Vale dos Vinhedos conquista Denominação de Origem
Produtores de vinho da região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalvesl, receberam nesta terça-feira (11) o registro de Denominação de Origem (DO) para os vinhos produzidos no local. O selo, que é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), é uma forma de proteger e valorizar a identidade dos produtos feitos na região.

O registro de Denominação de Origem é aguardado há quase 10 anos pelos produtores de vinho da região. A partir de agora, o consumidor que comprar as bebidas produzidas em Bento Gonçalves tem a garantia de que elas foram realmente produzidas na região, obedecendo a padrões de qualidade e com sabor característico. Em 2002 os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, se tornaram os primeiros produtos brasileiros com Indicação Geográfica - modalidade Indicação de Procedência.

Segundo o diretor -técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), enólogo Daniel Dalla Vale, a denominação de origem abrange muito mais do que a área delimitada “ são critérios mais finos, variedades específicas, produtividade por hectare, metodologia de elaboração, é um ganho muito grande” salienta. (ouça entrevista)

Com o registro os produtos devem valorizar e ganhar em visibilidade e competitividade internacional. A expectativa é que o selo já possa ser visto nas mercadorias nas prateleiros em dois meses.

Localizado em uma região colonizada por imigrantes italianos, o Vale dos Vinhedos tem uma tradição de 130 anos no cultivo da uva e na produção de vinhos. Em 2011, as vinícolas associadas à Aprovale produziram 6,9 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, o equivalente a 9,2 milhões de garrafas.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment