Bancos teriam se aproveitado do vazamento do IPCA
Um clima de apreensão tomou conta do governo diante do vazamento do IPCA de outubro no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice oificial de inflação, de 0,43%, deveria ser liberado somente às 9 horas da manhã de sexta-feira, mas acabou vazando no início da noite.

Há suspeitas de que alguns bancos conseguiram montar operações se aproveitando da falha nos sitemas do IBGE. Mas técnicos do instituto garantem que não há risco de isso ter acontecido (veja a explicação oficial). Teriam sido publicados no site do órgão na internet apenas três linhas do realease que será divulgado à imprensa.

O IPCA vinha sendo aguardado com ansiedade pelo mercado financeiro, por municiar os analistas no processo de adivinhação quanto aos rumos da política de juros do Banco Central. Pesquisa da Reuters com 20 especialistas apontava para um índice de 0,41%. O IBGE terá de dar muito boas explicações sobre o que aconteceu ou a sua credibilidade ficará arranhada.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment