Festa da Uva abre em Caxias

Festa Uva1
Com expectativa de receber mais de 1 milhão de visitantes, a 32ª Festa da Uva teve início na manhã desta sexta-feira (22) no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Confirmando a importância do evento para o estado e para o país, o governador Eduardo Leite compareceu à abertura oficial, assim como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
A Festa da Uva, com o tema “Viva Uma Bela Giornada”, é uma celebração da história e da cultura dos imigrantes italianos. Nos pavilhões, os visitantes podem provar as delícias dos pratos típicos. O evento também terá apresentações de artistas, como Thiaguinho, Capital Inicial, Armandinho e Anitta. 
Os 17 dias da festa, que se encerra em 10 de março, são financiados prioritariamente por verbas arrecadas via patrocínio, venda de espaços a expositores e comercialização de ingressos. De acordo com o diretor-executivo do evento, Luciano Pereira, cerca de R$ 18 milhões foram investidos na festividade. Prevista para ter ocorrido em 2018, a festa foi adiada pelo prefeito Daniel Guerra devido à crise financeira, interrompendo uma tradição de duas décadas. Desde 1994, a Festa da Uva ocorria a cada dois anos.
A colheita da safra da uva teve início em dezembro de 2018, em Caxias do Sul. O município figura como o quarto maior produtor da fruta no estado, com 3,8 mil hectares plantados. A colheita da safra de 2018 foi uma das melhores da década e contabilizou o ingresso de 663,2 mil toneladas da fruta nas vinícolas gaúchas.
Para este ano, a previsão é ficar um pouco abaixo, porque, em outubro do ano passado, municípios da Serra foram atingidos por granizo. A Emater-RS estima que agricultores da região colham 635 mil toneladas até março, cerca de 20% a menos do que 2018. ( SECON/RS)

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS