Este 7 de setembro significa muito para Bento Gonçalves
Há muitos anos um clamor popular pela construção de um novo hospital é ouvido em todos os setores da sociedade. Foi bandeira de campanha do atual prefeito. Arrisco a dizer que ele se elegeu porque teve coragem de prometer aquilo que muitos outros não quiseram assumir. Lunelli hoje vai simbolicamente cumprir com sua promessa. Mas terá de fato cumprido quando o hospital do trabalhador estiver funcionando. Talvez nem seja mais prefeito quanto isso acontecer, mas será certamente lembrado para sempre. Há dúvidas ainda no ar, sobre o que exatamente estará sendo inaugurado. Algumas autoridades púbicas definem como Complexo de Saúde do Trabalhador, outros já disseram que será um hospital, mas tecnicamente será uma UPA. Unidade de Pronto Atendimento.

As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. As UPAs tipo III apresentam estruturas de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. É o que será feito em Bento. O Ministério da Saúde repassa o valor para construção destas unidades e para a compra de equipamentos de acordo com o porte de cada UPA. Para tipo III, são repassados R$ 2,6 milhões; O governo federal compromete-se, ainda, com o repasse de recursos para a manutenção das atividades, após a inauguração do serviço. Esta será uma das preocupações. Invariavelmente aquilo que o governo federal promete nem sempre acontece. E aí o município precisa estar preparado para manter em funcionamento a estrutura.

Houve um tempo que Bento tinha em funcionamento quatro hospitais. Hoje tem um , de excelência, mas sobrecarregado e correndo o risco de sucumbir a alta demanda por atendimento e internações. Investir em saúde pública e principalmente numa obra vultuosa como se anuncia é algo para poucos gestores públicos. Lunelli será um deles.

Viver é o mais importante que uma pessoa pode querer. Ter uma vida onde as doenças são tratadas com dignidade e eficiência, levando as pessoas a sofrerem menos, é o que todos precisam. Para a imensa maioria da população brasileira somente o poder público pode oferecer serviços de saúde que levem a esse resultado. Essa é uma área em que o Estado não pode falhar, o direito à vida tem primazia sobre todos os outros direitos.

Tomara que a obra que começa agora seja brevemente concluída, sem desperdícios, irregularidades e dentro dos padrões de qualidade necessários para o perfeito funcionamento e atendimento da papulação.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment