Reforma política: Unificação das eleições



Um dos pontos da reforma política que o Congresso Nacional promete aprovar ainda este ano pode alterar significativamente a vida política brasileira, marcada pela alternância das eleições e a possibilidade de exercer dois mandatos. De acordo com uma proposta de emenda à Constituição em tramitação, os pleitos municipais e os das esferas estadual e federal passariam a ocorrer ao mesmo tempo a partir de 2018, o que acabaria com a rotina dos eleitores de irem às urnas de dois em dois anos, e a reeleição seria vedada. Apesar de o assunto ainda não ser consenso, as chances de ela sair do papel são grandes, pois o projeto conta com o apoio das maiores bancadas.

Acho que o Brasil terá que se preparar mais para unificar as eleições a partir de 2018 como já aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.  Pela proposta de autoria de Renan Calheiros (PMDB-AL), as eleições serão unidas e em 2016, os prefeitos eleitos terão mandato de apenas dois anos para que, em 2018, haja a coincidência das eleições. Acho que poucos iriam se candidatar para um mandato de apenas dois anos. Será mais fácil prorrogar o mandato do atual. Sem conta r o custo de uma eleição que seria desnecessária.

Além de não se consenso nacional não é verdade de que ela seria mais barata, por exemplo. Talvez a única vantagem é de que unificadas favoreceria a governabilidade, facilitando, sobremaneira, a execução de políticas públicas, em especial nas áreas em que o Brasil tem maior carência, como saúde, saneamento, segurança pública e educação.

Mas na contramão, a unificação das eleições enfraquecem o direito de participação política e escolha dos eleitores porque haverá um longo período, entre uma eleição e outra, e, consequentemente, também menos debatidas serão as questões políticas do País. Os cidadãos poderão ficar ainda mais afastados da política, pois exercerão seu direito fundamental ao voto somente uma vez a cada quatro ou cinco anos e, como resultado disto, também a classe política e as instituições democráticas diminuídas em sua legitimidade. O longo tempo de espera entre os pleitos, resultará em menosprezo pela sociedade da importância do sistema político e das práticas democráticas. Além disso, será muito difícil para a justiça eleitoral se adequar ao tamanho da eleição de uma única vez. A proposta prevê, na verdade, a realização de 5.570 eleições municipais (prefeitos e vereadores), 26 eleições estaduais (governador, deputados federais, senadores e deputados estaduais), uma eleição distrital e a eleição nacional (presidente da República) numa mesma data ou, em hipótese alternativa, em datas bem próximas. Como administrar tudo isso? O custo financeiro será muito mais alto. Imaginem o tamanho de serviços, servidores, logística, etc.

A propaganda eleitoral vai acabar com o debate no âmbito municipal. Com a unificação dos pleitos, perderão, sobretudo, os municípios e os candidatos nas eleições municipais, cujos temas e propostas específicos locais serão sufocados pelo maior interesse que as eleições gerais despertam na sociedade e nos meios de comunicação e pelo debate das questões de maior relevância para os Estados e a União. Portanto , tem muito ainda que se debater, e se preparar para uma mudança tão grande assim.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment