Inflação em 6,5%, será?
Alguém acredita em uma inflação de 6,5% no ano? É difícil acreditar primeiro, por ter sido feito apenas algumas horas após o feriado do dia primeiro; segundo por ter acertado a inflação “exatamente” no teto da meta (6,5%). Se for levado em conta que os cálculos se referem ao período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro de 2011, parece difícil acreditar que o governo tenha conseguido coletar todos os preços a tempo de dar o resultado nas primeiras horas de janeiro de 2012. O anúncio do governo é intrigante .

Os primeiros meses de 2011 prenunciavam que a inflação estava voltando . Haviam sintomas: os déficits públicos do fim do governo Lula, a elevação dos preços mundiais de alimentos, a explosão dos preços do petróleo, a expansão da moeda circulante. O aumento da moeda em circulação é reflexo dos déficits do governo, que somente podem ser pagos ou com aumento da dívida pública ou com emissão de dinheiro.

Vale destacar, ainda, que a inflação vem ocorrendo em cenário de taxa de câmbio baixa, a qual faz os produtos importados continuarem baratos sem pressionar a inflação. Caso o Brasil tenha aumento da taxa de câmbio (o que é positivo para o comércio exterior do país), esse fato poderá empurrar a inflação para cima.

Duas coisas já são dadas como certas: o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer menos em 2012 e medidas anti-inflacionárias terão de ser tomadas. Não se sabe qual , a equipe econômica não deixa claro qual é o plano e nem quando. Portanto preparemo-nos.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment