Diria o prefeito de Sucupira: Divergências pesquisatórias!



A discrepância entre os resultados apresentados pelas mais recentes pesquisas eleitorais divulgadas chamam a atenção. Como pode haver tanta diferença entre os dados “científicos” apresentados por Institutos que mantém , segundo eles, em seus quadros pesquisadores, matemáticos, cientistas políticos ?

Senão vejamos:

Em apenas sete dias os números são discrepantes. A revista Época publicou pesquisa alvo de reclamação do PT à justiça eleitoral, de um tal instituto Paraná na qual Aécio Neves aparece com 54% e Dilma Rousseff com 46% no segundo turno. Apesar de o instituto ser totalmente desconhecido, a revista da Globo destacou a pesquisa. Outro caso é de um tal de Veritá. Nunca ninguém ouviu falar nele.
Em sete dias
Aécio
Dilma
Sensus
58,8%
41,2%
Vox Populi
44%
45%
Paraná
54%
46%
Datafolha
51%
49%
Ibope
55%
45%
Veritá
54,5%
45,2%

As diferenças metodológicas não são o principal motivo da discrepância entre as pesquisas. Parece que a justiça eleitoral não esta conseguindo ou não quer detectar o que há escondido nisso. Aliás, é preciso aprimorar a legislação para que esta “guerra de pesquisas” tenha critérios e dados mais confiáveis. Ou que se impeça de serem publicadas. A mídia conseguiu atrair para si, grandes picos de audiência ao divulgar pesquisas. Subitamente ficou mais atrativo divulgar pesquisas do que debater ideias e programas de governo.

No Rio Grande do Sul, aconteceu algo pior: o Ibope conseguiu errar de forma espantosa a própria pesquisa de boca-de-urna (também errou no Rio de Janeiro). Depois de meses dizendo que a candidata Ana Amélia Lemos, do PP, era a franca favorita para vencer a eleição a governador.

A verdade é que números nesta fase pré-eleições, dizem menos que tendências. E em favor dos pesquisadores cabe ressaltar: pesquisas de verdade ainda existem, institutos não sei .
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment