Ascon realiza 1º Meeting da Construção em Bento 
A Ascon Vinhedos- Associação das Empresas de Construção Civil de Bento Gonçalves, realizou nesta sexta-feira, dia 20 o 1º Meeting da Construção. O evento realizado no centro de eventos do Hotel Villa Michelon no Vale dos Vinhedos contou com as palestras do presidente do Sinduscon-RS, engenheiro Paulo Vanzeto Garcia, do engenheiro de Segurança do Trabalho, Sérgio Luiz de Macedo Ussan, e de Ubiraci Rodrigues , gerente de Clientes de Negócios da Construção Civil da Caixa Econômica Federal de Brasília. Participaram cerca de 140 pessoas, entre engenheiros civis, arquitetos e empresários.

Paulo Vanzeto Garcia
O presidente do Sinduscon-RS, engenheiro Paulo Vanzeto Garcia apresentou diversos indicadores populacionais e econômicos que demonstram que o setor ainda pode crescer em produção e vendas, porém, o presidente destacou que há “passivos históricos” que precisam ser resolvidos, ao se referir principalmente sobre a legislação trabalhista. Paulo Vanzeto Garcia afirmou ainda que é preciso aumentar o crédito imobiliário, destacando que no Brasil o volume de crédito é superior apenas a Argentina e a Rússia. O presidente do Sinduscon disse ainda que a produtividade das obras no RS e a qualidade caíram nos últimos anos, mas garantiu que as empresas do setor estão investindo mais em qualificação de mão de obra e em modernos sistemas construtivos. 

Sérgio Luiz de Macedo Ussan
O engenheiro de Segurança do Trabalho,Sérgio Luiz de Macedo Ussan, que abordou o tema “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, afirmou que a relação capital x trabalho mudou muito e rapidamente e declarou não ser verdadeira a afirmação de que o setor da construção é o campeão de acidentes. Considerando a população economicamente ativa o Brasil ocupa o 8º lugar em registro de acidentes de trabalho. O engenheiro afirmou que no RS a segurança nos canteiros de obras melhorou, mas fez um alerta “é preciso que o setor se interesse mais pelas consultas públicas e pelos projetos que estão sendo estudados e que visam a mudança e adoção de novas normas de segurança nas obras”, disse. Paulo Vanzeto Garcia, comentou que há alterações substanciais previstas para elevadores, andaimes e sobre a terceirização, por exemplo, que podem ser inviáveis na prática.

Ubiraci Rodrigues
Ubiraci Rodrigues , gerente de Clientes de Negócios da Construção Civil da Caixa Econômica Federal de Brasília demonstrou por indicadores de que a instituição tem destinado muitos recursos para o setor nos últimos cinco anos. “ estamos vivendo um momento mágico, temos recursos hoje para financiar todas as faixas e nossa meta é chegar em 2014 investindo 111% do PIB” destacou. Rodrigues revelou que somente na serra gaúcha a Caixa já investiu R$ 5,5 milhões e deve fechar o ano com R$ 1 bilhão investidos. Para ele o cenário deve mudar um pouco nos próximos meses “ pois não se vai vender mais um prédio de apartamentos num único final de semana” disse. As vendas serão mais criteriosas e demoradas, os imóveis não valorizar tanto como ocorreu em 2010 principalmente, mas dinheiro não vai faltar, garantiu.

Para o presidente da Ascon Vinhedos, empresário Diogo Parisotto, essa é a realização de um projeto idealizado pela diretoria. “Oportunizar aos nossos associados o contato com a atualização sempre foi um de nossos principais objetivos”, destacou.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment