Pão de Açúcar mira atacarejo contra piora nas vendas

A recente queda nas vendas e na lucratividade dos hipermercados fez o Grupo Pão de Açúcar (GPA) tomar uma decisão que simboliza o quanto esse tipo de loja tem perdido espaço no País para o chamado atacarejo. No ano que vem, entre 15 a 20 hipermercados Extra vão se transformar em lojas Assaí. Embora tenha margem de lucro menor do que os outros negócios de supermercados e hipermercados do GPA, o Assaí vem dando lucro este ano, enquanto a divisão de Multivarejo (que inclui as bandeiras Extra e Pão de Açúcar) tem dado prejuízo. Nos nove meses de 2016, o Multivarejo teve margem Ebitda ajustado de 5,2% enquanto o Assaí teve margem de 4,2%. Apesar disso, o lucro do Assaí chegou a R$ 136 milhões, enquanto o Multivarejo registra prejuízo de R$ 263 milhões, afetado por um patamar de despesa financeira líquida e depreciação maior que o do negócio de atacarejo.

De fato, as lojas de atacarejo, uma mistura de atacado com varejo, cujo foco é o preço baixo, ganharam musculatura desde 2012 e tiveram desempenho superior à média do varejo de autosserviço, que inclui supermercados e hipermercado. Esse formato de loja também abocanhou uma fatia maior das vendas de itens de básicos, mostram pesquisas divulgadas nesta segunda-feira, feitas por entidades diferentes, mas com resultados semelhantes. Em Bento Gonçalves, o Grupo IMEC,que inaugurou em 2015 o Desco - Super e Atacado, não tem o que se queixar.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment