Deu no Diário de Pernanbuco
Brasileiros compram terras na Argentina para produzir vinho
Os brasileiros estão dispostos a aumentar sua fatia no mercado de vinhos, mas desta vez com a aquisição de terras e produção na Argentina. Uma das razões é que uma vinícola da provínicia de Mendoza, no oeste da Argentina, oferece vantagens para quem deseja fazer parte do grupo de produtores locais.

A vinícola argentina é a O.Fournier, cujo proprietário é o espanhol José Manuel Ortega, que colocou à venda um total de 158 hectares (cerca de 1,6 milhão de metros quadrados) em terrenos para pequenos produtores. Dos 22 lotes vendidos, 18 foram comprados por brasileiros. Ortega disse que o perfil dos compradores brasileiros é de pessoas com "alto poder aquisitivo, discreto" e interessadas "em produzir e colher o vinho com a família". Segundo ele, em alguns casos, esta produção seria com "objetivo empresarial" e, em outros, "por prazer".

O empresário destacou que as vantagens oferecidas aos compradores tornaram o negócio mais atraente aos brasileiros e demais interessados em se tornarem vinicultores. Quem comprou um terreno em Mendoza ganhou o direito de produzir seu próprio vinho com as uvas que colher. No contrato, consta uma cláusula onde os compradores se comprometem a pagar pela infraestrutura que a O.Fournier oferece com as uvas que superarem a meta de colheira.

O empresário espanhol disse que o processo entre a plantação e a colheita das uvas dura dois anos e cinco meses. A previsão é que os primeiros vinhos produzidos por brasileiros na Argentina fiquem prontos em 2014. Dados do governo da província de Mendoza apontam que os brasileiros estão entre os principais turistas estrangeiros em Mendoza, cidade considerada o epicentro das vinícolas na Argentina.

Esta não é a primeira vez que brasileiros têm interesse em investir na região de Mendoza. Em 2008, o site Winesur destacou que empresários brasileiros formaram, em parceria com argentinos e italianos, uma sociedade para produzir azeites voltados para a comercialização local e internacional.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment