Tradução de “Se”, poema inspiracional do inglês Rudyard Kipling , publicado pela revista Veja para a Dilma


Se a senhora for capaz de mudar de ideia quando todo mundo ao seu redor é cabeça-dura e a culpa.
Se mantiver a autoconfiança mesmo errando, mas der a devida atenção também a quem discorda.
Se responder com fatos a quem, para a senhora, mente e, sentindo-se odiada, evitar a reação exagerada, e, mesmo assim, não se mostrar acima do bem e do mal.
Se não se deixar escravizar pelos sonhos da juventude ou não rejeitar, apenas porque não são suas, as boas ideias.
Se tratar a popularidade e o abismo da impopularidade como impostores igualmente dedicados a iludir a plateia.
Se conseguir entender que caiu nas próprias armadilhas e que esse seu tormento é fruto do ego, seu inimigo, ou se, vendo as suas convicções do passado superadas, reconstruir novas sem resquícios do credo antigo.
Se for capaz de ver seu conjunto de vitórias e reuni-lo em um vaso que, mesmo quebrado, preserve as flores, e, assim, possa começar de novo apenas com valores, e fazê-lo resignada e sem medo de perder o estilo.
Se for capaz de forçar seu coração, nervos e tendões a servir sua vontade de salvar seu governo, mesmo quando tentam o contrário Mercadante, Rossetto e falcões.
Se for capaz de conversar com Stediles e não esmorecer e com sacerdotes de seitas econômicas sem emburrecer. 

Se nem Lula nem Cunha puderem feri-la profundamente.
Se todos os brasileiros pobres dependerem da senhora, mas poucos em troca de votos e nenhum totalmente.
Se entender que a salvação não virá dos que vivem de repasses e contracheques do Leviatã obeso, mas dos brasileiros que trabalham e investem e, assim, carregam do Estado e da burocracia o peso.
Se usar a passagem implacável do tempo de modo que consiga fazer o Brasil voltar à normalidade e progredir, da senhora de novo será o poder que recebeu da urna, mas que, por ideologia e maus conselheiros, teve de dividir, e - ainda melhor - na história não deixará lacuna.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment