A esquerda e a direita das privatizações
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz hoje que privatização não é uma questão ideológica. Hora é de se admirar. Entregar patrimônio público para grupos privados em condições precárias não é ideologia, é favorecimento ilicito.

A Vale, por exemplo, foi privatizada em condições ruinosas e tinha uma importância estratégica para o país – pelo fato de deter as maiores jazidas de ferro do planeta – insubstituível.

Tivemos vários governos de direita e nenhum deles  tentou vender a Vale, exceto do de FHC.

Dizer, que o que foi feito aos aeroportos  segue o mesmo modelo do que fez FHC à Vale é uma comparação descabida.A Vale foi vendida, os aeroportos tiveram a administração concedida.Na concessão, não há entrega de patrimônio, que retorna ao Estado, com todas as benfeitorias.

No caso da telefonia,o processo de concessão das teles não apenas foi “preparado” com um brutal aumento das tarifas telefônicas como a outorga foi financiada com dinheiro do próprio Estado .

Nem é preciso entrar nos meandros da corrupção e favorecimentos que aconteceram ali e que estão parcialmente descritos no  livro A privataria tucana. de Amaury Ribeiro Júnior.

O problema do governo de  Fernando Henrique Cardoso não é ter privatizado por ser de direita. É ter privatizado sem responsabilidade.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment