Prefeitos em Brasília não ouvem o que queriam ouvir

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (10) um pacote de bondades a administradores que participam da 16ª Marcha dos Prefeitos em Brasília.No entanto, apesar de ter sido aplaudida de pé em sua entrada e no início de sua fala pelos presentes na plateia, foi vaiada sob pedidos dos prefeitos de revisão do Fundo de Participação dos Municípios, não mencionada em seu discurso. Também pudera. Dilma adota um discurso eleitoreiro e de pouca eficácia. Invariavelmente anúncios deste tipo demoram muito para se traduzirem em benefícios reais. Isso quando a comunicação imprecisa produz entendimentos diversos e decisões equivocadas.

De fato o maior problema que os prefeitos enfrentam na gestão das cidades é a centralização e monopolização de recursos junto aos cofres da União. É isso que precisa ser mudado. De um lado o orçamento subnutrido dos municípios, do outro, o inchaço da máquina federal. E quando se analisa com detalhes percebe-se que o inchaço da máquina federal rima com ingerência e incompetência, beirando a irresponsabilidade. A pergunta é: como alguém consegue governar com tantos Ministérios? Como gerir um governo com mais de 23.500 cargos de confiança, ou seja, nomeados por indicação, e não por concurso público?

Definitivamente, não há como administrar uma instituição pública que se diz séria com tamanho inchaço. O resultado não seria diferente do que é constatado todos os dias: denúncias, irregularidades, desvios. O desperdício de dinheiro com o inchaço da máquina, como ocorre no Governo Federal, dá lugar à completa dependência de recursos estaduais e federais para realizar obras e projetos simples e de extrema necessidade e importância para o bom funcionamento das cidades.

Em todos os discursos adotados por Dilma nos últimos dias para tentar sufocar a voz das ruas, não sequer uma afirmação sobre corte de despesas, corte de cargos e salários, economia, austeridade, controle do desperdício e combate ao superfaturamento e a corrupção.

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment