Economia de Caxias do Sul tem queda de 9,9% em janeiro
O índice da queda do desempenho da economia de Caxias do Sul no primeiro mês de 2012, em relação a dezembro de 2011, foi de 9,9%. A demanda menor e as férias acentuaram o percentual de queda na economia. Os três segmentos - indústria, comércio e serviços - tiveram recuo em suas atividades na comparação com o mês anterior. O comércio, porém, teve o pior desempenho: menos 23,6%. A indústria caiu 7,5% e os serviços 6,2%, conforme mostra o levantamento divulgado nesta quinta-feira (15), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O estudo mostra que no acumulado do ano, a indústria obteve crescimento de 0,2% e os serviços de 0,4%. O comércio registrou retração de 5,4. Na análise dos últimos 12 meses, a economia apresentou um bom desempenho: 4,1% de crescimento.

As exportações caíram (-35,9%) e as importações cresceram (25,7%), fazendo com que o saldo registrasse um desempenho de menos 63,2% em janeiro em relação a dezembro. Em janeiro, Caxias do Sul exportou US$ 1,086 bilhão e importou US$ 579 milhões. Argentina, Chile, Estados Unidos, Holanda, Colômbia, África do Sul, Uruguai e México são os principais destinos das exportações caxienses. Já as importações se originam da China, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Japão, Espanha e México.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS