É preciso mais rigor na concessão de carteira para motos
Proliferam-se os acidentes de motos. Diariamente as ocorrências de trânsito e os registros no pronto socorro dos hospitais envolvendo ocupantes de motos são cada vez maiores. Diante dos números crescentes de acidentes e da alta mortalidade e morbidade, é urgente a necessidade de maior rigor para a obtenção da carteira de habilitação para motocicleta.

Embora exista uma resolução do Contram de 2008 que determina a necessidade de aula práticas nas ruas, a maioria dos instrutores só faz aulas práticas de moto fora de pistas fechadas.

Ninguém que assumir o risco de colocar um aluno nas ruas, ele não tem 100% de domínio do veículo, o que pode fazer com que ocorram acidentes.

Mas é aí que esta o problema. Os alunos estão sendo formados sem uma noção clara das realidades do trânsito. Fazer aula prática numa pista, fazendo zigue-zague, parando, estacionando, e outras manobras em local fechado, sem a presença de pedestres, de veículos circulando, é muito diferente da realidade. Deveria ter aula em ruas abertas

Acredito que o treinamento em circuito fechado é necessário, até que o aluno esteja apto a enfrentar o transito, mesmo que seja em vias de pouco fluxo. Mas tem que fazer aulas nas ruas adequado às condições de trânsito que serão enfrentadas pelos motociclistas, com maior rigor na primeira habilitação.

O que coloca em risco a segurança veicular, é o motociclista habilitado não ter preparo adequado para circular nas vias. Quanto mais aperfeiçoarmos o sistema de habilitação menos acidentes vamos observar nas ruas.

Acredito que é preciso mais rigor na concessão de carteira para motos. A grande luta do trânsito não é ensinar equilíbrio ou direção. A grande luta é ensinar para mudar o comportamento.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment