Vem aí o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos
Está em curso no Brasil em alguns estados, entre eles o Paraná a implantação de um sistema de monitoramento 24 horas de todos os veículos que circulam pelo estado.

O projeto do Paraná faz parte de uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2006, adiado até agora, para que se instale no país o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). O território nacional deverá ser ocupado por antenas que promovam a leitura de placas eletrônicas instaladas nos 70,5 milhões de veículos do país até junho de 2014.

Ou seja até lá todos os veículos estarão sendo monitorados e vigiados. O assunto é polêmico. Oferece benefícios mas há desavantagens. Uma delas é a frota de carros usados. Os novos já sairão da fabrica com uma placa eletrônica que vai servir para a leitura dos dados. Mas nos usados terá que ser instalado o equipamento. Logo, ônus para os proprietários. Por outro lado será mais fácil identificar infrações e o sistema pode diminuir o valor do seguro dos veículos e dar mais segurança.

Estados como Rio de Janeiro e São Paulo já testam o sistema.

Ainda não se sabe qual custo que o estado terá para a instalação de todo o mecanismo nas cidades e nos veículos e quanto o cidadão comum deverá desembolsar para integrar a rede, mas pelo jeito preparemo-nos pode vir aí mais um custo para se trafegar pela péssimas rodovias brasileiras.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment