Próxima edição da Vinitaly será em Bento

Apesar de não confirmada qual a configuração que a feira terá, o que está certo é de que Bento Gonçalves vai sediar uma feira latino-americana de vinhos no ano que vem, provavelmente em novembro. A confirmação veio nesta quinta-feira (23), durante uma reunião entre o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere (foto), Giovanni Mantovani.

Com mais de cem anos de experiência, a Veronafiere é uma das maiores empresas da Europa em organização de feiras. Anualmente, promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo. Mas as últimas edições perderam força. Por isso os promotores planejaram eventos itinerantes e a qualidade dos vinhos e espumantes gaúchos despertou o interesse dos investidores italianos.

O diretor-geral, Giovanni Mantovani, afirmou que três critérios foram decisivos para escolher Bento Gonçalves. "É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento. Além disso, o RS está no centro do Mercosul", lembrou

A possibilidade vinha sendo discutida desde 2016, quando o governo gaúcho esteve na Itália em busca de parcerias e investimentos no setor vitivinícola gaúcho. Neste ano, uma nova comitiva visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS