Governo do Estado apresenta projeto do novo presídio

Deu no site da prefeitura de Bento
A secretária da Coordenação de Assessoramento Superior do Governador, Mari Perusso, apresentou na manhã desta quinta-feira, 21, ao prefeito Guilherme Pasin, o projeto arquitetônico e executivo para a construção do novo Presídio Regional de Bento Gonçalves. Mari Perusso esteve no Gabinete do prefeito, acompanhada do superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), Gelson Treisleben, por representantes da Secretaria dos Prefeitos, e do patrimônio estadual. No encontro com o chefe do Executivo Municipal, também foi detalhado o plano de trabalho do governo do Estado para solucionar definitivamente a situação do edifício, que segue interditado pela justiça após a rebelião ocorrida em 8 de maio deste ano.

O novo presídio terá capacidade para 388 vagas apenas para apenados em regime fechado. O modelo de construção possui, ainda, salas de estudo, oficinas e separação para dependentes químicos. Para os apenados dos regimes semiaberto e aberto, a alternativa apresentada pela Susepe, é a implantação de sistema de utilização de tornozeleiras eletrônicas. A obra está estimada em R$ 18 milhões. 

A área do atual, localizada no centro da cidade, segundo o governo, está avaliada em R$ 13,8 milhões. De acordo com a secretária, a intenção é implantar um novo modelo de construção em Bento, que contemplaria uma permuta com a iniciativa privada. Por isso, uma reunião também foi agendada com empresários da construção civil da cidade para apresentar a proposta.

Segundo o cronograma apresentado pelos representantes do governo do Estado, além dos projetos já finalizados, os demais trâmites burocráticos estarão prontos nos próximos dias, quando devem ser submetidos à aprovação da Assembléia Legislativa. "Se a legislação eleitoral nos permitir, queremos encaminhar imediatamente para os deputados analisarem, caso contrário iremos aguardar o fim das eleições para encaminhar a proposta de permuta à Assembleia", afirma Mari.

Sobre a avaliação realizada da área central onde atualmente está localizado o presídio e as delegacias de Polícia Civil, Mari Peruzzo admitiu que pode haver discordância no valor estimado. Entretanto, se houver necessidade de mais recursos, o Estado poderá incluir na negociação outros imóveis existentes na cidade e na região.

Desde que assumiu o governo, em 2013, o prefeito Guilherme Pasin tem se empenhado em resolver a situação do presídio de Bento Gonçalves. Em abril daquele ano, o prefeito esteve em Porto Alegre em audiência na Susepe, onde conheceu um modelo já em execução pelo Estado. Em maio deste ano, Pasin liderou um grupo de prefeitos da região em busca de uma solução para o sistema prisional regional. Essa iniciativa, dias após, gerou um encontro com o governador Tarso Genro em Farroupilha, quando o governo do Estado se comprometeu em tornar o assunto prioridade.

Na semana passada, em reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública, ficou definido um cronograma de ações que previam as visitas ocorridas nesta quinta-feira, em Bento. Na ocasião, Pasin agradeceu o empenho dos representantes do Governo Estadual em resolver a questão. "O município sempre esteve disponível e empenhado para encontrar as soluções necessárias. Somos parceiros e continuaremos colaborando para que tudo se resolva o mais rápido possível", declarou Pasin.

O prefeito também garantiu que os compromissos já assumidos pelo seu governo, como o caso da pavimentação do acesso ao novo presídio, estão mantidos. Após a reunião, a comitiva vistoriou o terreno localizado na Linha Palmeiro, já cedido pela Prefeitura para o Estado que receberá a obra. A avaliação de todos foi positiva pois o local é adequado, apresentando uma área total de terras superior à prevista no projeto.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment