RS deve bater recorde na produção de azeite de oliva

Os números ainda não estão fechados, mas o Rio Grande do Sul deverá ter uma produção recorde de azeite de oliva no ciclo 2022/2023. As projeções indicam que o volume pode chegar a 600 mil litros, segundo levantamento feito pela coordenação do Programa Pró-Oliva, da Secretaria da Agricultura. Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Na safra anterior, o Estado produziu 448,5 mil litros de azeite de oliva. A produção ainda é pequena, mas o azeite produzido no Rio Grande do Sul tem alto grau de qualidade. E o resultado se dá em azeites frescos, com alto conteúdo de polifenóis (antioxidantes) e que vêm conquistando grandes premiações internacionais. Somente em 2022, os azeites gaúchos receberam 130 premiações pelo mundo.

O Estado conta com 17 fábricas (lagares) em atividade e já tem 70 marcas de azeite extravirgem. A maioria dos olivais se encontra na chamada Metade Sul do Estado. Os principais municípios produtores são Encruzilhada do Sul, Canguçu, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul, São Sepé, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, entre outros. Em Dom Pedrito, onde as oliveiras fazem parte do cenário há menos tempo, já são 38 hectares cultivados. De acordo com o zoneamento edafoclimático realizado pela Embrapa, o RS possui 7,4 milhões de hectares de terra com aptidão recomendável para o cultivo, sendo que 51% estão na Metade Sul.


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment