Tide Bertuol em livro

Uma das grandes personalidades de Bento Gonçalves no automobilismo, Aristides Bertuol, o “ Tide” terá sua história resgatada nas páginas do livro "Aristides Bertuol - o piloto da carreteira nº 4" produzido pelo jornalista Fabiano Mazzotti. O projeto da obra, que combinará entrevistas, registros históricos e um valioso acervo fotográfico da época, será apresentado na próxima segunda-feira, durante evento no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Se estivesse vivo, Tide completaria 100 anos em outubro de 2016.

Aristides Bertuol, começou sua carreira no automobilismo em 1948, na Prova Copa Rio Grande do Sul. Ao todo participou de 46 provas. Sua primeira vitória foi em 1949, em Interlagos. Foi o vencedor da segunda edição das Mil Milhas Brasileiras ao lado de Orlando Menegaz, em 1957, sendo que na primeira edição, em 56, havia terminado em terceiro ao lado de Valdir Rebeschini.Ainda em 57 conquistou seu primeiro título, o de Campeão Gaúcho de Carreteras Força Livre. Venceu várias provas em Interlagos e também no Uruguai. No II Grande Prêmio Getúlio Vargas de 1951, foi o segundo colocado no geral, vencendo a etapa Rio-São Paulo com o tempo de 2,56h, com média de 133 km/h. No circuito da Gávea de 1951 participou com uma Maseratti CLT 48 e com este carro venceu em Interlagos. Encerrou sua participação em provas de Carreteras em 1958, tendo após aquele ano participado apenas de mais duas edições das Mil Milhas com os pilotos Orlando Menegaz (11° em 1958) e José Asmuz (4° em 61). Depois de alguns anos de ausência, retornou ao automobilismo em 1969. No dia 11 de Maio, na prova Vale do Rio das Antas, registrou a primeira vitória do Chevrolet Opala em competições no Brasil. Neste ano sagrou-se novamente Campeão Gaúcho na categoria Força Livre, até 5000 cilindradas.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment