Exportações e importações de móveis caíram. Produção aumentou.
A Movergs informa que as exportações brasileiras de móveis foram de US$ 60,9 milhões em março de 2012, representando queda de 5,8% em relação a março de 2011. Bem menos do que a do estado que caiu 10,8%.  Já as importações foram de US$ 51,4 milhões, com queda de 7,2% em relação a março de 2011, na contramão do estado que cresceu 27,7%. Os dados são consolidados até março, mas em abril o quadro deve mudar. O ritmo de vendas nas indústrias caiu. O IPI não deu tanto resultado assim.

Produção nacional

Já a produção de móveis no Brasil cresceu 14,7% em março, chegando a 40,1 milhões de peças. No ano, acumula alta de 2,4%. Estes dados, apesar de preliminares, mostram um resultado abaixo do apresentado pela produção moveleira do Rio Grande do Sul, que cresceu 8,6% no ano, com uma representação de 15,8% dos móveis produzidos no país. A produtividade da cadeia produtiva de madeira e móveis teve alta de 8,3% em março e 18,2% no ano, ou seja, janeiro a março de 2012, comparado ao mesmo período de 2011, bem acima do resultado da indústria de transformação que recuou 1,8% no ano. Para 2012, estima-se alta de 3,5% na produção nacional de móveis.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment