O editor participou nesta segunda-feira da audiência pública sobre o Trem Regional de Passageiros que deverá ligar Caxias do Sul à Bento Gonçalves. Entre as principais conclusões podemos destacar que quanto tudo estiver funcionando haverá uma grande mudança no aspecto cultural e de mobilidade urbana para os municípios de Bento, Caxias, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa. Teremos então uma opção moderna, rápida, segura e popular em se tratando de transporte coletivo. Claro não é tão simples assim. O volume de recursos públicos são vultuosos e como toda obra pública será preciso muita fiscalização para evitar sobrepreços. Será preciso também muita determinação para a construção da malha ferroviária nas zonas urbanas, visto que há muitas áreas invadidas e será ainda necessário desapropriar algumas terras. Isso irá demandar tempo, dicussões jurídicas, determinação política e dinheiro. Mas o projeto do trem regional da serra está bem mais adiantado do que outros trajetos similares no país. Também será preciso muito cuidado com o já consolidado roteiro turístico da Maria Fumaça entre Bento e Carlos Barbosa. Neste caso só mesmo uma ferrovia paralela.Portanto a viabilidade e os investimentos necessários não são os únicos obstáculos no caminho do projeto do trem regional, mas se houver objetividade e união de esforços como vimos hoje é possível que em cinco ou seis anos ele seja real.
O editor participou nesta segunda-feira da audiência pública sobre o Trem Regional de Passageiros que deverá ligar Caxias do Sul à Bento Gonçalves. Entre as principais conclusões podemos destacar que quanto tudo estiver funcionando haverá uma grande mudança no aspecto cultural e de mobilidade urbana para os municípios de Bento, Caxias, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa. Teremos então uma opção moderna, rápida, segura e popular em se tratando de transporte coletivo. Claro não é tão simples assim. O volume de recursos públicos são vultuosos e como toda obra pública será preciso muita fiscalização para evitar sobrepreços. Será preciso também muita determinação para a construção da malha ferroviária nas zonas urbanas, visto que há muitas áreas invadidas e será ainda necessário desapropriar algumas terras. Isso irá demandar tempo, dicussões jurídicas, determinação política e dinheiro. Mas o projeto do trem regional da serra está bem mais adiantado do que outros trajetos similares no país. Também será preciso muito cuidado com o já consolidado roteiro turístico da Maria Fumaça entre Bento e Carlos Barbosa. Neste caso só mesmo uma ferrovia paralela.Portanto a viabilidade e os investimentos necessários não são os únicos obstáculos no caminho do projeto do trem regional, mas se houver objetividade e união de esforços como vimos hoje é possível que em cinco ou seis anos ele seja real.
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