Sábado dia 15/10/05


Horário de verão começa no domingo

À meia-noite deste sábado, os relógios devem ser adiantados em uma hora em dez estados e no DF.
========================================================
Comentário de Carlos Quadros na rádio VIVA AM 890 às 07:50 a.m.

Aos meus professores

Hoje comemora-se o dia do professor, e fiquei pensando o que vou falar para vocês nesse comentário sobre os professores ? Fui apressadamente procurar meus primeiros boletins escolares, e ainda lembrei com grande alegria que tinha guardado algo tão precioso que valia a pena encontrá-lo em meio as coisas antigas para, quem sabe, ali recordar dos meus mestres. Falo de uma pequena agenda, uma espécie de diário, mas na capa esta escrito “Livro de Ouro”. Um pequeno livrinho onde foi-me registrado diversas mensagens do meus primeiros professores. Era o meu caderno de recordações. Lá no dia 06 de dezembro de 1972 consta a recordação da minha professora de 1º série Maria Inês Fracalossi. A seguir nas outras páginas recordações a cada ano que ia passando. Assim sucedeu-se a professora Inês Ferronato, Lisete Possamai Bertani, Irmã Terezinha Morandi, Professora Vera Lúcia Domit, Vilma Girolometto, Irmã Joana Gasparin, Irmã Jandira Dometto, Professora Ana Clélia, Irmã Áurea Scopel, Irmã Terezinha Piazza, Irmã Maria Antonio Piccinini, Irmã Clarice Bozza, Irmã Isaura Paviani, Irmã Ladi Sbrizza,I rmã Egídia Muraro, Professora Silvia Meneguzz depois dela em 83 no livro não consta mais registros. Perdoem-me se fiz apenas referência ao nome de solteira de algumas. Fiquei a ler atentamente o que cada uma delas registrou no meu livro de ouro e junto da leitura minhas recordações e lembranças da etapa mais importante da minha vida. Tinha dificuldade para copiar os temas, diz o boletim, que eu era distraído, gostava muito de conversar.. Na 4º série então era só o que estava escrito: “Deve conversar menos”. Na sétima série fui reprovado, um horror! o que justificar para meus pais ?. Aprendi muito com aquela derrota. Meus maiores problemas sempre foram o português e a matemática.
O ambiente da escola, os colegas, os professores, as lições apreendidas, as bagunças e as conquistas escolares fizeram-me ver o quanto meus pais se esforçaram para tornar-me um cidadão, um pai, um esposo e um ser humano na essência da palavra. Foram vários outros professores, alguns , lembro-me nitidamente outros nem tanto. Apenas que no livro estava o registro dos professores regentes, ou como queiram ,dos coordenadores.
Depois disso , a universidade. Lá outra realidade se estabeleceu. Não é a mesma coi
sa que o colégio. A gente encontra colegas e professores que vivem apressadamente, que não cultivam muito os valores experimentados entre os amigos da escola. É outro nível, o relacionamento se estabelece entre adultos e por isso mesmo não têm a simplicidade de uma grande amizade colegial.
Porque esquecemos que a estrada do futuro está na escola. E a escola é, sobretudo, o professor e a professora: os artesãos que constroem o futuro. Por muitos anos, achamos que o futuro vinha das fábricas, estradas, hidrelétricas; e fizemos tudo isso. E o futuro, quando chegou ao Brasil, não pareceu tão bom quanto desejávamos; em alguns casos, pode-se dizer que chegou até pior.
O dia do professor, o dia do futuro, deve ser um dia de comemoração: uma espécie de feriado nacional. O que a escola brasileira fez até hoje é resultado do esforço de seus professores, que cumprem seus papéis com heroísmo. No século XXI, a escola precisa ter acesso a todos os meios tecnológicos da modernidade, mas é o professor quem continua fazendo a escola de qualidade. Por isso, um país desejoso de futuro precisa cuidar do magistério: cuidar da cabeça, do coração e do bolso do professor.
O futuro do Brasil só será um bom futuro se todos os professores forem bem formados, bem motivados e dedicados ao seu ofício e a seus alunos; e nada disso vai adiantar se eles não forem, também, bem remunerados;

Mas voltando ao meu livro de ouro acho que esta mensagem deixada pela Irmã Terezinha Piazza em 1980 pode resumir a homenagem que quero fazer a todos os professores neste dia. Dizia a Irmã “... A vida é cheia de encontros, encontros de viagens, encontros de amor, encontros de idéias, reflexões, encontros inesperados. E de encontros em encontros, os homens vão se descobrindo e se revelando uns aos outros. Os encontros enriquecem a pessoa humana” ...Por isso professores os encontros que temos na vida são muito valiosos, e são muito mais importantes do que qualquer dificuldade imposta pela realidade do ensino neste país. Foi nestes encontros da minha vida com todos vocês, professores,que descobri a alegria de viver. Obrigado

==================================================
Notas Quentes:
-Mercopar 2005 começará dia 18 de outubro em Caxias do Sul
Os interessados em conhecer as inovações tecnológicas levadas por 368 expositores à 14ª edição da Feira de Subcontratação e Integração Industrial (Mercopar 2005) terão acesso gratuito ao evento. O credenciamento de visitantes será realizado na entrada dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, município distante 125 quilômetros de Porto Alegre, a partir das 14h do dia 18 de outubro. A Mercopar 2005 é uma realização do Sebrae/RS e da Hannover Fairs Sulamérica. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.mercopar.com.br . A feira reunirá micro e pequenos empreendimentos dos setores de plástico, borracha, automação industrial, eletroeletrônico, metalmecânico e de serviços industriais de todo o Brasil e de outros países, como Turquia, Estados Unidos, Taiwan e Espanha, além da Argentina, nação que será homenageada durante a exposição, que ocorrerá até o dia 21 de outubro. “Nesta edição, a feira irá prestigiar um dos maiores parceiros comerciais do Brasil no Mercosul”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho.
- A Vinícola Aurora anuncia na próxima segunda feira dia 17/10/05 sua parceria com a Golden Sucos. A Aurora espera assim aumentar sua participação no mercado de sucos.
-Brasil conquista mais 23 medalhas em concursos na República Tcheca e Alemanha
O reconhecimento da qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros é uma realidade no mundo inteiro. O ranking de medalhas aumentou com mais 23 prêmios conquistados em concursos realizados na República Tcheca e na Alemanha.No 14º Vinoforum International Wine Competition, realizado entre os dias 7 e 10 de julho em Moravia, na República Tcheca, o Brasil foi reconhecido com três Medalhas de Prata, além do prêmio de Melhor Espumante do Concurso. As outras 19 medalhas – cinco Medalhas de Prata e 14 Medalhas de Menção Honrosa - foram conquistadas no Concurso Mundus Vini realizado de 1º a 4 de setembro na cidade de Nestadt-Weinstrasse, na Alemanha.

=========================================================
Clipping:
- SUPERMERCADISTAS ESTÃO OTIMISTAS PARA O NATAL
Os empresários do auto-serviço gaúcho vão vender mais nas festas de fim de ano. Os dados foram apurados pela Segmento Pesquisas em levantamento encomendado pela AGAS e que será divulgado nesta terça-feira, 18, em coletiva, na sede da entidade, junto com a apresentação do desempenho de vendas do mês de setembro (ICVA).( Fonte AGAS)

-VINÍCOLA PARANAENSE QUER VENCER NO MERCADO EXTERNO
De acordo com o ranking da União Brasileira de Vitivinicultura, a paranaense Campo Largo tornou-se líder no mercado nacional de vinhos de mesa durante 2004. Agora, a vinícola quer ultrapassar as fronteiras do Brasil e conquistar o paladar de outros países do Mercosul. Em julho, ela realizou suas primeiras vendas internacionais, enviando 4 mil caixas de bebida para o Paraguai. No início de outubro, foram embarcadas outras 1550. "Há cerca de dois anos, uma importadora paraguaia nos procurou, interessada em comprar nosso vinho, mas ainda não tínhamos a estrutura necessária para assumir negócios internacionais. Preenchemos essa lacuna contratando um especialista em Comércio Exterior", lembra Giorgeo Zanlorenzi, diretor-presidente da vinícola. Por enquanto, as exportações da companhia mantêm uma margem de lucros modesta. "Nosso objetivo é ganhar o mercado paraguaio e fortalecer a marca - por isso, estamos com preços bastante competitivos", explica Zanlorenzi. Atualmente, a Campo Largo está negociando com uma importadora da África do Sul - o acordo deve ser fechado até novembro. De acordo com as expectativas da empresa, as exportações devem se tornar responsáveis por 15% do faturamento dentro de no máximo 12 meses. (Fonte;Revista Amanhã)
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment