Mas câncer tem cura!

A dívida pública do Rio Grande do Sul foi negociada em 1998, gestões do Antônio Britto, Governador do PMDB do Rio Grande do Sul, e Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República. Não foi Brito o culpado pela dívida. É coisa de 40 anos. Culpa de todos. A Resolução do Senado nº 64/98 veio renegociar a dívida de R$9,4 bilhões, pagáveis em trinta anos, em parcelas corrigidas, com juros de 6% ao ano mais a variação do IGP-DI. Foi feito um abatimento de R$1,6 bilhão. No pagamento das parcelas, foi estipulado o limite máximo de comprometimento de 13% da receita líquida real, sendo que, em caso de atraso no pagamento, esse limite passaria a 18% da receita líquida real. À época, foi considerado um bom acordo. Os índices de inflação estavam lá em cima, os juros estavam lá em cima. Hoje, se transforma num grave passivo para o Estado. Hoje, tornou-se um câncer.
Veja o infográfico que a Zero Hora produziu para entender mais sobre a evolução histórica de uma dívida que quebrou o RS. Clique aqui
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment