Clipping da pág.10 da Zero Hora deste domingo dia 17
LETÍCIA DUARTE (Interina)

Faixa Preta na Prefeitura

Eleito aos 29 anos como prefeito mais jovem de Bento Gonçalves, por apenas 383 votos de diferença, Guilherme Pasin (PP) assumiu o poder com uma dupla missão. Além de ter de corresponder às expectativas dos eleitores no primeiro mandato de sua vida, enfrenta o desafio de colocar ordem em uma das situações mais dramáticas das contas públicas no Rio Grande do Sul.

Logo depois da eleição, auditorias revelaram que a dívida do município chegava a R$ 51,2 milhões, o equivalente a 20% do orçamento. Com ajuda de auditores do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura faz agora um pente-fino nas finanças para tentar colocar ordem na casa. Enquanto isso, o prefeito decretou a suspensão temporária no pagamento de todas as dívidas contraídas até o final de 2012.

A dedicação integral à nova missão obrigou o bacharel em Direito e ex-assessor do deputado Jerônimo Goergen a aliviar os treinos de jiu-jítsu, a arte marcial que pratica há 13 anos – e que lhe garantiu até uma medalha de bronze no campeonato brasileiro, em 2004. Mas os princípios do esporte continuam bem presentes em seu cotidiano: diz que é com ajuda da disciplina e da concentração aprendidas na luta que tem enfrentado o desafio na gestão.

– Eu aprendi a encarar os momentos mais difíceis com muita tranquilidade. É como no jiu-jítsu: tem de respirar, analisar e agir – compara, sorridente.

Com o fluxo de trabalho espichado das 7h15min às 23h nestes primeiros dois meses, Pasin ultimamente não tem parado nem para almoçar. Para enganar a fome, se alimenta com vitaminas de açaí e banana, café e chimarrão. Suspensa durante a campanha, a rotina de exercícios está sendo retomada aos poucos, em horários alternativos como domingos e feriados. Na terça-feira de Carnaval, a academia que frequenta abriu especialmente para lhe conceder a passagem para a faixa preta.

Ao trocar o tatame pelas contas públicas, a luta agora ficou mais difícil, mas o prefeito está empolgado.

– Os desafios são proporcionais às paixões – diz Pasin, que completou 30 anos em 27 de janeiro.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment