Bento e Caxias agora podem contar com o Integrar-RS. Governo do Estado apresentou nesta quinta novos benefícios fiscais para empresas da Serra.



O novo Fundopem e o Integrar-RS foram apresentados aos empresários nesta quinta-feira (28), em Bento Gonçalves. A apresentação, que integrou a agenda da Interiorização do Governo, ocorreu na sede da Centro da Indústria, Comércio e Serviços da cidade e foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik.

As mudanças feitas pelo Governo do Estado no sistema de incentivos do Rio Grande do Sul, que inovou ao permitir, pela primeira vez, que empresas da Serra também possam usufruir do Integrar-RS, foram detalhadas pelo diretor do Departamento de Ações e Programas Especiais (DAPE) da SDPI Nery dos Santos Filho. Segundo ele o novo Fundopem possibilita financiamento para várias indústrias com juros máximos de 2%. Também agora é possível financiar até 100% do projeto no caso das cooperativas ou centrais de cooperativas de produtores rurais. Para outros setores, conforme o enquadramento do projeto, poderá ocorrer um desconto de um mínimo de 10% até 90% no pagamento das parcelas, por ser tratar de setor prioritário dentro da Política Industrial do Estado.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik afirmou que os dois novos instrumentos de incentivo às indústrias significam que o Estado definitivamente entrou na competição para atração de investimentos no estado. “ foi um forma que encontramos de poder enfrentar a guerra fiscal e dar competitividade ao estado” disse.

Knijnik lembrou, ainda, que o investimento das Empresas Randon, anunciado recentemente, já está integrado ao regramento do Fundopem. "Graças à introdução do novo modelo, garantimos um empreendimento de R$ 1,1 bilhão para o RS, com a geração de 2 mil empregos diretos". O Secretário afirmou que atualmente o RS disputa com São Paulo a atração de dois importantes investimentos que irão mudar o perfil industrial do estado, porém não antecipou quais sejam.

Em relação à Serra, o impacto para os novos projetos será produzido pelo fato de, agora, mesmo os municípios com índice de desenvolvimento acima da média estadual poderão ser beneficiados com o desconto do Integrar. Antes, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, largavam com 0%. Agora, Caxias do Sul pode ter um percentual inicial de 14,5%, e Bento Gonçalves, 21,6%.

Outro ponto destacado foi o fato de todos os critérios, agora, estarem alinhados com a Política Industrial do Estado, fato importante para a Serra, tendo em vista que os setores Vitivinícola, Moveleiro e Metal-Mecânico são estratégicos dentro do plano de desenvolvimento gaúcho.

O secretário-adjunto da SDPI, Junico Antunes, apresentou aos empresários o Sistema de Desenvolvimento, detalhando os mecanismos de financiamento dos bancos Badesul e BRDE, além da lógica de operação da Sala do Investidor. Já o diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Sérgio Kapron, apresentou os cinco projetos do APL Moveleiro, ressaltando o fortalecimento do Centro Gestor de Inovação.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment