A gestão ambiental na Todeschini
Promovido pela Revista Ecologia & Meio Ambiente em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, na sua 3ª edição, homenageou 21 empresas ou instituições que se destacam por ações de sustentabilidade . Na edição de2012 asolenidade aconteceu no Clube Farrapos,em Porto Alegre, na noite da sexta-feira 29 de junho. Foram 19 organizações premiadas, entre elas a Todeschini. O prêmio valoriza àqueles preocupados em descobrir, implementar e aprimorar sistemas de produção e gestão capazes de atender às demandas da população enquanto preservam e recuperam o ambiente do RS, e projetos sócio-ambientais desenvolvidos no sentido de conscientizar e responsabilizar cada cidadão da necessidade em modificar hábitos e atitudes não-sustentáveis.

Para Cecília Giovanella Cecconi, responsável pela área de gestão ambiental da Todeschini o prêmio é na verdade o reconhecimento pelos ganhos ambientais que empresa tem obtido devido as melhorias implementadas em vários processos.

A Todeschini conseguiu reduzir, somente no ano passado, o consumo de mais de mil árvores, 100 mil KW de energia elétrica, 1,5 toneladas de ferro, 40 toneladas de papelão, 60 metros cúbicos de resíduos de MDP e MDF, 3 mil litros de diesel, 500 metros cúbicos de chapas de ferro e 100 mil folhas de papel, além de diminuir a emissão de mais de 90 toneladas de CO². Na última década, o consumo de água por funcionário foi reduzido em cerca de 37% mesmo com o crescimento contínuo da equipe – hoje formada por cerca de 700 pessoas. A economia chegou a 116 mil litros de água por pessoa. Nesse mesmo período, também houve redução de cerca de 17% na geração de resíduos perigosos e de aproximadamente 12% na geração de resíduos de madeira.

A fábrica de Bento Gonçalves (RS) foi a primeira empresa moveleira da América Latina oficialmente sustentável quando, em 2002, certificou-se junto ao Programa Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiental com as normas ISO 9001 e 14001.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment