou a favor da modernidade, da informatização, da adoção de ferramentas tecnológicas que possibilitem maior controle, mais informação, dados, planilhas, índices, melhoria nos processos e melhor gerenciamento. A informatização da prefeitura, se conduzida com cuidado, permite economia de recursos, decisões acertadas e melhoria na qualidade dos serviços públicos.

A tecnologia de informação, nos últimos anos, tem se difundido por toda a sociedade. Mas o setor público, de modo geral, ainda a utiliza de forma menos intensiva do que o desejável e possível.

As justificativas mais comuns apontadas para esta situação, são os poucos recursos disponíveis para investimento e a lentidão nos processos de aquisição.

A falta de equipamento não é justificativa para o uso insuficiente de métodos e processos de gestão, informatizados inclusive como instrumento auxiliar da administração municipal. Muitas prefeituras possuem os equipamentos mas não conseguem explorar toda a sua capacidade por falta de investimentos ou por falta de recursos humanos capacitados. Mais grave é quando a causa é o desconhecimento ou o desinteresse dos dirigentes municipais.

O momento político que vive o país, com o aumento de atribuições dos governos municipais, exigindo-se eficiência e transparência das ações dos agentes políticos, impõe novas necessidades às prefeituras. Os governos precisam dar conta de um número expressivo de atividades (o que requer uma gestão eficiente dos recursos disponíveis) e contar com informações rápidas e precisas para a tomada de decisões e para prestar contas de suas ações junto à sociedade. Esta situação reforça a necessidade de utilizar a tecnologia disponível através da informática da forma mais racional possível.

Ao decidir pela melhoria da gestão pública investindo em informatização e na tecnologia haverá eficácia das ações, eficiência no uso de recursos inclusive humanos, transparência das ações e valorização do funcionalismo.

A manutenção de sistemas arcaicos, no entanto, representa um ônus perverso para a sociedade.

Na última segunda-feira o projeto de informatização da prefeitura de Bento foi objeto de debate na câmara de vereadores. O projeto não foi votado mais uma vez. Vai custar R$ 4,5 que deverá ser pago em 8 anos. Os pagamentos começam em dois anos. Ou seja na futura administração. E os vereadores entenderam que não é possível deixar a conta para a futura administração pagar.

Mais importante do que deixar a divida, é preciso entender o que o projeto pode representar de avanço para a qualidade do serviço público. Se houver convicção de que ele é importante para a melhoria da gestão pública, isso independe de qual administrador assumirá a conta.

Questionável também deve ser o valor apresentado. Se ele condiz com o que se espera obter. Simplesmente questionar o prazo de pagamento e a herança à uma futura administração é muito pouco.
--------------------------------------------------
Desarmamento ajuda, mas não resolve
Já havia falado aqui neste espaço por diversas vezes que desconfiava haver muitas armas em circulação no meio da sociedade. Que era preciso desarmar a população. Quanto mais armas, mais acidentes com armas. A maioria dos crimes cometidos com armas de fogo no Brasil acontecem com armas produzidas no próprio País. São armas brasileiras que são usadas nos crimes, porque uma das fontes de armas ilegais é o roubo de armas das pessoas comuns. Armas de civis alimentam o crime no Brasil e as tragédias com a recente acontecida no Rio.  

Não pode haver radicalismos e extremismos. Ora todos nós sabemos que desarmamento não vai resolver o problema criminal do país. Mas que pode contribuir para uma diminuição nos índices, pode sim. Pode inclusive impedir crimes passionais. Aliás, você sabia que 90% dos casos de homicídios são

cometidos pelos chamados cidadãos de bem. Ora combater criminalidade é outra coisa. Se o problema são os bandidos, isso é outro é outro problema.

O direito a permanecer vivo vale muito mais que o direito de ter armas.
------------------------------------
Segurança nas escolas volta ao foco do debate
O massacre ocorrido na escola municipal do Rio acendeu o debate sobre o sistema de segurança em instituições de ensino. Especialistas defendem reforço na segurança. E acho que eles têm razão. É preciso tomar algumas medidas, mas sem exageros. Sei de escolas que já adotaram providências muito eficientes e que ajudam a garantir melhor segurança. Treinamento e fechaduras especiais, alarmes, detectores de metais e até raio-X podem e devem ser adotados.

As escolas particulares já adotam alguns destes dispositivos. Mas e as públicas? Sei que é difícil. Muitas nem dinheiro para pequenas manutenções ou para compras de materiais básicos possuem.

É preciso sim fazer alguma coisa. Quais desses pais que perderam os filhos no massacre do realengo, não chorarão o resto de suas vidas ao imaginar como poderia ter sido diferente se tivesse guardas, ou melhor ainda, detector de metais no portão da escola? É uma ideia tão simples.

Nossa opinião de liberdade é natural, se buscarmos a nossa formação comparada ao país democrático em que vivemos. No entanto é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Nas escolas públicas é responsabilidade do Estado a garantia de segurança aos alunos.
-----------------------------------------------

PT realiza em Bento dia 16 de abril, Seminário de Formação para filiados. Será na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção-Sitracom. Serão palestrantes Raul Pont, presidente estadual do PT, vereador Adeli Sell- presidente do PT de POA e Miguel Dall Alba- coordenador regional. É a segunda grande mobilização do PT na região em menos de 60 dias.
-----------------
Dia 26 de abril PDT comemora 30 anos em Bento. Haverá inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes do diretório local e um jantar comemorativo no CTG- Laço Velho. PDT unido em torno do nome do pré-candidato Juarez Piva, que deverá ser referendado em convenção do partido. Valdecir Rubbo é outro nome. Candidatura única não é descartada. Os dois podem compor a chapa para as eleições em 2012. Quem aposta em coligação, pode se surpreender.

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment