Os desafios do Censo
O IBGE divulgou nesta quarta-feira 16, os Indicadores Sociais do Censo Demográfico de 2010, que traz dados de várias áreas dos Municípios brasileiros, como saúde, educação, saneamento, dentre outras, pesquisados durante a contagem da população no ano passado.

As informações atuais traçam um paralelo com os números das mesmas áreas referentes ao ano de 2000, quando havia ocorrido o último Censo. Muitos dados praticamente são os mesmos das últimas décadas, ou seja , não mudaram quase nada. O País que avançou muito em melhorias econômicas e conseguiu reduzir os índices de miséria e de analfabetismo ainda convive ,por exemplo, com muitas crianças e adolescentes fora da escola. Tem diversas cidades brasileiras sem saneamento básico e muitas diferenças de renda entre brancos e negros, entre homens e mulheres.

A realidade é ainda mais chocante quando analisadas as realidades regionais. Norte e Nordeste continuam com índices alarmantes de saneamento, de alfabetização, de renda. 

Diante de tantos números, constata-se, de qualquer forma, que o País melhorou seus indicadores, apesar de não serem bons. O certo é admitir que o Brasil ainda evolui com lentidão e obtém resultados muito aquém das suas necessidades. O que importa, no conjunto de dados sobre nossa realidade, é perceber como o País ainda se defronta com questões que não estão sendo resolvidas, em especial na educação. 

Está claro que o Brasil precisa de políticas públicas focadas nas carências que foram evidenciadas pelas estatísticas do Censo. 

O Brasil ainda tem 14,6 milhões de analfabetos, ou 9% da população. Caxias do Sul tem 8,2 mil analfabetos, segundo o Censo.

Trata-se da menor marca da série histórica do Censo. Mesmo assim, ficam duas perguntas: 1) Aqueles que se declararam alfabetizados conseguem compreender um texto escrito ou apenas reconhecem palavras, sendo, portanto, analfabetos funcionais? 2) Por que o Brasil ainda não zerou o índice de analfabetismo? 

Essas perguntas reforçam o foco que precisa ser dado, com urgência, à qualidade da educação no país, do ensino básico à universidade. 

O Censo 2010 mostra um país com renda maior, infraestrutura mais ampla e melhor educação, mas ainda desigual. E isso aponta para a necessidade de se criar um modelo de desenvolvimento sustentável construído inclusive com a participação da sociedade.
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Milan Tomic

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