Próxima edição da Vinitaly será em Bento

Apesar de não confirmada qual a configuração que a feira terá, o que está certo é de que Bento Gonçalves vai sediar uma feira latino-americana de vinhos no ano que vem, provavelmente em novembro. A confirmação veio nesta quinta-feira (23), durante uma reunião entre o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere (foto), Giovanni Mantovani.

Com mais de cem anos de experiência, a Veronafiere é uma das maiores empresas da Europa em organização de feiras. Anualmente, promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo. Mas as últimas edições perderam força. Por isso os promotores planejaram eventos itinerantes e a qualidade dos vinhos e espumantes gaúchos despertou o interesse dos investidores italianos.

O diretor-geral, Giovanni Mantovani, afirmou que três critérios foram decisivos para escolher Bento Gonçalves. "É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento. Além disso, o RS está no centro do Mercosul", lembrou

A possibilidade vinha sendo discutida desde 2016, quando o governo gaúcho esteve na Itália em busca de parcerias e investimentos no setor vitivinícola gaúcho. Neste ano, uma nova comitiva visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse.

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal