Demissões no setor moveleiro também afetam polo de Arapongas-PR



O setor moveleiro nacional também sente os efeitos da retração econômica e a queda do poder de compra da população brasileira. Em Bento Gonçalves, indústrias estão com a produção em queda. Há também empresas que enfrentam dificuldades financeira por conta do baixo faturamento e pelo comprometimento financeiro em empréstimos e financiamentos tomados em épocas de alto consumo. A crise econômica também começou a atingir mais fortemente a indústria moveleira do polo de Arapongas e já há demissões. O Grupo Simbal, que tem aproximadamente 1.350 mil funcionários distribuídos em cinco unidades, demitiu na semana passada cerca de 105 trabalhadores, a maior parte na fábrica de Rolândia. Movimento que atinge outras empresas do setor e que já afetou ao menos 5% dos postos de trabalho na região, segundo estimativa do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). As vendas de móveis paranenses caíram, em relação ao mesmo período do ano anterior, 4,51% em janeiro, 14,30% em fevereiro e 12,94% em março, segundo o último levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em maio.

A retração nas fábricas é puxada pela diminuição das exportações e também do consumo do mercado interno. O acumulado de 2015, no momento, se encontra em patamar inferior ao registrado até mesmo em 2013. O volume de pessoal ocupado no setor de madeira apresenta queda no comparativo com 2014, com uma variação negativa de 4,2%, próximo da média geral da indústria de transformação de -4,5%. Em janeiro houve um saldo positivo de 1.900 novos empregos formais, porém, em fevereiro, apenas 24 novas vagas foram registradas. Com isso, a indústria moveleira atingiu a marca de 275.173 empregos diretos no país. O Rio Grande do Sul é responsável por 39.308 delas.

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment