A proposta de facilitar o exercício da medicina no Brasil por médicos formados no exterior tem como objetivo exclusivo garantir atendimento à população que atualmente está desassistida

O anúncio do governo federal de que pretende atrair médicos formados no exterior para suprir a demanda de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo nas cidades periféricas e do interior, tem gerado grande polêmica entre os setores que são contra e aqueles favoráveis à proposta. Em um momento de impasse como esse, o que deve nortear os debates e as decisões é a busca pela alternativa que garanta à população usuária dos serviços públicos de saúde atendimento digno e próximo.

A contratação de médicos tornou-se um dos principais desafios dos governos locais, tendo em vista que os esforços e as medidas adotadas no âmbito municipal têm sido em vão. As prefeituras estão recorrendo ao aumento dos salários e concessão de benefícios maiores do que sua capacidade financeira e, mesmo assim, as seleções são encerradas sem o preenchimento das vagas; ou são preenchidas, geralmente, por médicos que já atuavam na rede pública de outra cidade.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), há no país dois médicos para cada mil habitantes, colocando-o em desvantagem em relação a países europeus e latino-americanos, como Cuba (6,39), Grécia (6,04), Uruguai (3,73), França (3,28), Argentina (3,16), México (2,89), Estados Unidos (2,67), entre outros.

Essa realidade mostra a necessidade da criação de políticas nacionais que visem ao suprimento da demanda . Porém, essas ações garantirão resultados a longo prazo e os municípios precisam de uma solução imediata e, nesse caso, a melhor alternativa é a realização das chamadas internacionais, viabilizando que médicos formados no exterior atuem no SUS. Tal proposta não destoa da conduta adotada pelos países desenvolvidos que tiveram de aumentar a força de trabalho no setor.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment